Hoje em dia os Clientes têm inúmeras possibilidades de satisfazer as suas necessidades. A oferta parece que cada vez é maior e diversificada.

Segundo a PwC   “As más experiências estão a afastar os Clientes mais depressa do que se pensa. Nos EUA, mesmo quando as pessoas amam uma empresa ou um produto, 59% vão-se embora depois de várias más experiências. 32% de todos os Clientes deixariam de fazer negócios com uma marca que adoram depois de uma má experiência. Na América Latina, 49% dizem que se afastariam de uma marca após uma má experiência.”

Já pensou o que se passa com os seus Clientes? Ou o que se passa em Portugal?

Seguem algumas dicas, de muitas possíveis, de como lidar com os seus Clientes.

 

Trate bem todos os colaboradores

Tratar bem todos os Colaboradores. É uma tarefa que a gestão deve fazer e é importante para eles, para si e para o ambiente de trabalho. O bom ambiente vai ser repercutido nos seus Clientes e nos resultados da sua Empresa.

 

O Chefe é…o Cliente

Como disse Sam Walton, fundador da Walmart, o “Cliente é o verdadeiro patrão da Empresa”. Pode demitir desde o presidente até ao funcionário mais simples. Para isso basta gastar o seu dinheiro noutro lugar.

 

Ouça

Ouça os Clientes. Estes comunicam com a Empresa de várias formas e 7/24.

Todos os que lhe ligam ou lhe mandam um email à sua Empresa podem ter um problema, uma sugestão ou dúvida. Se a Empresa não os ouve, nunca irá ao encontro desses Clientes. Resultado: Um Cliente insatisfeito.

Todos sabemos que há Clientes (ou mesmo não sendo Clientes) que refilam e protestam por tudo e por nada, mas não deixe de os ouvir. Há outros que que se queixam por problemas de resolução simples e rápida. Há outros que querem acompanhar, talvez de modo repetitivo e envolvente, as suas reclamações ou as suas compras.

Sobretudo, deixe o Cliente reclamar. Quando o faz consigo, é menos provável que o faça já longe da sua Empresa. Manifeste respeito e empatia com a sua frustração e não deixe mostrar que o ouviu.

Pode até ser que nessa altura o consiga orientar para as suas soluções (ou explicar-lhe que não consegue responder como ele quer) e não o perder como Cliente.

 

Identifique e antecipe as necessidades dos (seus) Clientes

Escutar o Cliente faz com que consigamos, entre outros resultados, identificar e antecipar as suas necessidades e, quem sabe, as tendências do mercado. Para isso basta que ele se expresse e que o oiçam.  Estimule (e explique a importância) os seus colaboradores a ouvirem os Clientes.

 

Aprenda e Ensine

Os momentos de contacto entre Cliente e Empresa podem ser aproveitados para transferência de conhecimento.

Quando a sua Empresa ensina o seu Cliente melhora o grau de satisfação deste consigo.  Quando a Empresa aprende com o Cliente, este demonstra que pode estar interessado em mantê-lo como fornecedor.

 

Ajude os (seus) Clientes a compreender a sua Empresa

Negoceie com clareza e explique os seus processos, as responsabilidades e deveres…encaminhe e mostre o caminho da sua Empresa ao Cliente.

Certifique-se de que o Cliente não possui nenhuma dúvida em relação aos processos, às funções, as possibilidades e tudo aquilo que possa lhe vir (ou já é) a ser útil.

 

O poder do Sim e do Não

Só sabemos o real significado do “sim”, quando conhecemos o “não” e vice-versa.

Imagine se tudo fosse permitido, como seria o mundo? Imagine que teríamos sempre de responder SIM e como resposta voltássemos a ter um  SIM. O mesmo se pode dizer se a regra fosse NÃO.

Quando precisar de dizer Não, procure sempre ser honesto e não utilizar um modo ríspido de o dizer (também não se pede que seja meloso). Não use desculpas, seja claro e transparente e não se sinta culpado.

Já o poder do Sim é uma fonte de optimismo e um importante elemento de dinâmica. Contagia que está por perto ou ligado a esse Sim.

Mas ambos, o SIM e o NÃO, são ferramentas que tem disponíveis para uma boa gestão.

 

Faça, sempre que pode, mais do que é esperado

Muitas vezes este plus tem um custo marginal reduzido ou inexistente para a Empresa e é visto como um bónus muito importante e apreciado pelo Cliente.

Esta oferta pode criar uma ligação mais forte entre o Cliente e a Empresa e, estando nós na era das medias socias, valer um post ou um comentário abonatório.

 

Saiba como pedir desculpas

Todos nós somos humanos e cometemos falhas.

Pedir desculpas e assumir a responsabilidade de um problema é uma das maneiras mais rápidas de anular o surgimento de um problema ainda maior e / ou controlar uma qualquer situação emocional, mesmo que a culpa não seja da Empresa ou sua.

Pode optar por um outro caminho. Dizer que sente e percebe o que aconteceu e que vai desenvolver todos os esforços para que a situação não se repita.

O importante que importa reter é que os Clientes querem ser ouvidos, pretendem ser compreendidos e, sobretudo, exigem ser respeitados.

Com comportamentos como os descritos, você cria empatia com o Cliente. Este vai lembrar-se de como a sua Empresa o fez sentir. Podem até contar a terceiras a boa experiência que vivenciaram.

 

Tente obter feedback

É gratificante receber elogios. Quantas e quantas vezes sabemos que fizemos um excelente trabalho, que este foi apreciado, mas nada é dito sobre o mesmo ou reconhecido pela Empresa ou Cliente. Um feedback positivo é uma excelente vitamina para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho.

Por outro lado, quantas vezes pensamos que fizemos um excelente trabalho, mas o Cliente não acha o mesmo e não o diz. Simplesmente deixa de aparecer.

Quando consegue obter um feedback negativo tem sempre a oportunidade de perceber o que pode ter falhado e resolver o problema.

Existem vários métodos / mecanismos de obter feedback. Eis alguns:

  1. Enviar um email de acompanhamento ao cliente;
  2. Chats;
  3. Medias socias;
  4. Formulários de feedback do Cliente no local da visita ou compra;
  5. Ligue para os Clientes.

 

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