Em 2021 as micro, pequenas e médias empresas eram, respectivamente, 96,0%. 3,3%  e 0,6% de todo o tecido empresarial nacional (Fonte: INE / PORDATA já em 2023)

Estas empresas, muitas vezes, deparam-se com a falta de quadros qualificados para gerir o seu dia-a-dia.

Lidar com Clientes, com Fornecedores, com Colaboradores, com Prospects e estar atento à Concorrência não é uma tarefa fácil.

Se juntarmos aos grupos mencionados as Obrigações Contabilísticas, Incertezas do Mercado e da Legislação, o panorama piora.

Mas o que foi referido nestes  dois últimos parágrafos é parte do dia-a-dia das Empresas. Lidar com a Incerteza e com a Dinâmica, cada vez maior,  do Mercado.

Relança-se outra vez o tema do artigo, agora em formato de pergunta: porque é que as empresas contratam Consultores?

Começo pelo papel de um consultor. Este é um profissional que oferece conhecimentos especializados que as empresas não possuem .

Podemos então dizer que a contratação de um Consultor permite:

 

1 – Os consultores são especialistas em determinadas matérias 

Alguns projectos requerem um perito em determinado assunto:  um profissional proficiente numa área de especialização que ultrapassa os conhecimentos e competências da sua equipa interna.

Um caminho possível para resolver este problema seria  colocar um dos seus funcionários a ter formação para adquirir as competências necessárias para resolver determinado problema. Mas esta formação, para além de acarretar custos, tomaria tempo e, sobretudo, o resultado poderia não ser o esperado  e / ou  ser resolvido no intervalo de tempo adequado.

A contratação de um Consultor com conhecimentos e experiência anteriores sobre um produto / serviço específico poupará recursos internos, permitirá ganhar tempo e, ao mesmo tempo,  proporcionará formação interna à sua equipa.

 

2 – Os consultores são um activo de baixo risco e alta performance

A contratação e os encargos decorrentes de contratar um novo RH pode ser um desafio difícil, especialmente no actual ambiente económico. Também encontrar os indivíduos certos para o seu projecto específico pode ser ainda mais difícil.

A contratação de um consultor proporciona valor imediato. Ele começa logo a trabalhar e trabalha até ser necessário.

Os consultores são uma solução rápida que envolve baixo risco e de alto retorno para uma organização.

                                                                                                                                                                       
3 – Os consultores trazem uma perspectiva externa à sua Organização

Um dos benefícios de se ser consultor é o relacionamento com várias indústrias, empresas  e profissionais durante um período de tempo.

A contratação de um consultor para planear a abordagem e / ou executar uma tarefa pode ser um enorme benefício.

O facto dos consultores terem convivido com muitas estruturas organizacionais, com problemas mesmo que diferentes (muitas vezes não o são),  pode levar a que a solução possa ser a mesma (ou semelhante), são uma mais-valia para as empresas.

 
4 – Os consultores são neutros

Os consultores estão preocupados em produzir resultados, sem guerras ou concorrência por cargos na Empresa.

Um consultor não perde tempo a dizer mal de A ou B e não arranja desculpas para faltar ao trabalho.

 
5 – Os consultores simplificam processos

Os consultores têm uma formação e experiência diversificada, não só em várias indústrias, mas também no conteúdo e evolventes de trabalho.

Em muitas situações os consultores, ao tornarem-se familiarizados com a cultura organizacional, equipa e processos, podem  identificar outras áreas / serviços que podem ser melhoradas, racionalizadas ou automatizadas.

São contratados para resolver um problema e resolvem dois ou três.

 
6 – Os consultores potenciam os recursos das Organizações

Um bom consultor não só ajudará a sua organização a curto prazo, completando o projecto para o qual foi contratado, mas poderá ser um recurso valioso para o seu futuro.

Pelo facto destes profissionais necessitarem de estar na “crista da onda” relativamente ao saber que as suas funções exigem,  a experiência que vão adquirindo noutros projectos, pode ser injectada mais tarde no seu.

  
7 – O apoio dos consultores durante as transições

Um período de transição dentro de uma organização é uma das alturas mais comuns para a contratação de consultores.

Os períodos de transição podem incluir expansão, relocalização, fusões e aquisições,  alienação de uma unidade de negócio ou a simples transferência de comando (o que muitas vezes sucede em empresas familiares).

 

Dentro de mercado de consultoria (e consultores) empresarial, existem vários tipos de consultoria. Eis algumas:

  • Consultoria de gestão
  • Consultoria de marketing
  • Consultoria de vendas
  • Consultoria de financeira
  • Consultoria de recursos humanos
  • Consultoria de  financeira
  • Consultoria para mercados internacionais
  • Consultoria de incentivos

 

Por fim, a mudança constante em que os mercados vivem não é para os  consultores apenas mais uma variável a ser tomada em linha de conta. Por exemplo, a transição digital, um dos maiores desafios que todos, pessoas e empresas, temos pela frente  e que aparece bem reflectido no PRR, é um desafio “velho” que se renova de forma mais exigente todos os dias.

                                                                                                                                                             
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