Em 2021 as micro, pequenas e médias empresas eram, respectivamente, 96,0%. 3,3% e 0,6% de todo o tecido empresarial nacional (Fonte: INE / PORDATA já em 2023)
Estas empresas, muitas vezes, deparam-se com a falta de quadros qualificados para gerir o seu dia-a-dia.
Lidar com Clientes, com Fornecedores, com Colaboradores, com Prospects e estar atento à Concorrência não é uma tarefa fácil.
Se juntarmos aos grupos mencionados as Obrigações Contabilísticas, Incertezas do Mercado e da Legislação, o panorama piora.
Mas o que foi referido nestes dois últimos parágrafos é parte do dia-a-dia das Empresas. Lidar com a Incerteza e com a Dinâmica, cada vez maior, do Mercado.
Relança-se outra vez o tema do artigo, agora em formato de pergunta: porque é que as empresas contratam Consultores?
Começo pelo papel de um consultor. Este é um profissional que oferece conhecimentos especializados que as empresas não possuem .
Podemos então dizer que a contratação de um Consultor permite:
1 – Os consultores são especialistas em determinadas matérias
Alguns projectos requerem um perito em determinado assunto: um profissional proficiente numa área de especialização que ultrapassa os conhecimentos e competências da sua equipa interna.
Um caminho possível para resolver este problema seria colocar um dos seus funcionários a ter formação para adquirir as competências necessárias para resolver determinado problema. Mas esta formação, para além de acarretar custos, tomaria tempo e, sobretudo, o resultado poderia não ser o esperado e / ou ser resolvido no intervalo de tempo adequado.
A contratação de um Consultor com conhecimentos e experiência anteriores sobre um produto / serviço específico poupará recursos internos, permitirá ganhar tempo e, ao mesmo tempo, proporcionará formação interna à sua equipa.
2 – Os consultores são um activo de baixo risco e alta performance
A contratação e os encargos decorrentes de contratar um novo RH pode ser um desafio difícil, especialmente no actual ambiente económico. Também encontrar os indivíduos certos para o seu projecto específico pode ser ainda mais difícil.
A contratação de um consultor proporciona valor imediato. Ele começa logo a trabalhar e trabalha até ser necessário.
Os consultores são uma solução rápida que envolve baixo risco e de alto retorno para uma organização.
3 – Os consultores trazem uma perspectiva externa à sua Organização
Um dos benefícios de se ser consultor é o relacionamento com várias indústrias, empresas e profissionais durante um período de tempo.
A contratação de um consultor para planear a abordagem e / ou executar uma tarefa pode ser um enorme benefício.
O facto dos consultores terem convivido com muitas estruturas organizacionais, com problemas mesmo que diferentes (muitas vezes não o são), pode levar a que a solução possa ser a mesma (ou semelhante), são uma mais-valia para as empresas.
4 – Os consultores são neutros
Os consultores estão preocupados em produzir resultados, sem guerras ou concorrência por cargos na Empresa.
Um consultor não perde tempo a dizer mal de A ou B e não arranja desculpas para faltar ao trabalho.
5 – Os consultores simplificam processos
Os consultores têm uma formação e experiência diversificada, não só em várias indústrias, mas também no conteúdo e evolventes de trabalho.
Em muitas situações os consultores, ao tornarem-se familiarizados com a cultura organizacional, equipa e processos, podem identificar outras áreas / serviços que podem ser melhoradas, racionalizadas ou automatizadas.
São contratados para resolver um problema e resolvem dois ou três.
6 – Os consultores potenciam os recursos das Organizações
Um bom consultor não só ajudará a sua organização a curto prazo, completando o projecto para o qual foi contratado, mas poderá ser um recurso valioso para o seu futuro.
Pelo facto destes profissionais necessitarem de estar na “crista da onda” relativamente ao saber que as suas funções exigem, a experiência que vão adquirindo noutros projectos, pode ser injectada mais tarde no seu.
7 – O apoio dos consultores durante as transições
Um período de transição dentro de uma organização é uma das alturas mais comuns para a contratação de consultores.
Os períodos de transição podem incluir expansão, relocalização, fusões e aquisições, alienação de uma unidade de negócio ou a simples transferência de comando (o que muitas vezes sucede em empresas familiares).
Dentro de mercado de consultoria (e consultores) empresarial, existem vários tipos de consultoria. Eis algumas:
- Consultoria de gestão
- Consultoria de marketing
- Consultoria de vendas
- Consultoria de financeira
- Consultoria de recursos humanos
- Consultoria de financeira
- Consultoria para mercados internacionais
- Consultoria de incentivos
Por fim, a mudança constante em que os mercados vivem não é para os consultores apenas mais uma variável a ser tomada em linha de conta. Por exemplo, a transição digital, um dos maiores desafios que todos, pessoas e empresas, temos pela frente e que aparece bem reflectido no PRR, é um desafio “velho” que se renova de forma mais exigente todos os dias.