Construir a sua rede de contactos é uma das actividades fundamentais que terá de efectuar para ser bem-sucedido. É assim hoje, foi ontem e será amanhã.

Não se trata apenas de saber que se tem conhecimento,  mas é importante mostrar a terceiros que tem esse conhecimento. Podemos ter talentos extraordinários, produtos inimagináveis, serviços indispensáveis, mas sem a rede certa (e a visibilidade necessária), dificilmente chegaremos ao sucesso.

Para nos destacarmos da nossa concorrência, chegar onde eles não chegam, torna-se importante ter uma rede valiosa. A construção desta rede desempenha um papel importante na criação de oportunidades de colaboração e crescimento na carreira ou nos negócios.

Esta construção é dinâmica, continua e deve proporcionar, o que muitas vezes é esquecido,  valor a ambas as partes.

Mas vamos a alguns caminhos, concomitantes, que pode praticar.

 

Eventos para construir a sua rede

Participe em eventos.  O desenrolar destes pode não trazer nada de novo, mas mostra, pelo menos, que você está vivo.

Mas vamos pelo cenário optimsta. Estes eventos permitem que estabeleça novos contactos ou que renove contactos passados.  O facto de participar activamente em rodas de informais de  profissionais permite que estabeleça ligações que podem ser muito úteis também para o seu percurso profissional.

Estes eventos incluem frequentemente sessões de networking ou encontros sociais informais concebidos especificamente para estabelecer contactos. Esteja atento a estas sessões.

Não subestime o poder das oportunidades informais de contacto durante os intervalos para café, almoços ou convívio pós evento. Estes ambientes, mais descontraídos, oferecem a oportunidade de estabelecer contactos a um nível mais pessoal.

Inicie conversas, faça perguntas e partilhe as suas ideias. Ficará surpreendido com a rapidez com que pode estabelecer contactos e obter informações valiosas sobre o sector, para a sua vida profissional ou sobre o mundo.

Mas o trabalho em rede não se resume ao que pode ganhar dos outros. É uma via de mão dupla. Ofereça a sua experiência, partilhe conhecimentos ou conceda ajuda a terceiros. Seja generoso com os seus conhecimentos e conhecidos.  Ao fazê-lo permite que se estabeleça uma ligação valiosa, reforçando a ligação entre si e os seus novos contactos.

Para aqueles que são mais tímidos, ficar perto da máquina de café pode ajudar a que estabeleça novos contactos.

Um meio de ir sabendo de eventos é abrir uma conta no Eventbrite.

 

Fóruns profissionais, comunidades  e workshops para construir a sua rede

A participação em fóruns e em redes relevantes para o seu sector devem ser espaços que estão repletos de profissionais  que possuem ideias semelhantes ou ideias inovadoras (estão também por lá alguns profissionais conhecidos e reconhecidos como sanguessugas).  Estas duas fontes de conhecimento vão permitir que esclareça dúvidas, saiba das novidades, confirme o que já sabe, o que pode ser importante,  e planeie o seu futuro.

Seja qual for o seu sector de actividade, existe um fórum ou uma comunidade à sua espera.

A participação activa nestes fóruns dá a conhecer a sua presença e estabelece-o como um especialista de referência. O resultado pode também abrir-lhe portas, ligações e colaborações com terceiros, à data desconhecidos.

Já os workshops são excelentes meios de aprender, de consolidar ou expor o seu conhecimento e, obviamente, efectuar networking.

Nos espaços referidos esteja atendo as potenciais parcerias que podem fazer sentido a montante ou a jusante do seu negócio.

Nestes eventos são muitas vezes proporcionadas plataformas de social media para aproximar os intervenientes.  O Slack, por exemplo, é uma delas.

 

Poder das redes sociais para construir a sua rede

Quando participar num evento ou conferência do sector, utilize as suas plataformas para partilhar a sua presença e as suas experiências decorrentes desse evento. Utilize também as plataformas que muitas vezes são sugeridas pelos organizadores para que todos se conheçam.

Envolva-se em conversas online com outros participantes, oradores ou organizadores. É uma forma extraordinária de aumentar o alcance da sua rede de contactos e perpetuar o evento.

Abrace , se não o fez já, esta era digital e ligue-se a profissionais de todo o mundo. Estas plataformas proporcionam uma forma cómoda, acessível  e muitas  vezes gratuita de  estabelecer contactos com profissionais pelo mundo inteiro.

Por exemplo, aposta na dinamização da sua página ou perfil de LinkedIN.

 

Passos complementares para construir a sua rede

Construir uma rede forte e de qualidade não se trata apenas de estabelecer contactos, mas também de manter e cultivar essas relações. Mantenha contacto com a sua rede, contacte-os periodicamente e mostrando que se preocupa genuinamente com eles.

Celebre com a sua rede as suas vitórias, ofereça sempre apoio, sobretudo nos momentos de dificuldade que os outros podem ter. Partilhe as suas actualizações, artigos relevantes ..de um modo geral partilhe conteúdos que criem valor. Ofereça a sua experiência. Cultive o espírito da colaboração e generosidade.

Sempre que possível tente marcar um momento presencial. Pode ser um mero café com alguém da sua rede. Reforça assim os seus laços pessoais e profissionais.  Se desenvolve a sua actividade num cowork é muito provável que por lá existam profissionais com quem poderá colaborar.

Tenha presente que o trabalho em rede consiste em cultivar relações mutuamente benéficas e não apenas em acumular contactos.

Os resultados deste trabalho raramente são imediatos.  Tem de investir tempo e esforço para manter e cultivar as suas ligações, mas verá que o resultado aparecerá.

 

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 9836
  • 0
  • 6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *