“A palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve”,

Michele de Montaigne

 

Começamos por dizer que Produtividade e Comunicação estão interligadas.

Muito se fala (e se tem falado) da baixa produtividade que existe em Portugal. São vários factores que influenciam esta métrica.

Verifiquemos dois polos distintos: gestores e colaboradores. Em ambos encontramos responsáveis. Acrescentamos que a culpa recai, em regra, nos colaboradores. No entanto, não são poucas as vezes que a responsabilidade recai apenas na Gestão, o que torna, muitas vezes, difícil apresentar soluções ou caminhos.

A Gestão pode não admitir a necessidade de mudança, não reconhece que pode estar desfasada, não compreende as necessidades, muitas vezes básicas, de quem desenvolve as tarefas. Estas três “varáveis”, numa altura em que cada vez mais se fala em teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho desenvolvido parcialmente em casa, faz o tema da Produtividade ganhar uma maior importância.

Apresentamos de seguida seis fatores que intervêm na Produtividade das Organizações.

 

AMBIENTE DE TRABALHO INADEQUADO

Enumeramos alguns aspectos: luminosidade, temperatura, disposição da sala, ergonomia do mobiliário e zonas próprias para lazer.

Estudos dizem que devemos parar de x em x tempo.  Vamos considerar de 90 em 90m paramos 5 a 10m. Este período pode ser usado para fazer alguns exercícios de alongamentos, ir até à cozinha e beber o seu café…para esticar as pernas.

Há teorias que ainda nos dizem que devemos trabalhar cerca de 2 horas por dia de pé, ou seja, nada daquelas secretárias convencionais.

Agora vamos para onde desenvolvemos o trabalho: cadeiras e secretárias.  Será que elas se ajustam ao conforto que deve ter?

Por outro lado,  os locais podem não ter a iluminação adequada. Devemos procurar ter luz natural. É o que sucede? Se juntarmos o esforço feito para se ajustar a uma má luminosidade ao facto de estar durante longos períodos a olhar para o computador….

Para não me alongar mais sobre as condições que o seu ambiente de trabalho deve ter, deixo apenas mais dois pontos:

Temperatura – deve rondar os 18 a 25º.

Insonorização – apresenta condições para que se concentre? Para que possa falar ao telefone?

 

INSATISFAÇÃO

A insatisfação, que muitos de nós já vivemos no trabalho, veste vários fatos. Falamos de estagnação profissional, da falta de formação, da pouca ou nenhuma valorização profissional, das rotinas sem sentido, de atritos com pares e superiores ou situações bem mais graves.

Um líder atento poderá antecipar ou precaver estes, e outros, problemas de insatisfação.

Não quero, no entanto, deixar de referir que há alguns “profissionais” que se queixam de tudo, mas não o fazem a quem de direito e no local apropriado. Espalham assim discórdia e aumentam o nível de insatisfação coletivo.

 

COMUNICAÇÃO (OU NEM TUDO SÃO PALAVRAS)

A comunicação é algo essencial e tem diversas funções: informar, explicar, interagir, motivar, punir (pode também ler “repreender), liderar…

Qualquer que seja o objetivo, o que deve orientar a Comunicação é a ligação de um com o outro. Atingido, pode dizer-se que a Comunicação foi estabelecida.

Reforçamos que um colaborador precisa de ser bem orientado relativamente ao que são as suas tarefas e prioridades.  Naturalmente há colaboradores mais expeditos, com mais experiência, com maior poder de iniciativa, mas a todos deve ser explicado quais são os objetivos e/ ou o porquê das alterações.

Muitas vezes o problema da má Comunicação não está no orador, mas sim no recetor, dai a importância de ouvir.  Quem escuta apercebe-se do tom de voz do orador, da sua linguagem gestual, da velocidade com que fala e de outros tantos sinais e tiques importantes que nos ajudam a decifrar a mensagem.

Resumindo, se alguém estiver a falar consigo, pare o que está a fazer e oiça. Para além de entender melhor a comunicação, mostra respeito e ganha espaço para colocar as dúvidas que possa ter no momento ou mais tarde.

Se ainda não conseguimos convencê-lo, veja estes dados:

comunicação oral representa apenas 7% da composição comunicativa nos seres humanos. 55% da mensagem é transmitida por sinais não verbais como gestos, imagem pessoal, expressões faciais e etc. Os 38% restantes ficam a critério de seu tom de voz, que pode mudar muito o contexto da mensagem a ser transmitida.” Fonte: UCLA

 

FEEDBACK

Feedback ou a ausência do mesmo é um dos erros frequentes da gestão (e não só dos gestores).

No caso dos gestores, a transmissão de feedback aos colaboradores é importante para que toda a equipa trabalhe cada vez melhor.  Ao que acrescento, um gestor que efetue feedback mostra respeito por quem está na sua equipa. Esta técnica é um dos meios, sem qualquer custo, que permite formar e motivar colaboradores

 

ORGANIZE A VIDA DO SEU COLEGA COMPUTADOR (E DOS OUTROS)

Se quer aumentar a sua produtividade comece por ter a sua caixa de e-mails limpa e organizada, bem como o ambiente de trabalho do seu computador.

Organize os seus documentos, identificando-os corretamente e colocando-os nas respetivas pastas.

Eventualmente o seu computador é o colega mais próximo que tem. mas os outros, os que trabalham consigo, necessita que tenha o mesmo cuidado. Transmita-lhes o trabalho correto, organizado e a tempo.

 

TEMPO PARA CUIDAR SE SI

Amigos, família, exercícios físicos e “disparates”. Precisamos mais do que somente trabalhar para nos sentirmos realizados e mantermos uma boa saúde física e mental.

Quando falamos de ”disparates”, dizemos para saírem da zona de conforto. Para que tal acontece tente:  experimentar coisas novas, saia da rotina, não deixe que o trabalho se misture na sua vida pessoal e não leve esta para o trabalho.

 

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *