Os SME Instruments do Horizonte 2020 dividem-se em duas fases. Após na passada semana termos abordado as particularidades da primeira fase, iremos nesta publicação abordar as características da segunda fase das candidatura.

SME Instruments – Fase 2

Quem se pode candidatar

Empresas de qualquer setor de atividade presentes num estado membro da União Europeia. As candidaturas à fase 2 podem ser realizadas no seguimento de uma prévia candidatura à fase 1, como também é possível a candidatura direta à fase 2.

Objetivos da fase 2

A fase 2 tem por objectivo o desenvolvimento da ideia de negócio até um produto, serviço ou processo comercializável e alinhado com a estratégia de crescimento da empresa. As atividades desta fase podem ser caracterizadas por testes, prototipagem, demonstrações, utilização em contexto real de mercado.
Se a atividade for maioritariamente tecnológica, é exigido um Technology Readiness Level (TRL) de 6 ou superior (ou seja, para a fase 2 a inovação terá de se encontrar numa fase de existência de piloto/protótipo aprovado).
A subcontratação de serviços essenciais para o projeto de inovação é permitida.

Data de abertura

7 de Novembro de 2017

Deadlines (para o ano de 2018)
10 de Janeiro de 2018
14 de Março de 2018
23 de Maio de 2018
10 de Outubro de 2018
Dotação orçamental (Apenas para a fase 2)

2018: 418 Milhões de Euros

2019: 480 Milhões de Euros

2020: 523 Milhões de Euros

Critérios de avaliação

Critérios de Seleção

Capacidade Financeira: Para candidaturas individuais a verificação da capacidade financeira não é avaliada. Apenas as candidaturas resultantes de consórcios de várias empresas serão alvo de verificação de capacidade financeira.

Capacidade Operacional: Durante a avaliação do critério “Qualidade e eficiência da implementação” serão avaliado a capacidade de cada organização candidata para operacionalizar em tempo útil o projeto a que se propõe. A capacidade operacional de cada organização será avaliada tendo por base:

  • CV dos responsáveis por implementar as actividades a que a organização se propõe para o projeto;
  • Descrição dos produtos e serviços, assim como outros projetos e/ou candidaturas que a empresa tenha estado envolvida;
  • Descrição das infraestruturas e equipamentos necessários à implementação
Avaliação

As candidaturas serão avaliadas tendo por base três eixos:

  • Impacto (50% da avaliação);
  • Excelência (25% da avaliação);
  • Qualidade e eficiência da implementação (25% da avaliação)

Na fase 2, ao contrário do que acontece na fase 1, para além da defesa da inovação e do produto a empresa deverá fundamentar e estruturar toda a sua estratégia de marketing, a abordagem ao mercado e respectiva estratégia de comunicação e comercialização.

Procedimento de avaliação

As candidaturas serão avaliadas por um painel de especialistas nas áreas de tecnologia, indústria, gestão e finanças. Cada critério receberá uma pontuação de 0 a 5. Sendo a pontuação mínima exigida para cada critério 4 valores (em 5) e a mínima exigida para o total de 13 valores (em 15).

Seguindo um critério descendente da avaliação, os candidatos serão convidados para uma entrevista presencial a realizar em Bruxelas.
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