Innovation is “ a great idea, executed brilliantly, and communicated in a way that is both intuitive and fully celebrates the magic of the initial concept”

( Pete Foley)

“Innovation distinguishes between a leader and a follower”

(Steve Jobs)

 

Existe provavelmente pelo menos um milhão de citações relacionadas com inovação e que foram referidas e citadas constantemente ao longo da história da humanidade. No entanto, o conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicabilidade. De forma sucinta inovação pode ser definida como a exploração de novas ideias que se traduzam em ideias de sucesso.

No mundo empresarial ideias de sucesso significam, por exemplo, ideias que se traduzam no aumento do volume de negócios, no acesso a novos mercados internacionais ou a um aumento das margens de lucro.

Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, torna-se imprescindível para as organizações apostar numa cultura que vise a inovação e a sustentabilidade. Aqueles que inova ficam em posição de vagem face aos seus principais concorrentes.

 

Mas como podem as organizações promover a inovação e criatividade?

 

A criatividade e o talento são cada vez mais reconhecidos como ingredientes-chave no sucesso de uma organização, e a generalidade das empresas tem o tema na agenda e uma estratégia definida para a promover internamente.

 

Impulsione a empresa a adotar uma cultura mais criativa

 Desenvolva internamente um ambiente onde as novas ideias sejam bem-vindas, nutridas e testadas quanto à sua viabilidade. Pode colocar à disposição dos funcionários uma plataforma onde possam realizar o upload das duas novas ideias e discuti-las com os restantes colegas de trabalho.

Beneficie e encoraje a criatividade dos colaboradores e penalize quem criticar de forma depreciativa as ideias dos restantes colegas.

Nos primeiros 12 a 18 meses, mantenha uma abordagem simples. Organize uma série de workshops para iniciar a cultura. Incuta aos seus colaboradores os métodos e a mentalidade da inovação, como ferramentas para resolver os problemas complexos. Escolha uma equipa pequena ou multidisciplinar para trabalhar em alguns projetos. Gere novos conceitos que surgem de insights de mercado. Vá repetindo esta metodologia até que os ideais de inovação estejam incutidos nos seus colaboradores.

 

Incentive o binómio experimentar e erro

Incentive a sua equipa a experimentar novas ideias tornando o fracasso aceitável, até mesmo o iminente. Este processo é fundamental para todas as empresas nomeadamente as que ambicionam entrar em novos mercados e atrair novos clientes para os seus produtos e/ou produtos.

Demonstre aos seus colaboradores que as empresa mais inteligentes são construídas de modo a permitir o erro. Ajude os seus colaboradores a entender que não se pode instituir uma cultura de inovação sem, por vezes, se invalidar algumas ideias. Inspire-os a testar as suas ideias, quantas vezes as necessárias.
É do processo de tentativa e erro que nasceram importantes Startups que nos dias de hoje dominam diversas tecnologias, por exemplo.

 

Incentive os seus clientes a participarem no processo criativo da sua empresa

Trata-se de uma estratégia eficiente a adotar, de baixo custo e que poderá trazer para a sua empresa diversas novas ideias.

Certifique-se que a sua página web e/ou redes sociais possuem locais próprios para os clientes oferecerem sugestões de melhorias aos produtos existentes e/ou sugestões para o desenvolvimento de novos produtos. Certifique-se também que possui alguém responsável por monitorizar estas questões, mantendo sempre a reputação da empresa nas redes sociais.

 

Ofereça recompensas

A maneira mais fácil de incentivar a inovação é pagar por isso. Realize internamente concursos onde as boas ideias serão premiadas. Lembre-se que as recompensas não são apenas monetárias. Poderá oferecer ao vencedor um pacote de outros incentivos, como dias extra de folga ou umas férias totalmente pagas pela empresa. Tudo deverá depender do nível importância da ideia vencedora.

Através da implementação desta estratégia de recompensas irá verificar que as melhores ideias não irão surgir apenas dos funcionários mais dedicados, que realmente se importam com o futuro da empresa, mas também daqueles menos entusiasmados com o processo de inovação da empresa.

Não se esqueça de compartilhar as suas próprias ideias de como melhorar a inovação com os seus colaboradores de forma a que estes se sintam motivados a apresentar as suas próprias ideias inovadoras e criativas.

É importante que os colaboradores sintam que os seus inputs são fundamentais para o desenvolvimento da empresa e que são valorizados. É prudente ouvir todas as reclamações e sugestões e, principalmente, transmitir um feedback construtivo sobre as razões pelas quais as mudanças sugeridas podem ou não ser implementadas.

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