Scroll Down

Ready2Go – Internacionalização PMEs

O projecto europeu Ready2Go, lançado pela Comissão Europeia e a EASME (European Agency for Small and Medium Sized Enterprises) para apoiar PMEs Europeias a internacionalizarem-se em 5 países não europeus.

Este projecto é levado a cabo por um consórcio liderado pela Promos (Agência Especial para as Actividades Internacionais da Câmara de Comércio de Milão) e composto pelas câmaras de comércio de vários países europeus e tem a duração de 27 meses, de Outubro de 2016 a Dezembro de 2018.

Objectivos e Propósito do desafio

Seleccionar 80 PMEs capazes de competir nos mercados externos, mas com limitada experiência nos mesmos. 5 países para internacionalizar essas empresas: Camarões, Canadá, Chile, Índia e EUA.

Cada empresa pode participar no máximo em 2 mercados, e cada país deverá receber 20-30 empresas. São nomeados também vários sectores específicos dos quais as empresas devem fazer parte.

Entidades Elegíveis
  • PMEs da UE ou de um membro da COSME (Albânia, Arménia, Bósnia, Macedónia, Islândia, Moldávia, Montenegro, Sérvia e Turquia);
  • Que estejam em concordância com um conjunto de normas legais especificadas relativas a processos de insolvência, impostos, ajudas estatais, etc;
  • Que estejam em actividades de produção: empresas de consultoria e serviços profissionais não estão incluídas.
Oportunidades

O projecto oferece aos seus beneficiários oportunidades para participar nas seguintes actividades:

  • Treino individual para desenvolver um plano de negócios com vista à internacionalização: Entre Junho e Agosto de 2017, nas instalações de cada empresa e depois à distância;
  • Treino colectivo focado nos 5 países eleitos fora da UE: Entre Julho e Outubro de 2017, que decorrerão em 5 cidades europeias a definir em função da origem das empresas seleccionadas. Cada participante fará parte apenas das sessões de treino relacionadas com o país para onde vai, por isso não estará em mais do que 2 treinos;
  • Participação em eventos de brokerage B2B: objectivo de apoiar as empresas a encontrar as melhores contrapartes nos mercados-alvo. Estes eventos decorrerão entre Novembro de 2017 e Julho de 2018.
Critério, Métodos e Processos de Avaliação
  1. O primeiro passo consiste na avaliação do perfil das empresas de acordo com critérios como: motivo para a participação, razões de interesse nos mercados-alvo, oportunidades para o respectivo sector nos mercados-alvo, experiência internacional, conhecimento de línguas e participação em clusters. Esta fase resultará numa pré-selecção de 200 empresas.
  2. O segundo passo da avaliação será através de uma entrevista e questionário onde serão considerados elementos como: organização, capacidade inovadora da gestão, estratégia de marketing, etc. Daqui resultarão as 80 empresas finais.
Candidaturas

As candidaturas ao projecto Ready2Go deverão ser submetidas até 21 de Março de 2017.

Artigos Relacionados

Skip to content