Assim que os futuros empreendedores validam a viabilidade da sua ideia de negócio e iniciam o processo de escolher o modelo de negócio a seguir, a próxima tarefa que se segue é a de elaborar um plano de negócios. A pesar de possuir um plano de negócios não garanta, automaticamente, o sucesso de uma empresa, este revela-se como uma ferramenta que permite ao empreendedor o delinear do seu futuro.

Com a ajuda de um plano de negócios, corretamente elaborado, os empreendedores serão capazes de:

  • Examinar, de forma pormenorizada, o estágio de cada um dos seus objetivos e definir as etapas necessárias para os alcançar;
  • Avaliar a viabilidade da empresa de um ponto de vista objetivo e crítico;
  • Alinhar todos os membros da equipa (ele incluído) em direção a uma visão comum do negócio;
  • Atrair investidores que possam demonstrar interesse em financiar a sua empresa.

 

Deixamos de seguida algumas considerações sobre as etapas que definem um plano de negócios:

 

Sumário executivo

Em apenas algumas páginas poderá realizar uma breve descrição (resumida) do seu negócio. O sumário executivo detalha quem é o empreendedor e qual a base do seu negócio. Define ainda a área de atuação da empresa, quais os produtos /serviços que disponibiliza e qual o público alvo.

descritivo, conceito e estratégia de negócio

Depois da realização do sumário executivo onde são descritas as informações mais básicas sobre o empreendedor e o negócio segue-se uma segunda secção onde se deverá aprofundar a informação relativa ao negócio.

Nesta segunda secção do plano de negócios é importante que se proceda, de forma detalha, à descrição de quem é a empresa e o que oferece aos seus clientes.

Neta secção deverão ainda ser detalhados os objetivos a alcançar pela empresa bem como as etapas e o tempo necessário para que se consiga alcança-los.

análise do setor

Como se define a concorrência direta e indireta? Uma análise profunda ao setor permitirá uma definição mais correta dos concorrentes que compõem o setor.

O empreendedor deverá ser capaz de analisar os produtos e serviços colocados no mercado pelos seus concorrentes e entender o que levará os clientes a adquirir os seus produtos em detrimento dos comercializados pela concorrência.

análise de mercado

A realização de uma análise exaustiva ao mercado onde se irá inserir a operação a realizar na empresa é fundamental. Esta é a base que dará segurança na hora de definir os fornecedores, clientes-alvo, mercados a atuar bem como se munir de vantagens competitivas face à concorrência instalada.

Uma análise rigorosa do meio social, económico, político, legal e tecnológico é a base para a implementação de uma estratégia de sucesso.

gestão e organização

Nesta secção será importante proceder-se à descrição da equipa que é a base do negócio. Quem são os seus membros, que funções desempenham e qual o seu papel para a percussão dos objetivos traçados para a empresa.

análise financeira

A Análise Financeira é uma parte importante do Business Plan, mas não é o Business Plan. É necessário “resistir à tentação” de publicar Business Plans que se resumem a quadros e gráficos, embora estes também sejam necessários e importantes.

A análise financeira deverá passar por uma identificação clara de todos os pressupostos tendo por objetivo explicitar os planos de investimento, de exploração e de financiamento para um horizonte temporal de 3 a 5 anos. Todos os pressupostos deverão ser rigorosamente definidos tendo por base uma análise comparativa com outras empresas já instaladas no mercado.

É necessário traçar o fluxo de caixa da empresa para potenciais investidores e credores interessados ​​em investir no negócio. Certifique-se de que as suas projeções financeiras são realistas e ponderadas. Um plano de negócios não será levado a sério por potenciais investidores se se apresentar demasiado otimista. As fraquezas do negócio deverão ser apresentadas bem como a estratégia a implementar para colmatar os pontos fracos identificados.

As projeções financeiras adicionais devem incluir, mas não estão limitadas a, vendas e custos previsionais, orçamento de tesouraria, demonstração e balanço previsional bem como o ponto de equilíbrio.

pedido de financiamento

Caso seja necessário financiamento alheio para o desenvolvimento do negócio é imprescindível que o plano de negócios contenha uma secção ode seja descrito o tipo de financiamento necessário (seja financiamento bancário, de fundos comunitários ou mesmo de possíveis investidores).

Nesta secção deverá ainda o empreendedor explanar como irá utilizar o montante financiado e qual o impacto que este terá no desenvolvimento da empresa e dos seus objetivos.

Caso necessite de ajuda para a elaboração do seu plano de negócios não hesite em nos contactar.

 

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