Muitos de nós começaram a sua carreia profissional como estagiários. A experiência que foi adquirida, talvez o primeiro momento de hands on , terá sido o primeiro passo para a transição, sempre difícil, entre a cadeira da escola e a cadeira de trabalho.
Os estágios, e é também para isso que eles servem, proporcionam parte das competências que os estagiários devem possuir perante as suas novas entidades empregadoras.
Passamos a enumerar algumas das vantagens que as entidades empregadoras conseguem obter por ter uma política activa, séria e profissional de concessão de estágios.
- Os estágios proporcionam uma oportunidade para promover a proposta de valor da empresa perante terceiros. Pelo facto de se abrirem a estagiários, os stakeholders e instituições de ensino passam a conhecer essa empresa ou reforçar positivamente a opinião que dela possuem;
- Os estágios possibilitam que as empresas desenvolvam a sua base de competências. O que pode resultar em produtos novos ou diferentes formas de os fazer, entre outras vantagens;
- Os estágios podem trazer para a empresa conhecimentos académicos mais atualizados, novas perspectivas no que se pode referir a encontrar soluções para os problemas que existem ou podem vir a existir, novas formas de abordar o mercado, etc;
- Os estagiários impulsionam a mudança cultural porque podem ser um barómetro das preocupações presentes e futuras da sociedade. A maior parte das vezes a idade dos estagiários é bem diferente dos colaboradores efetivos;
- Os estágios proporcionam às empresas, sobretudo às PME, a oportunidade de ajudarem o respectivo sector (ou outro) a produzir quadros de uma qualidade mais elevada;
- As empresas que oferecem estágios desfrutam de uma boa imagem na sociedade. Este reconhecimento, se bem aproveitado, torna-se uma vantagem comparativa para a empresa. Potenciais estagiários vão preferir esta empresa a outras;
- Um estágio bem finalizado, mesmo que o estagiário não fique, resulta num bom employer branding. Trata-se de uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa.
Veja que ao contratar os seus estagiários está a investir no futuro da empresa.
Com o passar do tempo, esses jovens, ao iniciarem o seu percurso profissional na empresa, começam, conjuntamente com a empresa, a construir o seu plano de carreira.
Não queremos deixar de referir, ou mesmo reforçar, que um estágio sem qualquer supervisão não funciona, sendo mau para ambas as partes.