Parabéns pela decisão de abrir o seu negócio.

Todos os empreendedores são corajosos, mas devem ouvir, não necessariamente seguir, conselhos de terceiros.

Mas começamos por algumas perguntas que deve fazer a si mesmo:  Está pronto para o fazer? Está pronto para superar surpresas inesperadas?  

Nós ajudamos a começar a resposta: Nunca há um momento completamente certo para começar um negócio. 

Começar um negócio envolve planeamento, opções e decisões financeiras, abdicar de algo, nem que seja tempo, para desenvolver a actividade a que se propõe, para além de todas as actividades, exigências e responsabilidades que vai ter que passar a assumir. 

Seguem alguns conselhos que pode usar para avaliar a abertura do seu negócio.

 

1 – Decida qual o seu negócio e realize pesquisas de mercado 

A pesquisa de mercado dir-lhe-á se há mesma uma oportunidade de transformar a sua ideia num negócio de sucesso. É uma das formas de reunir informações sobre potenciais Clientes e Fornecedores. É também a altura em que analisa a concorrência e percebe se a sua Empresa entrega algo que seja diferenciável e, simultaneamente, valorizado. 

Com esta pesquisa vai poder responder às seguintes perguntas: 

Procura: Existe desejo pelo seu produto ou serviço? 

Tamanho do mercado: Quantas pessoas estariam interessadas na sua oferta? Quanto vale o mercado? 

Indicadores económicos: Em que segmento de poder económico está o seu público-alvo? 

Localização: Onde estão os seus Clientes? A sua Empresa consegue chegar lá? 

Concorrência: O mercado está saturado? Quantas opções semelhantes ou similares já estão disponíveis? 

Preço: O seu produto tem preço para entrar no mercado? Os seus potenciais Clientes podem comprá-lo? 

Quando estamos próximos dos Clientes percebemos o que eles querem ou vão querer, assim a Inovação torna-se mais fácil e simples.

 

2 – Escreva o seu plano de negócios 

Não há maneira certa ou errada de escrever um plano de negócios. O importante é que o seu plano seja verdadeiro quanto às suas intenções e capacidades e atenda às necessidades que vai ter. 

Um bom plano de negócios orienta-o em cada etapa do seu negócio. É como se fosse um roteiro, mas que não evitará as surpresas que um novo e desconhecido caminho proporciona 

É um modo de ter sempre presente os elementos-chave do seu negócio e de ajudá-lo a obter financiamento ou trazer novos parceiros de negócios.  

 

3 – Financiamento do seu negócio 

Abrir um negócio custa dinheiro. Vai ter de fazer opções. Como o vai financiar? Capitais próprios? Capitais alheios? Através de apoios ou incentivos? Para quanto tempo dá o primeiro dinheiro que entrou na sua conta? 

Ao controlar os fundos que tem disponíveis, simplifica as várias operações e tarefas que são decorrentes do seu novo negócio.

 

4Escolha bem os fornecedores, mesmo os subcontratados

Administrar um negócio pode ser uma tarefa enorme.

Quando escolher os Fornecedores tenha atenção a: 

  • com quem possa ter uma relação de futuro 
  • que demonstrem ser proactivos 
  • que procuram ser inovadores.  

A sua equipa e você não devem ser capazes de fazer tudo sozinhos. É aí que entram os fornecedores subcontratados.  Escolha-os também bem. 

No relacionamento com os Fornecedores:  não tente aproveitar-se da fraqueza deles, para que eles não se aproveitem das suas. 

 

5 – Onde vai instalar-se  

A localização da sua empresa é uma das decisões mais importantes que você tomará.  

Actualmente há várias oportunidades: coworks, escritórios partilhados, casa, locais de acolhimento de nómadas digitais…  

Mais, se tem um produto / serviço que carece de grande envolvimento com o público, este quesito é muito importante. 

Lembro-me por exemplo da opção que uma renomada casa de fotografia no Rio de Janeiro, a DePlá,  tomava para a instalação das suas lojas. Escolhiam uma esquina perto de uma loja McDonalds. Porquê? Porque sabiam que iam ter gente a passar na rua. A estratégia funciona também em Portugal.

 

6 – O nome do seu negócio

Pode não ser fácil escolher o nome perfeito. Você vai querer que o nome reflita o seu negócio e a personalidade do mesmo e de você mesmo. 

Depois, quando chegar a uma “final list”, veja se os nomes estão ocupados, se os domínios estão livres, os “facebooks” tomados… 

Mas também partilhe os possíveis nomes, caso não tenha já feito, com os seus amigos. Escolha aqueles que sabem criticar e não os que só lhe dão palmadinhas nas costas (que não deixam de ser também seus amigos). 

Após esta escolha vai ter que efectuar várias tarefas, entre as quais:  escolher a forma legal da Empresa, registar o negócio, ter um contabilista (que pode ser você), abrir conta bancária, ter um livro para reclamações, … 

Já que falo de nomes, nos anos 70 abriu a cadeia brasileira de supermercados Pão de Açúcar em Portugal. Antes dos anos 70 já existia a Pastelaria Pão de Açúcar em Lisboa. Um acordo financeiro teve de ser feito entre as duas identidades. 

Um registo comum é a quantidade de “Café Central” que existem pelo nosso país. 

 

7 – O dia zero e os seguintes 

Quando o seu negócio abrir ele poderá vir necessitar de colaboradores, de mais uma loja, um outro escritório, uma loja e-commerce, mais e novas licenças, novas ou renovadas ISO. 

 No dia que abre o seu negócio ao Mundo, para que ele tenha mais possibilidades de sucesso, há que pensar em: 

  • Site da empresa.  Aumenta a sua reputação on-line e leva-o a mais Clientes. 
  • Redes sociais. Use as medias sociais para divulgar o seu novo negócio. Não espere resultados imediatos.  
  • CRM. Essencial para as suas várias actividades: vendas, marketing, financeira, produção. 
  • Logotipo. Crie um logotipo que possa ajudar as pessoas a identificar facilmente a sua marca e para que possa comunicar o seu negócio.

 

8 – Parcerias

As parcerias podem ser vitais para que o seu negócio tenha sucesso.  

Contar com um parceiro de negócios, faz com que as organizações estejam actualizadas nas tendências do mercado, expandindo as suas fronteiras, aumentando a base de Clientes e adquirindo vantagens competitivas e mais notoriedade. 

Um pouco como dizer, a União faz Novos Mercados. 

  

Resta-nos desejar boa sorte aos que vão avançar com o seu negócio.

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