“Afinal, a única regra do negócio é que é preciso cuidar dele”

Paul McCartney

 

O que é empreendedorismo? Acreditamos que uma boa definição seja concretizar ideias.

Um empreendedor é alguém que está ativamente a tentar mudar o mundo. O fato é que os empreendedores resolvem problemas que são cotidianos para muita gente, criam produtos e recursos totalmente inovadores ou então ajudam a estabelecer uma nova comunidade de usuários e clientes – e isso envolve uma única palavra: ação.

O grande diferencial dos empreendedores, portanto, é esse. Eles não deixam que as suas ideias fiquem presas ao plano das ideias: eles as recriam ativamente no mundo real.

Então o que é empreendedorismo? É trilhar um caminho de forma a construir, com as suas próprias mãos, a sua carreira e seus sonhos.

Deixo de seguida os passos e ações que considero imprescindíveis a ter em conta na hora de iniciar um negócio…

 

0- Estágio zero

Iniciar um negócio envolve fazer pesquisa de mercado, planear, tomar decisões, inclusive financeiras e adquirir conhecimentos em áreas sobre as quais eventualmente nunca pensou dedicar-se ou aprender.

 

1 – PERGUNTE A SI MESMO SE ESTÁ PREPARADO

Está mentalmente preparado para o fazer? É o tipo de profissional que está habituado a liderar? A corres riscos? A meter a mão na massa? Será que tem energia suficiente para ultrapassar as adversidades e os contratempos que vão aparecer?

Se a resposta for sim, prossiga. Se a resposta for não, pode prosseguir também. Ficará, pelo menos,  a par do que tem que pensar e fazer e,  quem sabe:

– desenvolver mesmo o negócio,

–  juntar-se a quem tenha iniciado um negócio complementar ou mesmo idêntico.

 

2 – QUE TIPO DE NEGÓCIO VAI INICIAR

Pistas que pode considerar para o ajudar na decisão de escolher o negócio:

– tem uma área que o seduz e quer envolver-se,

– já tem um hobby e quer fazer dele um negócio,

– realizava um tipo de trabalho quando era empregado e achou que era tempo de trabalhar para si,

– perspectiva que algum produto ou serviço vai dar em breve,

– na região onde mora (ou quer ir viver) há falta de…

 

3 – FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

De certa forma a etapa presente faz parte do ponto anterior.

Conhecer bem o mercado em que está prestes a aventurar-se vai deixá-lo mais preparado para enfrentar futuros desafios e será de extrema utilidade na altura de traçar modelos de negócio.

Procure descobrir e entender quem são os principais players do mercado, como eles operam, quais soluções eles oferecem, que nível de serviço praticam e, sobretudo, o que o seu projecto pode oferecer de novo a este mercado.

 

4 – QUE MODELO DE NEGÓCIO SEGUIR

Negócio escolhido, como o vai levar ao mercado. O modelo de negócio eleito é a estratégia que vai valorizar a sua ideia,  fazê-lo ganhar dinheiro.

Aqui estão alguns modelos de negócio a considerar:

  • Uma loja de comércio electrónico a funcionar sem ou com suporte de uma loja física. Há vários softwares que pode utilizar para o efeito,
  • Uma loja física, se for o caso de um negócio mais tradicional, mas que pode evoluir para ter, como complemento, um e-commerce,
  • Marketing de Afiliados (muito em voga) – Promova online os produtos e serviços de outros e receba uma comissão por cada venda que efectuar,
  • Freelancer / Consultor / Coaching  – venda a sua expertise / conhecimento / orientação,
  • Software como um Serviço (SaaS) – Desenvolva um software ou aplicação e cobre um modelo de subscrição.

 

5 – Investimento inicial e potenciais fontes de financiamento

Precisa de ter em mente quanto dinheiro terá de investir e não se esqueça de um ter um fundo de maneio. Há despesas várias despesas que terá de efectuar antes mesmo da emissão da primeira. Falo de registos, licenças, softwares, arrendamento…

Com esta folha de excel produzida, feitas as respectivas simulações, chega a altura de pensar em fontes de financiamento: capitais próprios, família, amigos, empréstimos, subsídios, incentivos, pré-vendas, crowdfunding…

Existem alguns apoios para que isso se possa tornar realidade, entre um deles está o PAECPE (programa de apoio à criação do próprio emprego do IEFP).

 

6 – crie um protótipo do produto e teste-o no mercado

Chega a altura de criar um protótipo de produto e ter a certeza que funciona. Faça os testes que acha necessário, apresente a potenciais fornecedores (estes podem ajudar a incrementar o valor do mesmo e a resolver problemas) e a um grupo pequeno de potenciais compradores.

Peça e oiça o feedback destes “parceiros”, incorpore no produto o que deve incorporar e faça o MVP, que traduzido para português é o Produto Minimamente Viável. Trata-se de um produto com o mínimo de funcionalidades para apresentar e que desperte o interesse do potencial consumidor, mas com um gasto limitado de recursos e de responsabilidades com terceiros.

Não procure esperar, esperar, esperar para lançar o seu produto perfeito e imaculado no mercado, pode perder a oportunidade de entrar nele ou o que você pensa que é o que os Clientes querem…não se vem a verificar.

 

7 – promova o negócio

Há que o colocar à frente das pessoas para que estas possam vir a ser os seus futuros Clientes.

Independentemente do seu negócio ser mais ou menos digital, é importante, aliás, muito importante, promovê-lo.

Se tem um espaço físico, identifique-o, desenvolva parcerias, crie mecanismo para que o visitem.

Recorra simultaneamente  às medias sociais (Facebook, LinkedIN, Instagram, Pinterest, Blog…), ao Google My Business, aos directórios de negócios (PAI), às listagens que os sites camarários muitas vezes proporcionam…

Há trabalho de divulgação que pode ser feito sem ter que gastar um euro.

 

8 – tenha a tecnologia como aliada

Abrir a própria empresa dá trabalho e este pode não ser fácil. Neste sentido, a tecnologia pode ser um importante aliado.

Actualmente existem vários softwares de gestão, gratuitos ou com licenças a preços muito acessíveis,  que podem ajudar a gerir melhor os diferentes aspectos e fluxos do seu negócio:  eliminar trabalhos repetitivos e / ou que envolvam processos manuais.

Não deixe também de utilizar a nuvem. Pode parecer complicado ao início, mas terá sempre os seus dados ao seu alcance.

Tem uma ideia de negócio? Quer validar se a mesma é uma boa ideia, rentável e com potencia de negócio? Contacte-nos. Temos uma equipa experiente que o poderá ajudar na resolução de todas essas questões.

 

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