31Como ser um grande líder. Principais considerações

A história da humanidade está repleta de pessoas que conseguiram agregar outras pessoas às suas ideias e que influenciaram positivamente o sistema em que estavam inseridos. São estas pessoas que ainda hoje consideramos como grandes líderes.

Deixamos alguns exemplos de líderes que a história retrata como influencers nas mais variadas áreas de atuação:

  • Nelson Mandela: Nelson Mandela (1918-2013) foi o principal representante contra o movimento apartheid, o regime de segregação racial da África do Sul, e um guerreiro da luta pela liberdade e defesa das causas humanitárias.

“É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança.”

#         Martin Luther King: Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano que lutou em defesa dos direitos sociais para os negros, mulheres e outras minorias.

“Todo o processo é precário, e a solução para um problema coloca-nos diante de outro problema.”

  • Steve Jobs: Steve Jobs (1955-2011) abriu, em 1976, uma pequena fábrica de computadores na garagem da sua casa, que posteriormente se iria tornar a multinacional Apple. Com a sua criatividade, perfeccionismo e espírito de liderança, Jobs agregou os seus valores pessoais aos seus produtos, gerando mais que meros consumidores da marca, tornando-os fãs da mesma.

Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. O seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é a fazer aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é a fazer o que você ama fazer.”

  • Napoleão Bonaparte: Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi um dos maiores estrategas da história, conhecia bem os seus subordinados e colocava-os nos cargos mais adequados aos seus perfis. Tornou-se um dos líderes mais bem-sucedidos da história por possuir a habilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Mas quais são as caraterísticas que todos os grandes líderes da história têm em comum?

Verifique atentamente quais as caraterísticas que poderá transportar para a sua personalidade e se tornar um grande líder para a sua equipa:

  • Possuem uma elevada inteligência emocional, ou seja, podem ser descritos em três palavras: paixão, visão e honestidade. Os grandes líderes são apaixonados pelo que fazem. Acreditam verdadeiramente no que estão a tentar realizar e divertem-se a faze-lo. Isto faz com que instintivamente os membros da sua equipa queiram juntar-se a ele.
  • Assumem as responsabilidades: tal como descrito por Nelson Mandela um grande líder é aquele que assume a linha da frente e se responsabiliza pelos seus próprios erros. Sim por que um grande líder também erra. O segredo é assumir os seus erros e não os deixar afetar o trabalho da sua equipa;
  • Inspiram os restantes membros da equipa: as ações levadas a cabo por um líder positivo são capazes de motivar e inspirar toda a equipa. É imprescindível que transmita à sua equipa uma visão de confiança.
  • Apresentam grandes índices de paciência e compreensão: grandes líderes permitem e fomentam que os restantes membros da sua equipa expressem as suas opiniões mediante os desafios e oportunidades que vão surgindo. Estes estão sempre disponíveis para ouvir os seus colaboradores, entender as suas necessidades e expectativas. E, mais importante ainda, têm uma capacidade nata de saber gerir de forma humana e realista as expectativas de cada membro.
  • Não praticam microgestão: deixar os colaboradores tomar decisões, e até mesmo cometer pequenos erros, é um dos pilares para manter a equipa motivada. É fundamental que os colaboradores tenham a oportunidade de aprender as lições valiosas que advêm da execução completa dos trabalhos, ou seja, desde o seu início até ao seu término.
  • Acima de tudo, são humanos e entendem a importância a palavra Obrigado: os grandes líderes são humanos e não têm receio em demonstrá-lo. Relacionam-se a nível pessoal com os seus colaboradores e sabem controlar as suas emoções quando a situação assim o obriga.

Têm plena consciência que um simples obrigado é muito importante, independentemente da tarefa e do cargo ocupado pelo colaborador em questão.

Pelas diversas caraterísticas apresentadas podemos verificar que um grande líder é aquele que se encontra comprometido com ele mesmo, com a sua profissão, com a sua equipa e com a sua empresa. É aquele que apresenta como motivação principal ajudar cada membro da sua equipa a ser cada vez melhor.

Tenha consciência que a definição de um bom líder tem sempre que ter em atenção o ambiente cultural onde a sua organização se insere. A definição de um bom líder numa cultura ocidental, por exemplo, poderá não ter o mesmo reconhecimento num qualquer outro ambiente cultural. Uma das caraterísticas necessárias para ser considerado um bom líder passa pela capacidade de adaptação a diferentes contextos socioculturais.

O líder do futuro é aquele que possui ênfase em suas competências e comportamentos definidos a partir da organização e suas estratégias.

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *