Na década de 50 do ano século passado foi criada uma metodologia pela IBM, conhecida por BANT, para ajudar a complexa tarefa  de identificar prospetcs.

A função de identificar prospects e a consequente preparação para se executar um primeiro negócio é formada por um conjunto de tarefas que tomam tempo, algumas vezes muito. Se ainda juntarmos o tempo que despendemos naqueles prospects que pensamos que vão concretizar negócios,  mas que falham à última hora, mais tempo acumulamos às tarefas que desenvolvemos neste trabalho.

A BANT é uma metodologia que ajuda as equipas de vendas a determinarem se um potencial cliente é ou não qualificado (passível de vir a concretizar o negócio). Com base no resultado obtido, os profissionais de vendas podem priorizar as suas negociações com os clientes que apresentam maior probabilidade de fecharem o negócio.

A  metodologia BANT é feita em quatro passos / critérios:

  • Budget / orçamento : qual é o orçamento que o prospect tem disponível para gastar com a sua solução?
  • Authority / Autoridade : quem é o tomador de decisão dentro da empresa?
  • Need / necessidade :  o prospect tem uma necessidade que pode ser solucionada com pelo seu produto ou serviço?
  • Timing / período: de quanto tempo o prospect precisa para tomar uma decisão?

 

Budget / Orçamento 

É comum que as equipas de vendas comecem o contacto analisando se o potencial cliente tem orçamento disponível (ou se o produto faz mesmo sentido) para fazer a compra. Caso não tenha (ou não faça), ele pode não ser qualificado no momento. Mas pode sê-lo no futuro.

No caso do prospect  (ou mesmo já cliente) não reunir as condições necessárias para que se siga com as outras etapas de venda, temos que o descartar. No entanto, é importante tomar cuidado para não se parecer indelicado. Há que ter também em conta que um cliente que num momento pode não ser interessante pode, no futuro, poder vir a ser muito interessante

Ex: Uma empresa que tanha investido em software recentemente dificilmente fará um novo investimento do mesmo tipo.

 

Authority / Autoridade

O BANT procura identificar se o profissional com quem estamos a negociar tem poder de decisão ou é apenas influenciador (muitas vezes estes profissionais não são a mesma pessoa). Para encontrar esta resposta é, muitas vezes, necessário pesquisar.

Convém também acrescentar que quando estamos perante uma venda / compra  complexa, podem ser envolvidos diversas colaboradores de ambas as partes.

É possível mapear os tomadores de decisão e influenciadores, conhecendo os seus cargos e funções. Podemos procurar no LinkdIN, nas diversas medias ou procurar essa informação nos clientes ou concorrentes.

Entre várias, pode fazer as seguintes questões ao seu interlocutor:

  • Acha importante incluir mais alguém nesta conversa?
  • Quais as outras áreas da empresa podem ser beneficiadas com este serviço?

 

Need / Necessidade

Nesta etapa, a da Necessidade, os vendedores procuram potenciais clientes para os quais os produtos que vendem sejam mais relevantes. Procuram entender se a solução oferecida realmente se ajusta ao problema que querem resolver.

Vender para quem não precisa do seu produto pode resultar:

  • Uma devolução do produto
  • Criar insatisfação no Cliente, que pode até levá-lo a pensar que foi enganado
  • Má media
  • Perder o Cliente para sempre

Duas, entre muitas perguntas, pode usar para confrontar o seu cliente

  • Já conhece os nossos serviços
  • O que espera obter com a nossa solução

 

Timing / Período

Nesta última etapa os vendedores procuram entender qual é a urgência dos prospects têm. Podem,  os vendedores, entender que o seu serviço faz todo o sentido.  Mas será que este, o serviço a prestar,  é uma necessidade prioritária do comprador?

Três, entre outras perguntas, deve fazer

  • É importante fazer esse investimento neste momento?
  • Por que motivo procurou o nosso serviço agora?
  • Em quanto tempo espera resolver o seu problema com a nossa solução?

O BANT é assim uma metodologia interessante porque permite que as equipes de vendas economizem tempo, concentrando-se somente nos prospects com maior potencial.

 

Por que o BANT é importante:

  • A equipa de vendas economiza tempo e concentra-se nas oportunidades mais qualificadas.
  • O desperdício de tempo de passar horas num processo de vendas que não vai ter sucesso pode ser eliminado.
  • O resultado do teste BANT ajuda a eliminar elementos surpresa junto da sua equipa comercial.

 

Mais algumas notas que o ajudam na metodologia BANT

  • Se o lead não preencher os requisitos, não a descarte logo. Nunca se sabe o futuro.
  • Faz uma análise do potencial.
  • Há sectores e sectores; há empresas e empresas; há momentos e momentos
  • Use o seu bom senso e da sua equipa
  • A experiência adquirida em outros processos de venda é sempre útil
  • Tente personalizar o BANT que faz aos clientes

 

Por fim, podemos afirmar que nem tudo o que já tem algumas décadas está ultrapassado. A vantagem destes modelos, BANT, Matriz de Ansoff, 4Ps..só para citar alguns, é que foram criadas numa altura em que tudo, aos olhos de hoje, era mais fácil e menos complexo. Logo, a sua  elaboração e interpretação é mais simples.

 

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