5 maneiras que um consultor de negócios pode ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio

A necessidade de contratar uma consultoria de negócios normalmente surge quando se identifica um projeto específico que, em sua opinião, tornará sua empresa mais competitiva.

O problema é que não sabe como fazer isso sozinho. Isso deixa-o sem opção senão contratar um consultor de negócios.

Assim a razão pela qual às vezes você pode não estar em condições de fazê-lo sozinho, será certamente por causa das lacunas dessa mesma competência.

Ao entrar para preencher essa falhe de competências, o seu consultor irá se oferecer para complementar ou desenvolver o a sua função dentro da sua empresa, das seguintes maneiras

  1. Suplementar

Quando o seu consultor adiciona à sua organização uma competência existente para direcionar sua empresa para o caminho certo, isso está sendo complementado.

Isso significa que o consultor que você contrata é um recurso adicional para sua organização que assume deveres que poderiam ser executados por um colaborador já existente.

Com esse tipo de função de consultoria, você permite que sua empresa lide com a procura de uma forma melhor e menos arriscada.

O seu consultor fará assim com que a sua empresa adicione e utilize recursos humanos de uma maneira melhor.

  1. Complementar

Às vezes, você pode detetar uma falha na sua organização.

Você ira precisar de pedir ao seu consultor para preencher esse papel.

Isso pode exigir que o consultor que você contrata se especialize em algumas das funções básicas, por exemplo, decisor, interpessoal e informativo.

Se, por exemplo, você tiver uma ampla gama de tarefas ou projetos, o seu consultor poderá ser forçado a complementar a função de forma informativa.

Alguns dos exemplos incluem a configuração das suas informações de gestão e a realização de uma pesquisa de mercado.

Se você quiser uma série de possibilidades no futuro que complementarão o seu papel enquanto empreendedor/gesto, o projeto de desenvolvimento de negócios especulativo fará o mesmo por você.

  1. Diferenciar

Suas tarefas gerais de gestão serão determinadas por vários fatores.

Um negócio que está a começar precisará de um empreendedor competente para tomar as decisões e assumir as funções de porta-voz.

Em muitos casos, o seu consultor irá gerir os seus deveres informativos, mas assim que a empresa começar a crescer, essa função poderá ser delegada a outras pessoas internamente.

Como empresa, essa função é fundamental se você quiser realmente crescer com sucesso, e tal é simplesmente porque os seus consultores o irão ajudar com tarefas de diferenciadoras.

Portanto, você será assim solicitado a criar estruturas organizacionais realistas, definir claramente as responsabilidades de gestão e estabelecer um bom sistema de comunicação.

  1. Integrar

Empresas bem-sucedidas são conhecidas por uma estrutura organizacional bem definida e uma definição clara de funções.

Elas estão estabelecidos e sujeitos à inércia organizacional, e tenderão a continuar mesmo quando não tiverem mais relevância.

O seu consultor pode ajudá-lo a integrar essas taregas mais complexas em tarefas mais flexíveis.

Além disso, você pode sempre ligar ao seu consultor para ajudar a gerir em um momento de crise.

  1. Aprimorar

O aprimoramento é um tipo mais genérico de seu processo de desenvolvimento de tarefas.

Você não precisa alterar o perfil da sua organização, mas pode melhorar o desempenho da sua gestão.

Existem várias maneiras pelas quais o seu consultor pode fazer isso.

Uma parte importante é treinar e dar formação aos seus gestores.

Você também pode direcionar a sua formação para melhorar as habilidades funcionais e técnicas, ou também desenvolver habilidades interpessoais.

 

Um consultor de negócios é fundamental para o seu negócio. Se você não pensou em contratar um, poderá estar a perder grandes oportunidades.

 

 

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1158
  • 0
  • 8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *