Primeiro ano de atividade. Erros a não cometer!

 

Numa época em que a designação empreendedorismo e empreendedor virou moda é necessário que se tenha em consideração que não se trata de um processo fácil e rápido.

Independentemente do tamanho da empresa a constituir, do serviço a prestar ou do produto a comercializar o futuro empreendedor deve ter consciência dos riscos associados, nomeadamente no que diz respeito ao primeiro ano de atividade (considerado o ano mais critico dos negócios).

Idealizar planos mirabolantes, investir antes de testar o produto e não calcular o número de recursos humanos necessários para o eficaz desenvolvimento da empresa são alguns dos erros cometidos pelos empreendedores de primeira viagem.

De seguida, deixamos algumas considerações sobre os erros a não cometer, principalmente e não só, no primeiro ano de atividade da sua nova empresa:

 

  • Não realizar um business plan

Tal como já referimos em edições anteriores a realização (ou aquisição) de um business plan é o primeiro passo, e talvez o mais importante, np que diz respeito ao início de um novo negócio

Um business plan bem estruturado dará uma nova visão do negócio ao empreendedor. É através desde que o empreendedor irá corrigir os erros, sendo possível ainda corrigi-los no papel e não em contexto de mercado.

A ansiedade de abrir o seu primeiro negócio pode levar o empreendedor a cometer diversos erros pelo que é necessário um planeamento exaustivo do mesmo e a realização de uma análise de sensibilidade que permita averiguar a vulnerabilidade do mesmo.

 

  • Considerar que empreender é sinonimo de dinheiro fácil e rápido

Inspirados por histórias de sucesso muitos empreendedores têm a ideia que ter um negócio próprio é sinónimo de dinheiro fácil e rápido. Pelo contrário, um novo negócio pode demorar alguns meses, ou até anos, até gerar lucro.

Um negócio deve ser delineado a longo prazo, onde se deverá ter presente que o caminho poderá ser longo, com percalços e onde será necessário investir muito do tempo disponível (o início de um negócio é focado essencialmente no seu fundador).

Um aspeto que o empreendedor deve ter sempre em consideração é nunca confundir as finanças pessoais com as finanças da nova empresa. O empreendedor deverá definir um vencimento base para si e o restante deve ser utilizado em exclusivo para financiar a atividade da empresa.

 

  • Não apostar no marketing e na comunicação

Todos os novos negócios têm que ser apresentados ao mercado de forma a informar os potenciais clientes do seu aparecimento no mercado. Dependendo da tipologia de negócio a estratégia de marketing e comunicação poderá ter que ser definida antes ou depois da abertura da empresa. Por exemplo, se estamos perante um novo negócio na área do turismo é fundamental que este seja dado a conhecer aos potenciais clientes antes da abertura oficial.

A pesar da importância da aposta numa eficaz estratégia de marketing e comunicação é imprescindível que o empreendedor não cometa o erro de apostar numa campanha demasiado excessiva que poderá despoletar demasiados pedidos de informação para a qual a empresa ainda não está preparada para dar resposta, podendo mesmo a sua reputação ser colocada em causa.

Para não errar o empreendedor deverá investir numa estratégia que envolva resultados alcançáveis. É necessário aferir e calcular os retornos dos investimentos a realizar em marketing e comunicação, definindo os melhores canais para atingir os clientes alvo.

 

  • Superestimar o crescimento do seu negócio

Um dos principais erros cometidos pelos empreendedores aquando a abertura do seu novo negócio é subestimar a concorrência e considerar que a sua empresa irá conseguir uma elava quota de mercado logo nos seus primeiros meses de atuação.

Um business plan bem definido deverá definir a concorrência, as mercadorias e/pu serviços que oferecem, quanto vendem, quais são os seus principais pontos fortes e fracos e, principalmente, qual o grau de fidelidade dos seus principais clientes

Mesmo que não se verifique a existência de empresas com produtos e/ou serviços concorrentes é importante definir quais os produtos/serviços que poderão ser substitutos aos comercializados pela sua empresa, de forma a sua nova empresa estar preparada.

É importante realizar uma pesquisa profunda sobre o mercado e saber quais os produtos/serviços que os potenciais clientes adquirem e qual a melhor estratégia para atrai-los para a empresa.

 

  • Não valorizar os recursos humanos da sua empresa

Um dos ativos mais importante do sucesso de um negócio é a equipa de recursos humanos que trabalha diariamente para o sucesso do mesmo.

Um empreendedor deverá munir-se de recursos competentes, com conhecimentos na área de atuação da empresa. No entanto, é fundamental que proceda precocemente à definição de uma estratégia, não só de captação, mas também de retenção de recursos humanos de forma a que o turnover (índice que mede a entrada e saída de funcionários de determinada organização) registado seja diminuto.

Tal como referido na newsletter de Junho de 2018 o empreendedor deverá manter uma prática de diálogo constante com os seus colaboradores. Deverá tentar perceber quais as suas necessidades reais e estar recetivo a mudanças. Pensar em aspetos como horário flexível, possibilidade de trabalhar a partir de casa, disponibilização de creche e outras questões demonstra aos colaboradores a preocupação constante da empresa com o seu bem-estar.

O segredo é tentar seguir o exemplo da Dinamarca. De acordo com a ONU a Dinamarca é o país mais feliz do mundo. Bons vencimentos, bom sistema de saúde e igualdade entre os géneros são alguns exemplos que tornam este o país mais feliz do mundo.

E sabia que esta felicidade se deve à pela harmonia entre a vida profissional e pessoal?

 

Precisa de ajuda para a definição do seu business plan? A Follow Us conta com uma equipa de recursos humanos experiente que o poderá auxiliar em todo o processo de implementação do seu novo negócio!

 

A equipa da Follow Us deseja a todos os seus clientes um ano de 2019 repleto de sucesso profissional e pessoal.

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