Todos os dias as empresas portuguesas são confrontadas com a necessidade de financiarem a sua atividade.

 

Estas necessidades de financiamento podem revestir um carater de curto prazo, por exemplo necessidades pontuais de tesouraria, ou revestirem um carater de médio e longo prazo, como é exemplo a necessidade de financiar investimentos em ativos.

 

Os empreendedores têm à sua disposição um conjunto alargado de opções de financiamento. No entanto, quando decidem optar pela procura de investidores para o seu negócio existe um leque de cuidados a ter na hora de apresentarem o seu negócio.

 

De seguida apresentamos algumas considerações relevantes na hora de apresentar o seu negócio a potenciais investidores:00

  1. Apresentação cuidada e adequada

Tendo como lema que a primeira impressão é que conta, o empreendedor deve apresentar-se de forma cuidada e alinhada com a área onde o seu negócio se insere. Ou seja, não é expectável, por exemplo, que um empreendedor e investidores que atuam nas áreas criativas se apresentem de fato e gravata numa reunião de negócios (no entanto, devem sempre realizar uma pesquisa sobre os potenciais investidores e verificarem a forma como normalmente se apresentam nas reuniões de negócio).

 

  1. Dominar todas as vertentes do seu negócio

A preparação da reunião de apresentação do seu negócio é talvez a fase mais importante de todo o processo. O empreendedor deve preparar de forma cuidada e minuciosa toda a apresentação e, acima de tudo, deve estar preparado para responder a qualquer questão relacionada com o negócio.

 

Custos, proveitos, clientes, concorrência direta, margens de lucro são temáticas que o empreendedor deve dominar e sobre as quais não pode falhar. Estes são aspetos importantes e que darão aos investidores a confiança necessária para investir no negócio e, essencialmente, no empreendedor.

 

De forma a preparar a sua apresentação deve ter em atenção:

 

  1. Realizar um resumo executivo, de forma a dar uma visão geral sobre o negócio. Este resumo não deverá aprofundar o business plan mas sim, apresentar as bases do modelo de negócio, os seus sócios e a equipa de recursos humanos;

 

  1. Realize e apresente a estratégia de mercado do seu negócio, ou seja, deverá identificar corretamente o mercado onde atua e o seu potencial de crescimento.

 

Deverá ser apresentada a estratégia da empresa quanto ao marketing mix, ou seja, deverá apresentar a sua estratégia de preço, de comunicação, de distribuição e de produto.

 

A estratégia deverá ser definida tendo como meta objetivos mensuráveis e atingíveis.

 

  1. Foque-se na sua equipa de trabalho e reforço as qualidades intrínsecas de cada membro. É importante que os investidores sintam segurança, não no currículo dos sócios, mas também na equipa que compõe a empresa.

 

Lembre-se que uma boa apresentação de uma ideia de negócio é aquela em que o empreendedor demonstra sinceridade, coerência do modelo de negócio, confiança no projeto e motivação para o concretizar.

 

  1. Avaliação realista do seu negócio

Conheça o valor real do seu negócio. Realizar, ou contratar a uma equipa especializada, a avaliação da sua empresa é o passo mais importante na tomada de decisões, essencial para conduzir o processo de venda perante os potenciais investidores.

É importante entender que a avaliação de uma empresa é a perceção de mercado, ou seja, não se verifica exatidão no calculo e o valor apurado pode variar de acordo com as metodologias utilizadas por cada avaliador. No entanto, o se fazer munir de uma avaliação profissional do seu negócio demonstrará perante os investidores que o valor de venda solicitado tem fundamento

 

  1. Estratégia de entrada e de saída

O que necessita afinal dos investidores? Necessita apenas de capital? Necessita de conhecimentos de gestão? Necessita de contactos importantes de mercado que possam abrir novas portas no que diz respeito a canais de distribuição, matéria prima e novos pontos de venda?

Na apresentação que realizar do seu negócio deverá ficar claro quais necessidades reais da empresa e o que procuram nos investidores. O valor a solicitar pela venda da participação da sua empresa (este valor deverá ser claro) tem que contemplar todo o esforço (financeiro e/ou pessoal) que o investidor irá alocar à sua empresa.

 

Na reunião com os potenciais investidores não poderá esquecer de apresentar a estratégia de saída para o investidor, ou seja, quais as condições a que estes poderão vender novamente a sua participação. O espaço temporal também deve ficar claro, ou seja, ao fim de quantos anos é que os investidores poderão sair do negócio.

 

Não se esqueça de durante a reunião criar empatia com os potenciais investidores. A empatia é muito importante, em especial se levar os investidores a acreditar que os empreendedores são pessoas capazes e empenhadas no crescimento do negócio.

 

Essencialmente, comece o trabalho com a identificação do investidor mais adequado para o seu negócio. Verifique se o investidor tem o seu perfil de empresa e se se identifica com a estratégia e quais as mais valias que poderá trazer para a sua empresa.

 

Necessita de ajuda profissional para preparar uma reunião com potencial investidor?

Tem conhecimentos sólidos sobre a sua empresa ou necessita de uma avaliação rigorosa da mesma?

Entre em contacto com a Follow Us pois dispomos de recursos altamente qualificados nesta temática.

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1011
  • 0
  • 7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *