“Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual a metade inútil

Henry Ford

 

Existe a crença que todas as ações de marketing custam dinheiro. Não é bem assim. Levam tempo. Carecem de aprendizagem. Necessitam de pesquisa, mas podem não lhe custar nada.

Passamos a enumerar algumas ações que são gratuitas.

 

Tenha atenção à sua base de Clientes

Fazer uma venda a um novo Cliente é muito mais trabalhoso e dispendioso do que fazer uma venda a um Cliente já existente. Explore os Clientes que já tem. Fale com eles. Faça cross-selling, up-selling, divulgue os seus novos serviços (que podem incluir as suas novas parcerias).

Google My Business

Um perfil no Google My Business é uma estratégia de marketing gratuita e, em muitos casos, extremamente eficaz. Para negócios que vivem quase e somente do local onde estão implantados (restaurantes, hotéis, clínicas dentárias…).

Faça com que o seu negócio apareça:

  • no Google Maps,
  • na secção de pesquisa deste motor de busca,
  • na tabela do lado direito na listagem de pesquisa.

Permite igualmente a possibilidade de ir colocando imagens dos seus produtos e fazer promoções dos mesmos.

Para isto tudo basta ter uma conta Google

Redes sociais

Uma conta no Facebook, no Twitter, Instagram ou Pinterest são ferramentas gratuitas e que podem alavancar bastante o seu negócio em várias vertentes: notoriedade, prospecção de novos Clientes, recrutamento, vendas.

Linkedin

O LinkedIn é uma importante ferramenta de comunicação, de aprendizagem, de partilha, de negócios, de networking….

Curiosamente, a nível das Empresas, tem ainda uma presença reduzida em Portugal.

Esta plataforma permite que os profissionais divulguem as suas competências, exponham os seus conhecimentos, façam networking

 No que diz respeito às Empresas, entre várias funções, permite que divulguem os seus serviços, que contratem novos colaboradores,….

Há um sem-número de vantagens para estar presente nesta rede. Se não está, adira…é gratuita.

Crie um blog

Um blog é uma excelente forma de aprender e consolidar o seu conhecimento. É também um modo de se posicionar como um expert em determinado assunto.

As empresas mais pequenas podem utilizar o seu blog, para além do referido, de conduzirem tráfego para o seu website, aumentar o envolvimento dos utilizadores, melhorar a sua visibilidade online e reforçar ao seu SEO.

Crie um website

O site e o endereço de email que dele pode resultar são dos poucos activos no mundo digital que são realmente seus.

10 vantagens ao ter um site:

  1. O seu negócio fica aberto 24 horas do dia, durante os 365 dias /ano;
  2. Um site bem feito apresenta uma imagem profissional;
  3. É possível desenvolver um marketing mais eficiente;
  4. O seu catálogo pode ser alterado, revisto, atualizado quando quiser;
  5. Confere uma visibilidade global;
  6. Permite formulários de pedidos e de contactos online;
  7. Recolha valiosa de informação, tráfego e de base de dados;
  8. Fortalecimento da marca;
  9. Visibilidade aumentada;
  10. Necessidade de investimento reduzida.
Crie parcerias estratégicas com outras empresas / profissionais

O associar-se a outro negócio vai permitir que os seus esforços de marketing sejam reforçados e sem qualquer custo adicional.

Terá, em princípio, de escolher um negócio que não seja um concorrente direto, mas que ainda assim partilhe um público-alvo semelhante ao seu.

Um parceiro que complemente o seu serviço a montante, a jusante ou em áreas geográficas que poderá não ter acesso de modo fácil. Um parceiro que acrescente valor à sua proposta (mas que nunca diminua).

A parceria com outras empresas tem a ver com a construção de relações mutuamente benéficas, quer seja para um evento especial, a colocação de cartões de visita nos locais uns dos outros, presença no site, colaborações no blog, trabalhar os seus Clientes num outro serviço, etc.  Esta ação vai expor a sua marca a um público mais vasto e vice-versa.

Um parceiro passa a ser também o seu rosto perante os Clientes.

Cartões de visita

Podem parecer aos olhos de muitos antiquados, mas continuam a funcionar.

Ter um cartão de visita para o seu negócio mostra profissionalismo aos olhos dos seus Clientes e, sobretudo, dos Prospects.

Um profissional diligente faz-se sempre acompanhar por uma quantidade razoável de cartões e entrega-os no momento que conhece Prospects.

Pode usá-los, por exemplo, em feiras em que é expositor. Convém sempre disponibilizar alguns na sua bancada para que os visitantes mais reservados o retirem ou para aqueles momentos em que está ausente ou ocupado.

Quando recebe um cartão de visita de alguém deve olhar para ele. Assim está a associar a cara ao cartão. Aproveite também para dizer o nome do seu titular.

Participe em eventos

Utilizar as redes sociais é importante, mas não se esqueça também das tradicionais redes “face-to-face”.

Eventos de redes de negócios na sua área de influência (ou em áreas em que quer entrar) podem ajudá-lo a ganhar uma exposição extra, fazer ligações com stakeholders da sua indústria e, simultaneamente, melhorar a notoriedade em torno da sua marca.

Pode ainda ser mais ambicioso e ser o organizador destes eventos.

Transformar Funcionários e Clientes em embaixadores de marca

O boca-a-boca é uma importante estratégia de marketing para aumentar as vendas.  Vários estudos mostram que Prospetcts têm maior probabilidade de comprar um produto se tiverem conhecimento do mesmo por parte de terceiros. Terceiros que podem ser Clientes, Colaboradores ou pessoas que podem estar nas suas redes sociais.

Não queremos deixar de referir que os seus Colaboradores podem ser os mais fiéis embaixadores da sua Empresa.  Trate-os bem.

Estas são algumas das atividades que pode implementar na sua Empresa. Mas há muitas mais. Use criatividade, surpreenda positivamente os seus Clientes e Colaboradores.

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