Fundo 200M
O que é?
O Fundo 200M é um Matching Fund que visa promover o coinvestimento em startups de elevado potencial, em Portugal, através de co-investidores privados nacionais e internacionais.
Quais os objetivos?
- Atrair empreendedores e startups internacionais para Portugal.
- Atrair fundos e sociedades especializadas para investir no mercado português.
- Promover o coinvestimento entre investidores portugueses e internacionais.
- Promover o incremento da atividade de capital de risco em Portugal, através da mobilização de investidores experientes que, para além do investimento financeiro aportado, permitam às empresas adquirir conhecimentos técnicos, comerciais e de mercado, possibilitando assim, o desenvolvimento de melhores estratégias para fomentar a inovação, o crescimento e a internacionalização.
- Fomentar a constituição e/ou capitalização de empresas, prioritariamente nas fases de arranque (seed, start-up, later stage venture – séries A e B).
Que investimentos são elegíveis?
Investimento de capital de risco em empresas portuguesas em diferentes fases (seed, startup, later stage venture – séries A e B) para o desenvolvimento de novos produtos/serviços ou projetos inovadores de processos, produtos ou marketing.
Investimento em empresas certificadas como PME, com o intuito de desenvolver projetos de investimento nas regiões do Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Algarve.
Investimento direto em PMEs através de capital ou quase capital (excluindo investimentos em espécie) e dívida (até 30% do investimento total).
Quais os montantes máximos e minimos de cada operação?
Montante mínimo de €500 mil e máximo de €5 milhões do Fundo 200M por empresa destinatária, tendo de ser igual ou inferior ao compromisso total dos co-investidores.
Quais os setores de atividade?
Setores preferenciais: Ciências da Vidas, Biotecnologia, Tecnologias de Informação, Turismo, Engenharia e Atividades referentes à Indústria 4.0.
Mais informações disponíveis em www.200m.pt