É frequente que durante a sua vida muitas empresas tenham que enfrentar problemas sérios. Problemas com produção, distribuição, finanças, novas tecnologias ou de recursos humanos podem ser prejudiciais para os resultados de uma empresa. quando analisados mais profundamente pode se verificar que a origem desses problemas está na cultura fraca ou negativa da empresa.

 

 o que se entende por cultura da empresa?

A cultura é a ordem social tácita de qualquer organização. Envolve a maneira como os problemas são resolvidos, a forma como as pessoas são tratadas e a maneira como uma empresa opera em relação ao seu capital humano.

A cultura positiva da empresa tem um profundo impacto na forma como a empresa é gerida. Quando a cultura da empresa é propícia à produtividade, todos na organização trabalham em direção a um objetivo comum. Os funcionários de todos os departamentos sabem que serão tratados com respeito e consideração quer pelas suas qualificações profissionais quer pelas suas habilidades e talentos pessoais.

A cultura é compartilhada entre todos os funcionários de uma empresa. É difundida e afeta mais de um departamento. A mentalidade, suposições e motivações dos funcionários são um aspeto invisível da cultura da empresa. O modo como as empresas lidam com os problemas, o modo como celebram os marcos do grupo e o modo como incorporam novos recursos humanos também ajuda a definir a cultura da empresa.

Apresentar uma cultura positiva faz com que os clientes e fornecedores se sintam mais confortáveis ​​em fechar negócios com a empresa. Saber que os seus pedidos serão tratados de forma justa e pontual melhora substancialmente a reputação da empresa no mercado onde atua.

Embora a maneira como as pessoas interagem seja uma caraterística bem conhecida da cultura da empresa, muitas pessoas têm menos consciência de que a resposta de uma empresa à mudança também é importante. Algumas empresas estão configuradas para absorver as alterações necessárias, enquanto outras apresentam uma quantidade significativa de resistência.

É mais provável que as empresas tradicionais apresentem a estabilidade como a sua principal característica cultural, enquanto modelos de negócios mais novos e mais ágeis encontram-se melhor preparados para lidar com condições flexíveis.

 

PROBLEMAS COM UMA CULTURA NEGATIVA

Quando uma empresa é mal gerida internamente os clientes percebem. A má cultura da empresa pode levar a um desempenho menos eficiente da empresa. Quando as métricas de desempenho são consideradas o único fator motivador de uma empresa é mais difícil manter a equipa de recursos humanos motivada. O ideal é optar-se por um modelo de negócio onde todos os intervenientes sintam que possuem algo de importante para contribuir para o todo.

Outro aspeto de uma cultura negativa de uma empresa e que deve ser abordado é a gestão inconsistente. Um organograma mal elaborado, com linhas pouco claras que conectam funcionários e responsabilidade, pode ser prejudicial para o funcionamento da empresa. é fundamental garantir que o organograma é claro, conciso, que todos entendem as suas funções e responsabilidades e que todos os gestores o respeitem.

 

COMO OS CONSULTORES PODEM AJUDAR

Quando os gestores sentem que uma empresa está com dificuldades, é frequente procederem à contratação de consultores externos à organização com vista à resolução rápida dos problemas.

Um aspeto fundamental a considerar na contratação de consultores especializados é que é fundamental que estes possuam a capacidade e experiência profissional para conseguirem chegar a todos recursos humanos da empresa (desde o comercial, ao administrativo até ao gestor da empresa).

Par que efetivamente se consiga remodelar a cultura de uma empresa é necessário que se proceda a uma abordagem holística por mais que esta abordagem seja mais longa, necessite de mais esforço e de mais recursos envolvidos.

A realização de uma reunião com todos os recursos de uma empresa e determinar as suas maiores preocupações é o procedimento mais eficiente a realizar pelo consultor externo. Uma pesquisa confidencial pode ser outra maneira de começar. Isso significa que todos os recursos podem indicar o que está de errado na cultura da empresa, sugerir alterações, sem ter que se preocupar com a reação dos seus gestores. Todo este processo terá que ser confidencial.

 

benefícios em melhora a cultura da empresa

Quando uma empresa apresenta uma cultura positiva, ela possui mecanismos para melhor enfrentar os desafios do ambiente de negócios atual. Os seus funcionários encontrar-se-ão mais tranquilos e mais seguros financeiramente. É frequente verificarmos a existência de empresas que se encontram instáveis a nível financeiro (principalmente na atualidade em que diversas empresas se sentem afetadas pela crise social e económica instalada em todo o mundo), mas que possuem uma cultura positiva e com isso mantêm os seus recursos humanos focados na realização das suas tarefas.

Mudar a cultura da empresa é a chave para melhorar o desempenho dos negócios. É essencial entender as caraterísticas da cultura da empresa para promover as melhores práticas no local de trabalho.

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