O projecto europeu Ready2Go, lançado pela Comissão Europeia e a EASME (European Agency for Small and Medium Sized Enterprises) para apoiar PMEs Europeias a internacionalizarem-se em 5 países não europeus.

Este projecto é levado a cabo por um consórcio liderado pela Promos (Agência Especial para as Actividades Internacionais da Câmara de Comércio de Milão) e composto pelas câmaras de comércio de vários países europeus e tem a duração de 27 meses, de Outubro de 2016 a Dezembro de 2018.

Objectivos e Propósito do desafio

Seleccionar 80 PMEs capazes de competir nos mercados externos, mas com limitada experiência nos mesmos. 5 países para internacionalizar essas empresas: Camarões, Canadá, Chile, Índia e EUA.

Cada empresa pode participar no máximo em 2 mercados, e cada país deverá receber 20-30 empresas. São nomeados também vários sectores específicos dos quais as empresas devem fazer parte.

Entidades Elegíveis
  • PMEs da UE ou de um membro da COSME (Albânia, Arménia, Bósnia, Macedónia, Islândia, Moldávia, Montenegro, Sérvia e Turquia);
  • Que estejam em concordância com um conjunto de normas legais especificadas relativas a processos de insolvência, impostos, ajudas estatais, etc;
  • Que estejam em actividades de produção: empresas de consultoria e serviços profissionais não estão incluídas.
Oportunidades

O projecto oferece aos seus beneficiários oportunidades para participar nas seguintes actividades:

  • Treino individual para desenvolver um plano de negócios com vista à internacionalização: Entre Junho e Agosto de 2017, nas instalações de cada empresa e depois à distância;
  • Treino colectivo focado nos 5 países eleitos fora da UE: Entre Julho e Outubro de 2017, que decorrerão em 5 cidades europeias a definir em função da origem das empresas seleccionadas. Cada participante fará parte apenas das sessões de treino relacionadas com o país para onde vai, por isso não estará em mais do que 2 treinos;
  • Participação em eventos de brokerage B2B: objectivo de apoiar as empresas a encontrar as melhores contrapartes nos mercados-alvo. Estes eventos decorrerão entre Novembro de 2017 e Julho de 2018.
Critério, Métodos e Processos de Avaliação
  1. O primeiro passo consiste na avaliação do perfil das empresas de acordo com critérios como: motivo para a participação, razões de interesse nos mercados-alvo, oportunidades para o respectivo sector nos mercados-alvo, experiência internacional, conhecimento de línguas e participação em clusters. Esta fase resultará numa pré-selecção de 200 empresas.
  2. O segundo passo da avaliação será através de uma entrevista e questionário onde serão considerados elementos como: organização, capacidade inovadora da gestão, estratégia de marketing, etc. Daqui resultarão as 80 empresas finais.
Candidaturas

As candidaturas ao projecto Ready2Go deverão ser submetidas até 21 de Março de 2017.

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1323
  • 0
  • 2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *