As empresas e os empresários portugueses têm ao seu dispor um conjunto de apoios que visam apoiar e fomentar o investimento, através da atribuição de fundos comunitários e nacionais.

A atribuição destes fundos carece da apresentação previa de uma candidatura que deve ser cuidadosamente planeada, de forma a ser possível atingir o sucesso da mesma.

Através do acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comunidade Europeia, designado de Portugal 2020, as empresas portuguesas podem beneficiar de fundos diretamente relacionados com as seguintes áreas de intervenção: Competitividade e Internacionalização; Inclusão Social e Emprego; Capital Humano e Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O Portugal 2020 é um programa aliciante, mas não chega só apresentar uma boa ideia de negócio. É imprescindível apresentar uma candidatura de incentivos cuidadosamente planeada.

Desta forma, apresentamos alguns erros a não cometer durante o processo de planeamento e preparação da sua candidatura de incentivos:

Não planear

A existência de um planeamento cuidado da candidatura de incentivos a apresentar.

Para ter sucesso em qualquer área ou projeto em que esteja envolvido, a organização e a criação de um plano de trabalhos é fundamental.

O promotor deve olhar com atenção para o seu negócio, analisar e refletir sobre o que é necessário melhorar e de que forma pode a empresa evoluir e, até mesmo, expandir-se. A definição de objetivos que sejam claros, precisos e mensuráveis é fundamental nesta fase.

Não procurar ajuda especializada

A contratação de um consultor especializado na preparação e realização de uma candidatura de incentivos irá revelar-se como uma mais valia. Os consultores externos ajudam na análise de impacto das ideias de investimento, na identificação correta dos recursos a alocar, na explicação das regras e no cumprimento das obrigações que são requeridas.

Os consultores especializados além de ajudarem a identificar as oportunidades de mercado, inovação e crescimento realizam uma pré-análise de viabilidade aos eu projeto, identificam as linhas de apoio mais adequadas e definem uma estratégia que permita maximizar os resultados.

Experiência em candidaturas para os programas alvo, senioridade das equipas, confiança induzida no primeiro contacto, são naturalmente fatores importantes para a seleção dos Consultores.

Não definir corretamente os investimentos a realizar

Um dos primeiros passos, e talvez o mais importante, reside na definição dos investimentos a realizar (levantamento de necessidades) bem como na definição do espaço temporal em que os mesmos serão realizados.

Comece por definir bem em que consiste o seu projeto e que despesas são requeridas para desenvolver o mesmo, criando o seu quadro de investimentos, ainda que no início possa apenas ser um rascunho. Porque é que a parte do projeto vem primeiro? Porque se esta não estiver bem definida e não tiver uma ideia clara do que quer, não faz sentido avançar para uma candidatura de incentivos.

A definição dos investimentos a realizar bem como a obtenção dos respetivos orçamentos irá evitar derrapagens no que diz respeito à execução do plano apresentado em sede de candidatura de incentivos.

Não chega só apresentar um bom projeto. Mais do que ter uma candidatura aprovada, o sucesso pode estar na sua execução e o investimento tem que ser estratégico desde o primeiro momento.

É fundamental que seja realizada uma validação dos investimentos, que seja recolhido toda a documentação necessária bem como que seja assegurado um apoio permanente no que diz respeito à gestão técnica, administrativa e financeira do investimento a realizar.

Não elaborar um Business Plan prévio

Precedente à elaboração de uma candidatura de incentivos deve apresentar-se a elaboração de um Business Plan.

Antes de iniciar qualquer ação concreta, o promotor deverá realizar uma reflexão teórica acerca de diversos aspetos de conceção, implementação e operacionalização dos trabalhos a realizar, bem como é fundamental que a estratégia a implementar resulte de um planeamento e análise rigoroso das áreas de oportunidade, pontos fortes e pontos fracos específicos do mercado e da oferta de soluções e serviços existente, definindo de forma coerente e realista os objetivos e métricas a atingir para garantir o sucesso do projeto.

Os planos de negócios são, assim, essenciais para a estruturação da estratégia da empresa de forma a sustentar e otimizar os investimentos a realizar.

Não realizar uma análise de mercado

A realização de uma análise exaustiva ao mercado onde se irá inserir a operação a realizar na empresa é fundamental.

Esta é a base que dará segurança na hora de definir os fornecedores, clientes-alvo, mercados a atuar bem como se munir de vantagens competitivas face à concorrência instalada.

Uma análise rigorosa do meio social, económico, politico, legal e tecnológico é a base para a implementação de uma estratégia de sucesso.

Através da realização de uma cuidada análise de mercado a empresa promotora poderá verificar se a implementação da sua candidatura de incentivos terá a aceitação deseja por parte do mercado (seja ele nacional ou internacional).

Neste segundo semestre de 2017 estão já a ser lançados novos concursos, colocando ao dispor dos potenciais promotores um conjunto de incentivos que configuram novas oportunidades para o financiamento de novos projetos. Esta é a altura ideal para começar a planear a sua candidatura de incentivos.

 

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