As faturas são importantes para o seu negócio

 

As faturas são importantes para o seu negócio

Uma fatura profissional não é simplesmente uma fatura de serviços prestados.

É também uma forma de estar e mais importante, uma forma que reflete o relacionamento que você tem com o cliente, bem como a imagem da empresa que você projeta nos seus parceiros.

É importante ter a consciência que o conteudo e a aparência profissional, são fatores que refletem a forma de estar da sua empresa.

 

O que é uma fatura?

Uma fatura é um documento de carater profissional que contem as vendas de produtos ou os serviços prestados, o preço dos itens mencionados e as informações legais e institucionais da sua empresa.

É assim o ponto de ligação formal entre você e seu cliente que finaliza o relacionamento comercial, e que tem o seu ocaso quando o pagamento é feito.

Uma fatura é o “último contato” ou “a concretização”, por assim dizer, do negócio, e por isso deve terminar de forma positiva.

E assim sendo, deve abordar com cuidado e criatividade este documento.

 

Faturas refletem o posicionamento da sua empresa e da sua marca

Quando inicia o processo de emissão de faturas, tem sempre que personalizar a sua.

E nada melhor do que aproveitar para refletir o posicionamento adequado da sua marca.

Cada marca tem uma missão e visão, uma forma de estar, que se reflete não apenas em seus produtos e serviços, mas também no lay-out da sua documentação.

A sua fatura deve ser ter um ar profissional e estar isenta de erros.

Se tiver dúvidas no lay-out adequado, poderá consultar na internet, pois hoje existem diversos sites com exemplos para todos os setores de atividade.

 

Uma fatura pode mostrar a sua preocupação com o design

Se você é um designer e está familiarizado com elaboração de documentos, uma fatura personalizada pode ser uma ótima forma de demonstrar as suas capacidades.

O lay-out deve ser interessante e cuidado, mas não deve ser exagerado.

Demasiada informação, cor ou gráficos podem distrair ou até mesmo desagradar, pelo que será mais sensato mantê-lo simples e esteticamente agradável.

 

Você pode usar faturas para fortalecer as obrigações do cliente

Uma fatura não precisa apenas comunicar a venda e o pagamento esperado.

El também pode ser usada para adicionar mensagens personalizadas ou comentários que fortalecem o relacionamento com o cliente.

“Foi um prazer trabalhar com você” é uma declaração simples, mas eficaz, que permite ter impacto positivo no seu cliente.

 

Faturas contêm informações de contato e o logotipo da sua empresa

O seu logotipo é o símbolo directo da sua marca e, portanto, deve ser usado em todas as faturas para criar visibilidade e reconhecimento da marca.

Além de um logotipo, as informações de contato de sua empresa devem estar localizadas em lugar próximo e acessível.

O nome da empresa, bem como um número de telefone e endereço de e-mail, devem ser claramente apresentados.

Qualquer dúvida sobre sua fatura deve ser respondida imediatamente.

 

Faturas incentivam pagamentos pontuais

Uma fatura completa e precisa aumenta a probabilidade do pagamento ser efectuado no prazo devido.

Não é necessário editar, alterar ou ajustar nada numa fatura completa, e os seus clientes terão menos um motivo para a devolver.

Além disso, uma fatura completa com uma data de vencimento clara fornece uma data sólida pela qual a fatura deve ser paga.

Expressar claramente as expectativas dessa forma, incentiva os clientes a pagar pontualmente, especialmente se o cliente estiver satisfeito com seu produto ou serviço.

 

Faturas ajudam a rastrear transações e ganhos

Cada fatura deve ter um número de fatura para facilitar o rastreamento (tal é mesmo obrigatório).

Faturas organizadas são substancialmente mais fáceis de trabalhar do que lotes de documentos de informação avulsa.

As suas faturas também podem ajudar a identificar padrões de vendas e tendências sazonais, que ajudam a planear melhor o seu ciclo de vendas.

 

Uma fatura pode limitar erros de contabilidade

Na emissão de faturas, é provável que em algum momenta hajam alguns erros.

A impressão ou exportação digital das mesmas, permite uma consulta posterior e facilita a deteção desses mesmos erros.

Se você usar um sistema de armazenamento baseado na nuvem, certifique-se de organizar faturas em pastas por data ou cliente para facilitar o acesso e consulta.

 

Uma fatura fornece uma camada adicional de proteção legal

Uma fatura completa estabelece o direito da sua empresa de ser paga pelos serviços ou produtos que você forneceu, o que pode ser útil caso você se encontre em litigio com o seu parceiro.

Ser capaz de provar que você vendeu um produto e não foi pago como deveria ter sido, pode vir a ser o fator decisivo num processo judicial.

 

Uma fatura serve como prova durante uma auditoria

Se a empresa estiver sobre um processo de auditoria (seja ela interna ou até de uma inspeção da AT), as faturas arquivadas de forma adequada servirão como registros precisos de todos os rendimentos que recebeu durante o ano fiscal.

 

Se você enviar faturas eletrónicas ou em papel, lembre-se sempre de fornecer uma data de pagamento, número da fatura, logotipo da empresa, informações de contato e detalhes da venda.

Lembre-se de que faturas incompletas causam problemas de contabilidade, bem como insatisfação do cliente.

Quando você cria faturas consistentes e de qualidade recorrentemente, tal afeta positivamente a reputação de profissionalismo e respeito da sua empresa.

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1512
  • 0
  • 9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *