A importância do Networking para os negócios

Se existe um facto inquestionável no mundo dos negócios é a importância do Networking. Networking reflete a construção de relacionamentos mutuamente benéficos e duradouros, nomeadamente no meio empresarial.

Manter uma boa rede de relacionamentos pode fazer a diferença na conquista de novos negócios, bem como na contratação de novos talentos para as empresas. Uma boa rede de contatos pode servir para expandir as oportunidades de negócio, ampliar a gama de conhecimentos e know-how, alargar a influencia profissional e conquistar novos parceiros.

O primeiro passo para um bom Networking é elaborar uma lista das pessoas que conhece e avaliar qual o seu nível de proximidade, quer do ponto de vista profissional quer do ponto de vista pessoal. Tenha sempre em mente que não está a despender tempo ao cultivar estas relações, mas sim a investir no futuro.

 Como manter e expandir a sua rede de contatos?

Um fator importante é frequentar novos lugar onde possa conhecer pessoas diferentes e interessantes para a sua rede de contactos. Tenha em mente que congressos, palestras e reuniões não são os únicos lugares para trabalhar o Networking. Os pequenos almoços da rede mundial BNI – Business Networking Internacional constituem um bom exemplo onde o Networking funciona fora dos locais habituais de trabalho. Bem cedo, de madrugada, ou a tempo de tomar o pequeno-almoço, empresários juntam-se para trocar contactos e criar oportunidades de negócio.

A tecnologia é também uma grande aliada na hora de gerar e gerir contactos.  Redes profissionais como o Linkedin ou redes sociais (na sua vertente profissional) como o Facebook são excelentes ferramentas para potenciar e estabelecer troca de informações. No entanto, a gestão destas redes deverá ser realizada de forma cuidada de forma a não colocar em risco a sua reputação profissional.

Como deveremos agir para melhorar o nosso Networking?
Seja um bom ouvinte

O sucesso nas redes, em particular nas redes de negócio, depende de quão bem podemos ouvir e aprender. Ouvir as necessidades e preocupações da outra pessoa é fundamental para que rapidamente consiga encontrar uma oportunidade para ajudar. De muitas maneiras, o networking reflete a forma como os pontos se conectam. Ouvir irá ajuda-lo a ajudar as pessoas e deste modo estabelecer conexões importantes para o seu negócio.

Desenvolva uma atitude positiva

O primeiro impacto numa rede de contactos é fundamental.  Empresários com atitude positiva são vistos como uma referência e atraem uma maior rede de contactos.

Colabore com os outros

As pessoas não se importam com o quanto você sabe até ao ponto em que você demonstra o quanto se preocupa com elas. A vontade de colaborar com os outros é fundamental para constituir a confiança e estabelecer relações empresarias fortes.

As redes de contacto, a nível empresarial, surgem com o intuito de se criarem oportunidades de negócio lucrativas para todos os intervenientes. Alie-se como parceiro empresarial, ou, através da sua rede de contactos, proporcione outras uniões empresariais lucrativas.

Follow Up

Depois de estabelecido um contacto proveniente da sua rede de contacto é fundamental realizar um acompanhamento personalizado.

Follow up! Se o fizer, o Networking é muito mais forte, se não o seu esforço não valeu a pena.

Seja acessível e de confiança

Estabelecer relações de confiança é essencial para desenvolvimento de parcerias provenientes do Networking. A rede efetiva de partilha começa com a acessibilidade.

Não importante o quão bem-sucedido é o seu contacto. Se você não confiar nele não irá conseguir estabelecer uma ligação profissional, e vice-versa.

Quais as portas que o Networking pode abrir nos negócios?
Conhecimento

Muito provavelmente a sua rede de contactos com formação e experiência e áreas muito distintas da sua. Cada profissional possui alguma informação que pode ser valiosa. Esteja aberto a ouvir e aprender com a sua rede de contactos e partilhe experiencias. A troca de conselhos e contactos pode ser valiosa.

Importante: se sabe quem são as pessoas que vão marcar presença em algum evento de Networking, faça uma pesquisa no Google ou LinkedIn e tente saber mais sobre eles. Faça algum trabalho de casa. Demonstrar interesse pelas mais diversas áreas, entenda um pouco de tudo e não se restrinja apenas à sua área profissional.

Conexões

Não se trata, apenas, do numero de pessoas que você conhece, mas quem você conhece. A importância do Networking está diretamente relacionada em conhecer a pessoa certa e nutrir com ela uma boa relação que pode, futuramente, abrir um numero de portas inimaginável. De uma parceria, por exemplo, você estabelece com empresas possibilidades de negócios, desde a troca de ideias sobre produtos à criação de uma proposta inovadora.

Lembre-se: se der boas referências, a pessoa em questão vai querer responder-lhe na mesma moeda. Nas redes de Networking deverá aplicar-se a lógica dos favores em cadeia: algum membro da sua rede de contactos haverá de conhecer a pessoa que se procura ou alguém que a conheça.

Por fim, e não menos importante, estabelecer relações de Networking pode potenciar e elevar a sua reputação profissional. Uma boa relação com a sua rede de contactos e uma atitude prestativa e positiva podem fazer com que seja sempre lembrado. Torne-se uma referencia e faça os outros saberem disso.

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1889
  • 0
  • 4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *