SME Instruments – Fase 2

Os SME Instruments do Horizonte 2020 dividem-se em duas fases. Iremos nesta publicação abordar as características da segunda fase das candidatura.

Quem se pode candidatar

Empresas de qualquer setor de atividade presentes num estado membro da União Europeia. As candidaturas à fase 2 podem ser realizadas no seguimento de uma prévia candidatura à fase 1, como também é possível a candidatura direta à fase 2.

Objetivos da fase 2

A fase 2 tem por objectivo o desenvolvimento da ideia de negócio até um produto, serviço ou processo comercializável e alinhado com a estratégia de crescimento da empresa. As atividades desta fase podem ser caracterizadas por testes, prototipagem, demonstrações, utilização em contexto real de mercado.
Se a atividade for maioritariamente tecnológica, é exigido um Technology Readiness Level (TRL) de 6 ou superior (ou seja, para a fase 2 a inovação terá de se encontrar numa fase de existência de piloto/protótipo aprovado).
A subcontratação de serviços essenciais para o projeto de inovação é permitida.

Data de abertura

7 de Novembro de 2017

Deadlines (para o ano de 2018)
10 de Janeiro de 2018
14 de Março de 2018
23 de Maio de 2018
10 de Outubro de 2018
Dotação orçamental (Apenas para a fase 2)

2018: 418 Milhões de Euros

2019: 480 Milhões de Euros

2020: 523 Milhões de Euros

Critérios de Seleção

Capacidade Financeira: Para candidaturas individuais a verificação da capacidade financeira não é avaliada. Apenas as candidaturas resultantes de consórcios de várias empresas serão alvo de verificação de capacidade financeira.

Capacidade Operacional: Durante a avaliação do critério “Qualidade e eficiência da implementação” serão avaliado a capacidade de cada organização candidata para operacionalizar em tempo útil o projeto a que se propõe. A capacidade operacional de cada organização será avaliada tendo por base:

  • CV dos responsáveis por implementar as actividades a que a organização se propõe para o projeto;
  • Descrição dos produtos e serviços, assim como outros projetos e/ou candidaturas que a empresa tenha estado envolvida;
  • Descrição das infraestruturas e equipamentos necessários à implementação
Avaliação

As candidaturas serão avaliadas tendo por base três eixos:

  • Impacto (50% da avaliação);
  • Excelência (25% da avaliação);
  • Qualidade e eficiência da implementação (25% da avaliação)

Na fase 2, ao contrário do que acontece na fase 1, para além da defesa da inovação e do produto a empresa deverá fundamentar e estruturar toda a sua estratégia de marketing, a abordagem ao mercado e respectiva estratégia de comunicação e comercialização.

Procedimento de avaliação

As candidaturas serão avaliadas por um painel de especialistas nas áreas de tecnologia, indústria, gestão e finanças. Cada critério receberá uma pontuação de 0 a 5. Sendo a pontuação mínima exigida para cada critério 4 valores (em 5) e a mínima exigida para o total de 13 valores (em 15).

Seguindo um critério descendente da avaliação, os candidatos serão convidados para uma entrevista presencial a realizar em Bruxelas.
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