“Você é mais corajoso do que pensa, mais forte do que parece e mais esperto do que acredita”, Christopher Robin

  

“O total de novas empresas criadas até final de Maio (2022) em Portugal aumentou 20% em termos homólogos, com 21.686 unidades constituídas e um particular dinamismo do setor dos transportes”, aponta o barómetro Informa D&B na edição da Dinheiro Vivo de 7 de Junho de 2022. 

Nos últimos anos têm sido criado muitas empresas.  Vamos apresentar algumas das razões que levam profissionais a serem empreendedores e a criar os seus próprios negócios.  

O advento de novas formas de trabalho (profissionais que trabalham em social media  e motoristas TVDE) explica, em parte, este empreendedorismo. Mas é o mercado que criou estas oportunidades e elas estão a ser aproveitadas.                                                                                                                                                                                                                                                                            

0 – Perdeu o emprego ou está insatisfeito

É uma realidade que pode estar sempre presente,  quer seja por falência das empresas, despedimentos esperados ou inesperados ou a insatisfação que pode ter no seu emprego actual. Esta última pode ser devido a má liderança, insegurança, falta de perspectivas ou desafios inexistentes, para citar apenas algumas razões.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

1 – Decidir o seu destino 

Na sua nova empresa é que decide. Decide o que fazer, como fazer, com quem fazer, para quem fazer, em que formato, que nível de risco quer assumir… 

É você o responsável.  O enfadonho, o incompetente, o chefe memorável ou o visionário tem um nome: Você!

 

2 – Regras e rotinas 

Para além do referido no ponto anterior, acrescentamos: onde quer que queira trabalhar, pode fazê-lo. É você o autor das suas rotinas e regras. Obviamente o mesmo se pode dizer para aqueles que consigo trabalham. É você que estabelece as regras e as responsabilidades da sua nova Empresa. 

 

3 – Escolher os seus sócios e colaboradores 

Ao poder escolher os seus sócios e colaboradores, você molda a sua equipa à sua imagem e os objectivos que persegue são os mesmos que os seus funcionários e sócios devem perseguir. 

Assim, as hipóteses de ter dissabores com contratações ou mudança brusca e inesperada de objectivos, é substancialmente reduzida. 

 

4 – Aprendizagem 

Quando você muda de funções ou de empresa há sempre uma aprendizagem que acontece. 

Quando você cria um negócio essa aprendizagem irá aparecer naturalmente. De um momento para o outro terá de se desdobrar pelos vários “departamentos”.  Irá consumir muito tempo para funções em que você não está talhado ou que considera um desperdício de tempo. Aqui chega a altura em que tem que pensar em contratar ou subcontratar. 

É também uma oportunidade que tem para desenvolver projectos, aproveitar a sua criatividade, estudar e implementar novas soluções. 

 

5 – Criatividade 

Aqui a criatividade pode passar a ter o seu nome e é complementada com a sua equipa e respetivos sócios 

Mais uma vez, a criatividade que procura e pretende implementar são uma fonte excelente de aprendizado. Para si e para aqueles que tem consigo. 

 

6 – Criação de riqueza para a sociedade 

Uma empresa, por mais pequena que seja, é sempre um contributo para a sociedade. Gera riqueza, dá emprego directo e/ou indirecto. Pelo facto de criar algo, é possível até que seja qualquer coisa de grandioso.  

Pode, igualmente, estar a incentivar outros a criar o seu próprio negócio ou a juntarem o que já têm ao seu. 

 Mas o facto de desenvolver um projecto cativante pode fazer com que muitos jovens e menos jovens queiram trabalham consigo. Revêm-se na sua ambição, valores e criatividade.

 

7 – Criação de riqueza para si 

A criação de um próprio negócio / empresa tem, em regra, dois outputs esperados. 

Um foi mencionado no ponto anterior. O segundo é a criação riqueza para o empreendedor. 

Todo o seu empenho, esforço, know-how, energia e trabalho está voltado para o seu projecto.  

A dimensões do resultado atingido têm aderência na sua ambição, no seu esforço e na capacidade de colocar estas suas duas características em campo. 

 

Há vários passos que tem de dar quando inicia algo de novo. Podem existir incentivos ou apoios para que essa etapa possa ser feita com menor risco e de forma mais célere. 

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *