Num mundo cada vez mais focado na globalização e nas atividades comerciais verifica-se uma preocupação crescente das empresas com questões mais humanas, como é o caso da responsabilidade social.

Embora o lucro seja um fator essencial para uma empresa sustentável, existem muitos outros fatores que preocupam as organizações e que, hoje em dia, se tornaram quase como obrigações para estas. A preservação e o respeito pelo meio ambiente e pela sociedade são, cada vez mais, prioridades para os gestores.

É um facto que as atividades desenvolvidas pelas empresas geram impactos positivos e negativos a nível económico, social e ambiental. Desta forma, torna-se imprescindível a adoção e valorização de práticas socialmente responsáveis pelas empresas, que valorizem não só o meio ambiente como a sociedade que os rodeia.

Uma empresa socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade – quer do ponto de vista da preservação ambiental; quer do bem-estar das pessoas; quer do ponto de vista do espaço económico onde atua.

 

Mas como pode ser definido o conceito de responsabilidade social?

Estamos perante o conceito de responsabilidade social quando uma empresa, de forma voluntária, adota uma postura, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus parceiros internos e externos. Trata-se, portanto, de uma prática voluntária que não deve ser confundida com obrigações legais ou por quaisquer incentivos fiscais, por exemplo.

Importante ter em consideração que o conceito de responsabilidade social das empresas envolve o beneficio do coletivo, seja ele interno da empresa (funcionários, acionistas, etc.) ou externo à empresa (meio ambiente, comunidade, fornecedores, etc.).

 

Qual a importância da responsabilidade social nas empresas?

Diversas pesquisas e estudos efetuados realizados a nível mundial demonstraram que a adoção de práticas socialmente responsáveis pode trazer impactos positivos paras as organizações.

As empresas que tornam pública a sua preocupação com a comunidade conseguem conquistar elevados níveis de confiança junto dos potenciais clientes. É um facto que tanto os clientes como os funcionários tendem tendência a apoiar as organizações que respondem de forma generosa às necessidades da comunidade que os rodeia.

De seguida iremos enumerar algumas etapas para tornar a sua empresa numa empresa socialmente responsável:

  • Defina a missão social da sua empresa: definida de forma clara a responsabilidade social da sua empresa de forma a que esta se torne parte do ADN da sua empresa e de forma a que esta seja percetível e adotada por toda a equipa.

A responsabilidade social deverá fazer parte das escolhas diárias realizadas internamente pela empresa.

  • Estabeleça objetivos atingíveis: dê pequenos passos e estabeleça metas que possam ser atingidas por todos os membros da equipa. Por exemplo, estabeleça como objetivo terminar com a fome do centro de recolha animal da comunidade onde a sua empresa está instalada.

Como acontece com qualquer objetivo estabelecido para a sua empresa, certifique-se que os objetivos estabelecidos para a missão de responsabilidade social possam ser medidos de forma a que a equipa tenha consciência que está na direção certa.

  • Colabore com empresas e organizações com ideais semelhantes: ao realizar parcerias com outras pequenas empresas, pode descobrir novas formas de tornar a sua empresa mais consciente a nível social. Por outro lado, ao realizar parecerias com empresas locais e instituições de caridade, a sua empresa está a contribuir para a dinamização da economia local e da comunidade como um todo.
  • Estabelecer os donativos: de forma a motivar a equipa estabeleça, de forma clara e percetível, os donativos a atribuir a determinada causa social, de forma a que todos se possam unir.

O sentimento de realização tornará a sua empresa mais consciente do ponto de vista social, mas também mais produtiva.

Incentive os seus colaboradores a, por exemplo, participar em ações de voluntariado e fomente o espirito de responsabilidade social.

 

Mas quais os benefícios de apostar numa empresa socialmente responsável?
  • Aumenta o reconhecimento da marca: quando as empresas se tornam mais ativas em contribuir de forma positiva para a sociedade, o seu esforço torna-se reconhecido. Quanto mais uma empresa estiver envolvida socialmente com a comunidade, mais depressa os consumidores avaliam essa empresa de uma forma positiva.

Importante referir que as empresas portuguesas se encontram entre as 100 empresas mais éticas do mundo no que diz respeito à adoção de práticas socialmente responsáveis.

  • Equipa motivada: não são só os consumidores que sentem o impacto de uma boa estratégia de responsabilidade social. Também os colaboradores de uma empresa que adotem esta postura perante a sociedade refletem os mesmos sentimentos.

Uma equipa incluída numa empresa que adote ações socialmente responsáveis é uma equipa mais motivada o que leva a aumentos significativos de produtividade e de respeito pela empresa.

Uma equipa motivada e o crescimento reconhecimento da marca são fatores que posicionarão a sua empresa num patamar mais elevado face à concorrência.

 

Follow Us: uma empresa socialmente responsável

Também a Follow Us adota práticas regulares de responsabilidade social.

Como é prática da família Follow Us todos os anos o valor das nossas prendas de Natal reverte a favor de uma causa social.

No Natal de 2017 a associação sem fins lucrativos SOSorriso – Associação de Solidariedade, foi a associação escolhida para receber a nossa contribuição.

Em 2016, entregamos o valor das nossas prendas na Vida Norte (financiando o apoio a uma grávida durante um ano).

Já em 2015 estivemos na Casa do Caminho, uma associação de solidariedade para com crianças em risco.

E a sua empresa? Já detém estas preocupações socialmente responsáveis?

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1424
  • 0
  • 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *