Muitos de nós começaram a sua carreia profissional como estagiários. A experiência que foi adquirida, talvez o primeiro momento de hands on , terá sido o primeiro passo para a transição, sempre difícil, entre a cadeira da escola e a cadeira de trabalho.

Os estágios, e é também para isso que eles servem,  proporcionam parte das competências que os estagiários devem  possuir perante as suas novas entidades empregadoras.

Passamos a enumerar algumas das vantagens que as entidades empregadoras conseguem obter por ter uma política activa, séria e profissional de concessão de estágios.

  • Os estágios proporcionam uma oportunidade para promover a proposta de valor da empresa perante terceiros. Pelo facto de se abrirem a estagiários, os stakeholders e instituições de ensino passam a conhecer essa empresa ou reforçar positivamente a opinião que dela possuem;
  • Os estágios possibilitam que as empresas desenvolvam a sua base de competências. O que pode resultar em produtos novos ou diferentes formas de os fazer, entre outras vantagens;
  • Os estágios podem trazer para a empresa conhecimentos académicos mais atualizados, novas perspectivas no que se pode referir a encontrar soluções para os problemas que existem ou podem vir a existir, novas formas de abordar o mercado, etc;
  • Os estagiários impulsionam a mudança cultural porque podem ser um barómetro das preocupações presentes e futuras da sociedade. A maior parte das vezes a idade dos estagiários é bem diferente dos colaboradores efetivos;
  • Os estágios proporcionam às empresas, sobretudo às PME, a oportunidade de ajudarem o respectivo sector (ou outro) a produzir quadros de uma qualidade mais elevada;
  • As empresas que oferecem estágios desfrutam de uma boa imagem na sociedade. Este reconhecimento, se bem aproveitado, torna-se uma vantagem comparativa para a empresa. Potenciais estagiários vão preferir esta empresa a outras;
  • Um estágio bem finalizado, mesmo que o estagiário não fique, resulta num bom employer branding.  Trata-se de uma estratégia de marketing usada para gerar uma percepção positiva sobre a empresa.

Veja que ao contratar os seus estagiários está a investir no futuro da empresa.

Com o passar do tempo, esses jovens, ao iniciarem o seu percurso profissional na empresa, começam,  conjuntamente com a empresa, a construir o  seu plano de carreira.

Não queremos deixar de referir, ou mesmo reforçar,  que um estágio sem qualquer supervisão não funciona, sendo mau para ambas as partes.

 

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