Escreva como se estivesse a falar a sério: Dicas para escrever de forma a que o seu público-alvo possa compreender:

Muitas pessoas possuem ideias erradas sobre a escrita. No mundo profissional, é-lhes frequentemente dito para escrever num tom de linguagem formal, o que pode ser difícil de compreender para a maioria das pessoas. Mas isto nem sempre é necessário!

Apresentaremos algumas dicas para escrever e editar documentos numa linguagem que o seu público-alvo possa compreender. No entanto, primeiro, é preciso definir o público-alvo.

O Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona as suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target, segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.

Pense no que está a tentar vender ou promover e na idade (ou faixa etária) do alvo demográfico. São alunos do 10º ano? Recém-licenciados? Profissionais? Se tiver uma ideia da formação ou idade do seu público, é mais fácil de a editar em conformidade.

Então, quais são as melhores dicas para escrever num tom de linguagem que o público possa compreender? Se está à procura de algumas dicas rápidas, deixamos de seguida o TOP3:

 

PENSE PRIMEIRO E DEFINA O TEMPO DE ESPERA

Realizar um Brainstorming sobre o seu público-alvo pode ajudá-lo a escrever claramente o seu conteúdo. A maioria do material de marketing deve ser compreendida por um vasto leque de leitores, por isso vise um público vasto, em vez de um público demasiado restrito.

Por exemplo, se estiver a escrever um documento de marketing destinado a licenciados, então a sua escrita deve ser ao nível de um jovem de 18 anos, para ser entendida por eles como pretendido. Terá de utilizar palavras e linguagem específicas da sua educação e/ou idade, por isso tenha isso em mente.

É importante reservar tempo suficiente para uma discussão de ideias adequada. Se não tiver muito tempo para escrever, então é melhor não começar. Saber o quanto se pode escrever numa sessão também é importante. Se estiver a escrever menos de 1000 palavras por dia, então aponte para 500 ou 750, no máximo, mas se estiver a escrever mais do que isso, conceda a si próprio mais tempo.

Uma boa regra prática é utilizar um calendário para mapear o seu dia. Isto ajudá-lo-á a saber quanto tempo dedicar a pensar e a escrever o seu primeiro rascunho do documento de marketing ou de negócios.

Por outro lado, se estiver a escrever um documento destinado a profissionais, então o seu nível de linguagem deve ser ao nível de um adulto que tenha concluído pelo menos o ensino secundário com alguma educação pós-secundária.

Se não estiver claro qual o público a visar ou quão educados serão ao ler o material, pode sempre perguntar a um colega ou amigo em quem pensam que consistiria o seu mercado-alvo.

 

ESCREVA SHORT AND SWEET

Vá direito ao assunto. Não escreva descrições ou frases complicadas porque pensa que dará mais informações ao seu leitor. Infelizmente, o marketing tornou-se sobretudo na utilização de frases cativantes e imagens atrativas para conseguir que as pessoas se interessem (e por vezes videoclips curtos). No entanto, pode usar isto a seu favor ao escrever o seu conteúdo.

Escreva como se estivesse realmente a falar a sério. Provavelmente está a escrever para um público inteligente e educado, por isso use a gramática e linguagem corretas desde o início. Se existir frase ou frases que possam confundir o seu leitor, mantenha-as entre parênteses até ter terminado de escrever tudo o resto. Quando editar mais tarde, veja se essas explicações fazem sentido.

Utilize métodos que lhe permita organizar as suas ideias de forma a não repetir conteúdo.

 

POLIR A SUA ESCRITA

O passo mais importante quando se escreve qualquer coisa é sempre revê-la uma segunda ou terceira vez. Revê-la noutra altura ou noutro ambiente ou sala pode ajudá-lo a apontar erros ou fazer com que reconheça frases incómodas. Leia enquanto ouve música ou a televisão, leia-o em voz alta (pode querer lá outra pessoa para isso), e até arranje um amigo ou familiar com conhecimentos sobre o tema para rever a sua escrita.

Após todas estas etapas, a sua escrita deve ser quase perfeita! Se não for, considere lê-lo em voz alta ou a um amigo. Pode também tentar lê-lo ao contrário, frase por frase. Estas dicas podem ajudá-lo a finalizar a sua escrita.

 

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