“A verdadeira arte da memória é a arte da atenção.”

Samuel Jonhson

 

Criar memórias é muito importante. Criar memórias no trabalho também o é. Memórias com Colegas, com Fornecedores e com Clientes, memórias com uns e com outros.  Memórias de frustrações, impasses e vitórias. Todas elas são importantes.

Estas memórias fazem com que a rotina, que tende a ser a regra para o trabalho (e não só), não seja sempre a regra.

Estes dois últimos anos, o período do COVID, foram um período riquíssimo de vivenciar. Tivemos de nos superar, de nos reinventarmos, mas que poucas memórias intermédias produziram.  A ausência, quase total para muitos, de estar no local habitual de trabalho, o reduzido número de reuniões presenciais, o aumento exponencial de vídeo chamadas (algumas delas completamente desnecessárias), o não tropeçar em amigos na rua, o não fazer novos amigos, …..a inexistência quase total destes momentos intermédios  veio retirar-nos ”o meio” do nosso dia-a-dia.  É este “meio” que liga, muitas vezes, os inícios e os finais dos projetos, das tarefas, dos desafios…. É no “meio” onde o trabalho também é pensado, discutido, avaliado, reconfigurado…  É no “meio” onde formamos e desformamos hábitos. Mas também é no “meio” em que desligamos do que acontece regularmente no nosso dia-a-dia e que, em alguns casos, são momentos os nossos momentos de “eureka”.

O que nos leva a apresentar, em seguida, alguns momentos em que criamos memórias.

 

Os relacionamentos são importantes

Não deixe de prestar atenção (talvez já esteja desabituado) ao relacionamento que tem com os seus interlocutores (e ao relacionamento que os outros mantêm entre si).

Pensamos, muitas vezes, que os outros entendem e compreendem as (nossas) rotinas, mas se não forem comunicadas,  será que os outros as entendem?

 

Mostre interesse e crie assim memórias

Faça com que os relacionamentos com Colegas, Fornecedores e Clientes sejam sinceros, saudáveis e amáveis.  O seu percurso profissional é feito destes momentos. Assim cria memórias deles e vice-versa.

Se for um líder pense em maneiras de alterar a rotina da sua equipa (que pode passar, pura e simplesmente, de trocar, com alguma regularidade, os lugares / secretárias onde trabalham). Faça com eles criem memórias felizes.  Um conselho, uma expressão verbal ou não verbal, uma palavra de apreço, de preferência pública, ajuda a criar e consolidar memórias.

Independentemente de qual seja a sua posição na hierarquia da organização, pergunte aos outros o que precisam de si….e depois faça (ou explique a razão de não fazer). Facilita o trabalho de todos e cria memórias.

Criar memórias positivas para todos, para si inclusive, pode ter um efeito prolongado ou mesmo duradouro na carreira de todos.  Estas boas memórias são a almofada que a rotina necessita e que apara os maus momentos que sempre existem.

 

Memória como fator de aprendizagem

A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante. É um dos suportes  para a aprendizagem. Assim, de forma simples, podemos dizer que se trata de um arquivo gigante e dinâmico, alimentado permanentemente e que, quando aberto, recupera experiências e permite-nos aprender, reaprender e a moldar o nosso comportamento.

Trabalhe a sua memória. Crie experiências e cultive a curiosidade. Todos vão ganhar com isso.

 

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