“Há oportunidades que surgem nos piores momentos” Albert Einstein

                                                                                                                                                                                                  Resiliência anda na ordem do dia. Mas o que é?

O conceito original vem da física. Corresponde às propriedades de resistência de um material, ou seja, a sua capacidade de retornar ao estado original após sofrer diferentes pressões, um pouco como uma barra de plasticina.

As ciências humanas adaptaram a palavra e a sua definição, passando a aplicá-la para descrever aspectos do comportamento humano. Aqui podemos vê-la como a capacidade que um profissional precisa de ter para conseguir manter o foco e a determinação mesmo após passar por situações difíceis no ambiente de trabalho e de enfrentar fracassos e surpresas.

Sem Resiliência o empreendedor dificilmente consegue ir em frente.  É ela, a Resiliência, que nos permite superar situações negativas e continuar a procurar o que desejamos atingir, fazer, levar os outros a fazer

O líder resiliente persiste em concluir todas as suas acções relacionadas com o seu negócio, mesmo diante de dificuldades, surpresas ou contratempos, e, sobretudo, não se desmoraliza quando isso acontece.

 

A resiliência na prática

Acreditar que conseguimos prever os resultados dos nossos projectos e negócios e o que acontecerá ao longo das nossas actividades, correlacionadas ou não, é uma pura ilusão.

A incerteza faz-se presente a todo o momento, ainda mais para empreendedores e profissionais que actuam em sectores com muita e continua inovação e mudança.

Por isso, em vez de procurar ter todas as variáveis controladas, aceite que dificuldades, problemas e surpresas vão acontecer.

É nestes momentos, das surpresas, dos problemas, e das dificuldades, quando um potencial fracasso parece começar a tomar forma, que mais é preciso ter força para manter o foco para concretizarmos os objectvos estabelecidos.

Essa é a hora de reflectir sobre o que fizemos mal e bem, e adaptarmo-nos à nova realidade e ajustar as estratégias necessárias para voltarmos a colocar os objectivos na sua rota.

Os profissionais que estão dispostos a encarar os desafios que venham a surgir estão muitos passos à frente dos concorrentes.

Por isso, é importante motivar os demais membros da equipa a fazer o mesmo. É assim importante formar equipas que lidam com erros e dificuldades.

 

Quatro das principais características dos profissionais resilientes são:

1- Autoconfiança

Confiar no trabalho que está sendo feito, nas decisões que são tomadas e na própria capacidade de solucionar os problemas e vencer os seus desafios é uma das grandes marcas do profissional resiliente.

Um profissional sem confiança dificilmente terá sucesso.

2- Persistência

As pessoas resilientes demonstram estar determinadas a concretizar os seus objectivos e não desistem.

As dificuldades que podem (e vão) aparecer são apenas parte do seu percurso. Estas devem ser usadas para nos adaptarmos e ajustarmos a melhor forma de agirmos

Pouca coisa aparece numa bandeja.

3- Optimismo

A esperança de que os problemas serão superados também estão presentes no profissional resiliente, que, mesmo em situações desafiadoras, está sempre a procurar entregar os melhores resultados possíveis.

Optimismo é uma das modas do empreendedorismo

4- Empatia
A jornada de desenvolvimento de uma postura resiliente mostra-nos  que os problemas acontecem e afetam todas diariamente nas suas vidas pessoais e profissionais.

Saber-se colocar no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está a passar gera mais humanidade e ajuda a entender que, diante de dificuldades, o trabalho em equipa e a colaboração são sempre uma boa saída, talvez a única.

Um profissional empático encontra ecos dos outros em si.

 

Resiliência em tempos de incerteza

Líderes ágeis e inspiradores são requeridos mais do que nunca no exigente ambiente profissional. Eles são capazes de perceber as tendências com mais facilidade e antecipar-se a possíveis cenários complexos. Assim evitam problemas e colocam-se em campo para aproveitar as oportunidades.

Profissionais resilientes são essenciais para viver momentos de adaptação e incerteza nas organizações que precisam passar por grandes transformações.

Precisamos de entender que crises e dificuldades são parte de nossa trajectória. Só assim, com esse mindset resiliente, poderemos lidar com as dificuldades da maneira mais assertiva possível.

Desenvolver essa soft skill é uma questão de mudança de pensamento. A resiliência deve ser treinada, pois não é tão simples quanto parece e exige dedicação, disciplina e autorreflexão.

Nós não somos máquinas e estamos sujeitos a errar, e as nossas vidas pessoais e profissionais não são perfeitas.

Resumindo, o importante é ter atenção para não insistir no erro e estar disposto a mudar, recuperando-se rapidamente dos impactos sofridos.

 

 

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *