Escolha um trabalho que goste e nunca terá que trabalhar um dia na sua vida. (Confucio)”

 

Todos sonhamos em encontrar o trabalho de sonho. Aquele trabalho que nos permita, de forma perfeita, conjugar a vertente profissional e a vertente pessoal. Que nos permita uma remuneração, de acordo com as nossas ambições, satisfatória. Que nos permita um horário de trabalho fixo ou, pelo contrário, um horário de trabalho flexível.

Porque somos todos diferentes e com objetivos e ambições diferentes a definição de trabalho de sonho será distinta de pessoa para pessoa. No entanto, partir à aventura de encontrar o seu emprego de sonho não é um processo fácil. Existem vários percalços a ultrapassar pelo caminho e que podem desviá-lo do seu sonho.

Antes de definir quais as metas a traçar e qual o caminho a seguir para alcançar o seu trabalho de sonho o primeiro passo, e talvez o mais importante, é definir de forma concisa qual o seu sonho. Antes de iniciar a sua busca pela plenitude profissional e pessoal deve saber responder às seguintes questões:

  • Qual a minha definição de sucesso? Está o sucesso conotado com um excelente vencimento, com o tempo livre ou a liberdade financeira? Ou tem mais a ver com a natureza das tarefas que vai realizar?
  • Se eu não precisasse de dinheiro, o que me faria levantar pela manhã?
  • Quais os meus passatempos?
  • Pelo que sou reconhecido na vida pessoal e profissional?

Estes são alguns exemplos de perguntas que poderá fazer a si mesmo de forma a se conhecer melhor e se preparar.

No fundo, deverá definir que (a título exemplificativo): o meu trabalho se sonho é… trabalhar como diretora da área de relações internacionais, numa multinacional, que me permita ter um horário flexível (e desta forma conciliar a vida familiar e profissional), que me proporcione diversas viagens de negócios por ano e cuja remuneração financeira seja compatível com a função a exercer.

De seguida, iremos elencar alguns pontos que deverá ter em consideração na hora de procurar o seu trabalho de sonho (depois de ter respondido às questões anteriores):

  • Formação: a base de qualquer trabalho de sonho é a formação. Se não tem formação na área onde reside o seu trabalho de sonho, procure e faça formação nessa área em questão. Saiba quais são os pontos fortes mais procurados na área profissional à qual se candidata e aposte forte na sua formação.

Acrescente recursos, informação e contactos ao seu currículo. Pesquisa sobre a sua área de eleição, escreva sobre temas relacionados, procure ir a eventos relacionados com a temática. Partilhe os seus talentos e experiência para começar a ser conhecido e reconhecido profissionalmente.

  • Prepare-se: no mundo digital em que vivemos é fundamental que realize, previamente, uma limpeza às suas redes sociais. Analise toda a informação que é passada para o exterior e imagine que o seu próximo empregador pode ter acesso a essa informação.

Uma pesquisa pelas redes sociais é uma das maneiras que as empresas recrutadoras têm de avaliar o candidato, os seus gostos e o ambiente em que se relaciona. Elimine tudo o que possa ser comprometedor da sua boa imagem.

  • Networking: Aumente a sua rede de amizades com pessoas da área, mesmo que não trabalhem na empresa que pretenda. Utilize redes sociais como o LinkedIn para chegar a quem deseja. Se for amigo de alguém do meio é mais fácil enviar um pedido de amizade à pessoa a quem quer chegar.

Seja seletivo na escolha das pessoas com quem se relaciona, perceba que impacto podem elas ter na abertura de portas noutros círculos sociais de importância para si e esteja no sítio certo à hora certa.

Não se trata, apenas, do número de pessoas que você conhece, mas quem você conhece. A importância do Networking está diretamente relacionada em conhecer a pessoa certa e nutrir com ela uma boa relação que pode, futuramente, abrir um número de portas inimaginável.

  • Não valorize apenas o lado financeiro: tal como já referido na nossa newsletter “Motivação RH” fazer as equipas felizes não é só uma questão financeira, mas devemos ter em conta que o vencimento é um fator importante. No entanto, este fator não deverá ser o fator base para a definição de um trabalho de sonho. Imagina-se a obter um vencimento elevado, mas a fazer uma função que odeia?

Tenha em atenção as seguintes métricas: qual o vencimento que me deixaria confortável? Prefiro um vencimento mais elevado, regalias salariais ou, por exemplo, que a empresa disponha de infraestruturas como cantina, infantário e afins?

  • Defina um plano de ação: depois de descoberta a nossa vocação e o que realmente nos faria feliz é chegada a hora de definir a forma como vamos alcançar o nosso sonho. Tenha em conta não só a situação do mercado de trabalho, mas também a sua situação financeira antes de partir nesta aventura.

No fundo, a definição do seu trabalho de sonho deve retratar tudo o que o faz feliz e o que realmente gostaria de fazer diariamente.

Depois de traçar a sua personalidade, o que o faz feliz e quais as suas ambições tenha em mente que com trabalho árduo poderá alcançar o tão desejado trabalho de sonho.

Tenha em mente que o sucesso está nas relações que cria. Desde o seu comportamento online, à sua formação na área, tudo conta na hora de encontrar a oportunidade da sua vida.

Caso o seu projeto de vida profissional passe pela criação do seu próprio negócio não hesite em nos contactar. Dispomos de profissionais experientes que o poderão auxiliar em todas as etapas do seu novo negócio.

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1714
  • 0
  • 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *