Ser um grande líder na gestão

 

A gestão de empresas exige que o gestor seja um líder que compreenda como gerir efetivamente não apenas as pessoas em seu redor, mas também o próprio gestor.

O empreendedorismo e dinamismo necessário à função, é um bom teste para a paciência e capacidade de resistência.

 

Desta forma, para dinamizar um negócio de sucesso, o gestor precisa de ter uma capacidade mental forte, de forma a não quebrar facilmente sob pressão, e de forma a não passar para a sua equipa que também será facilmente suscetível.

É por isso que qualquer gestor deve antes de tudo, estar comprometido em melhorar como líder.

A sua capacidade de gerir efetivamente as pessoas sob sua orientação será um dos fatores decisivos para ter um negócio de sucesso.

 

Se analisarem as empresas de sucesso, será evidente que todas elas têm um denominador comum, elas prosperam por um conjunto de razões diversas, sendo lhes comuns a grande capacidade de liderança dos seus gestores.

Esses gestores sabem como obter o melhor da sua equipa, mantendo a equipa focada na visão e missão da empresa em todos os aspetos do seu trabalho.

Todos dentro da organização estão comprometidos em ser os melhores e refletem tal atitude nos seus resultados.

 

Se o seu objetivo é também construir um negócio de sucesso, será assim determinante saber como gerir e orientar as pessoas à sua volta e as situações que todos enfrentam.

Para o ajudar a melhorar o seu processo de gestão, deixamos algumas questões que podem ser usadas para garantir que a equipa se encontra focada a apresentar um desempenho consistente no sentido de ajudar a empresa.

 

1) Não desista

 

Ser gestor é um desafio que a maior parte das pessoas não é capaz de lidar.

Grande parte das pessoas está habituada a ter segurança e a que os outros lhes digam a eles o que fazer.

Como gestor terá que enfrentar os desafios de construir um negócio com sucesso, enquanto gere as emoções da sua equipa. Isso irá colocar muita pressão em si, o que pode deixá-lo com níveis exagerados de stress e ansiedade, enfraquecendo o seu foco.

Se a equipa perceber que a pressão tem impacto na liderança da empresa, será mais provável que eles fiquem mais receosos e ditantes ao seguir as suas instruções.

Assim, mesmo quando a pressão estiver a aumentar, nunca mostre o impacto que tal poderá ter em si ou na sua empresa.

 

 

2) A sua equipa é sua chave para o sucesso

 

Ninguém consegue tudo sozinho.

A ajuda será sempre necessária para conseguir alcançar as metas que tiver definidas.

É assim muito importante que construa uma equipa cheia de pessoas com características pessoais e profissionais onde você seja mais frágil.

Os líderes com um ego enorme, têm dificuldade em fazer isso porque acreditam que o líder tem que ser sempre o melhor.

No entanto, líderes inteligentes entendem que mais do que ser o melhor, precisam é de se rodear de colaboradores mais inteligentes que ajudem a empresa a evoluir.

 

 

3) Proporcione um ambiente onde as pessoas possam crescer

 

Você não pode construir uma grande equipa se as pessoas não sentirem que têm oportunidades de crescer e evoluir.

Colaboradores que permanecem estagnados no mesmo nível de desempenho não ajudam a sua empresa a avançar.

No entanto crescer e evoluir, implica arriscar, podendo erros serem cometidos.

Isso significa que o gestor precisa de estar disposto a permitir que os erros sejam cometidos.

Os erros ajudam as pessoas a melhorar, sendo necessário para que os membros da equipa melhorem as suas capacidades.

Dê às pessoas da sua equipa mais responsabilidades.

Permita que eles mostrem o que eles são capazes para que eles possam se tornar um ativo efetivo para a empresa.

 

 

4) Aprenda a gerenciar sua equipe através de dificuldades

 

Infelizmente, as coisas nem sempre correm bem.

Será confrontado com dificuldades que exigirão que o gestor efetivamente oriente a sua equipa apesar das suas emoções e do estado mental (por vezes frágil).

O gestor de assim permanecer firme, sendo ao mesmo tempo compreensivo.

Tal não significa que o gestor permita que as pessoas se aproveitem a situação.

Comunicar bem com a equipe ao lidar com momentos difíceis, ajuda neste processo.

Deixe-os saber que tem um plano para superar os desafios que estão a acontecer e apresente planos de ação.

 

 

5) Livre-se de pessoas e operações negativas rapidamente

 

Você não pode gerir as pessoas se o ambiente da empresa for muito “tóxico”.

Se tiver pessoas negativas na sua equipa, liberte-as e deixe-as sair logo que possível.

É melhor ficar sem uma pessoa que faz mais pior à sua equipa do que uma que faz bem.

O mesmo vale para todas as operações em que estiver trabalhando.

Se a operação é mais uma despesa do que um gerador de receita, pare de executá-la imediatamente antes de arruinar a sua empresa.

Não pode ter sucesso quando tem negatividade dentro da sua organização.

Isso é porque fica extremamente difícil para se concentrarem em seus objetivos, quando terá constantemente que gastar o tempo e energia para lidar com problemas internos.

Faça um favor a si mesmo, livrando-se da negatividade à sua volta, antes que destrua tudo o que tanto trabalhou para construir.

 

6) Permaneça humilde

 

É fácil tornar-se arrogante quando está numa posição de liderança.

A equipa precisa de seguir as suas instruções para realizar os seus trabalhos.

Tal poder pode facilmente mudar a atitude em gestores que não têm disciplina.

Os bons gestores entendem sua posição de autoridade e, portanto, nunca abusam do seu poder.

Deve assim permanecer humilde, se quiser ter uma equipa de pessoas que realmente reconheçam a sua autoridade como líder.

 

 

7) Pense sempre antes de tomar uma decisão

 

Como líder, você é o responsável por tomar decisões, o que significa que as decisões que você toma têm total impacto na forma de orientar a sua equipa.

Assim sendo, é aconselhável planear o que fazer antes de colocar a equipa numa situação indesejada.

Os gestores devem tomar decisões lógicas e racionais, em vez de emocionais.

Faz sentido planear as ações para o sucesso, mas também criar planos alternativos que permitam sempre ter uma solução para as dificuldades que vai encontrando no caminho.

 

 

 

Por fim, realçamos a importância de reconhecer os seus erros e corrigi-los desde logo.

Será sempre mais bem aceite e respeitado pela equipa do que se estiver limitado apenas a culpá-los. Os melhores líderes sabem que não são perfeitos e estão dispostos a admitir esse facto

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