O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” (Winston Churchill)

No mundo empresarial ouve-se constantemente falar na importância do sucesso, de ser um empresário de sucesso e de todas as vantagens que isso acarreta para a vida profissional e, consequentemente, pessoal de um empreendedor.

Mas o que significa afinal ter sucesso?

Se pesquisarmos no dicionário da língua portuguesa a definição de sucesso, encontramos alguns conceitos como resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, académico ou pessoal”, ou então “obtenção de honras, êxito, riqueza”.

A verdade é que o sucesso pode ser muito mais do que isso, e a definição depende das aspirações profissionais e pessoais de cada empresário.

Hoje todas as empresas têm um só objetivo, atingir o sucesso empresarial. Mas como podem as empresas atingir o sucesso empresarial? Simplesmente conquistando o seu publico alvo. O sucesso empresarial gira em torno de tudo o que é do interesse publico, e toda empresa que cria um produto ou serviço de interesse publico, tendo meios de atingir diretamente seu publico alvo, com um produto ou serviço de grande procura, está no bom caminho para atingir o sucesso empresarial.

De seguida iremos apresentar algumas técnicas que os empresários podem utilizar para atingir o tão desejado sucesso empresarial.

Organização

A organização é fundamental para a gestão diária do seu negócio de forma a conduzi-lo para o sucesso.

Uma forma eficiente de organização é a realização semanal de uma lista com todas as tarefas a realizar por si e pela sua equipa. Verifique regularmente se a lista está a ser cumprida por toda a equipa e se os objetivos traçados estão a ser cumpridos.

Esta técnica está diretamente relacionada com a que iremos apresentar de seguida: Planeamento.

Planeamento

Planear é importante não só na hora de constituir a empresa, como também no dia a dia do negócio. Crie o hábito de escrever relatórios semanais com os dados mais marcantes do período. Isso ajuda a traçar metas, corrigir erros e verificar o que já foi alcançado.

Equipa eficiente e motivada

Tal como já referido na Newsletter “Como manter a sua equipa motivada” o mundo empresarial tem passado por diversas alterações ao longo dos últimos anos. No entanto, as empresas já se encontram bastante conscientes da importância de possuir uma estrutura organizacional com capital humano qualificado, produtivo e, acima de tudo, motivado.

As pessoas assumiram um papel essencial dentro das empresas. Manter a motivação no trabalho em alta e, com isso, conquistar profissionais mais produtivos, mais competitivos e mais inovadores é o ponto chave de uma gestão mais eficiente.

No ambiente de trabalho, a motivação estimula e mantém os recursos humanos determinados a desenvolver as suas atividades, tendo como objetivo final o sucesso pessoal e profissional.

A chave do sucesso de um negócio está indiscutivelmente relacionada com a constituição de uma equipa de recursos humanos competente, eficaz e altamente qualificada.

Imagem positiva e confiável

Apresentar uma imagem positiva é um dos pilares da estratégia de vendas. Os consumidores associam as marcas a quem está por trás delas. Quem tem credibilidade, tem o poder de lançar tendências. Para isso, não transmita insegurança, procure manter uma postura assertiva com todos os stakeholders, consumidores e funcionários. E cumpra todas as suas promessas!

Uma marca reconhecida pela sua eficiência e credibilidade será com certeza uma técnica para alcançar o sucesso do seu negócio.

Mantenha-se focado

A constituição de um novo negócio não é sinónimo de volume de negócios imediato. É necessário um esforço inicial de apresentação da nova marca e/ou produto ao mercado, de constituição de uma equipa de recursos humanos eficiente e de conquista de mercado. É um processo longo pelo que deverá manter-se focado em atingir os seus objetivos de curto prazo.

Foque-se também no consumidor e em colocar no mercado um produto e/ou serviço que satisfaça as suas necessidades. A procura pela qualidade, perfeição e preço justo jamais podem ser deixados para segundo plano.

Lembre-se que a opinião dos consumidores e consequente aceitação do seu produto e/ou serviço podem ditar o sucesso do seu negócio.

Não pratique Microgestão

É verdade que muitos empreendedores de sucesso são multifuncionais. Porém, é fundamental para o sucesso do seu negócio não se não se sobrecarregar com tarefas simples que podem ser executadas por outros membros da sua equipa. Foque-se nas questões importantes da gestão do seu negócio.

Saber delegar é essencial para quem quer obter resultados em larga escala, além de estimular o aparecimento de novas ideias.

Deixar os colaboradores tomar decisões, e até mesmo cometer pequenos erros, é um dos pilares para manter a equipa motivada. É fundamental que os colaboradores tenham a oportunidade de aprender as lições valiosas que advêm da execução completa dos trabalhos, ou seja, desde o seu inicio até ao seu término.

Quando todas as tarefas são microgeridas dentro de uma empresa os colaboradores tendem a sentir-se desmotivados e a perder a autonomia. A autonomia é importante na medida em que, é responsável pela aprendizagem dos colaboradores, pelo seu crescimento pessoal e profissional e consequente orgulho pela empresa em que trabalham.

Analisar a concorrência

A competição faz com que as empresas prestem melhores serviços e procurem obter melhores resultados que a sua concorrência.

É importante a realização de um estudo aprofundado da concorrência, quais os produtos que eles oferecem ao mercado e quais as suas vantagens competitivas.

Caso não se interprete devidamente a concorrência, pode-se correr o risco de ficar numa estratégia boa numa ótica de gestão, mas má numa ótica de posição.

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