Fundo 200M

 

O que é?

O Fundo 200M é um Matching Fund que visa promover o coinvestimento em startups de elevado potencial, em Portugal, através de co-investidores privados nacionais e internacionais.

 

Quais os objetivos?

  • Atrair empreendedores e startups internacionais para Portugal.
  • Atrair fundos e sociedades especializadas para investir no mercado português.
  • Promover o coinvestimento entre investidores portugueses e internacionais.
  • Promover o incremento da atividade de capital de risco em Portugal, através da mobilização de investidores experientes que, para além do investimento financeiro aportado, permitam às empresas adquirir conhecimentos técnicos, comerciais e de mercado, possibilitando assim, o desenvolvimento de melhores estratégias para fomentar a inovação, o crescimento e a internacionalização.
  • Fomentar a constituição e/ou capitalização de empresas, prioritariamente nas fases de arranque (seed, start-up, later stage venture – séries A e B).

 

Que investimentos são elegíveis?

Investimento de capital de risco em empresas portuguesas em diferentes fases (seed, startup, later stage venture – séries A e B) para o desenvolvimento de novos produtos/serviços ou projetos inovadores de processos, produtos ou marketing.

Investimento em empresas certificadas como PME, com o intuito de desenvolver projetos de investimento nas regiões do Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Algarve.

Investimento direto em PMEs através de capital ou quase capital (excluindo investimentos em espécie) e dívida (até 30% do investimento total).

 

Quais os montantes máximos e minimos de cada operação?

Montante mínimo de €500 mil e máximo de €5 milhões do Fundo 200M por empresa destinatária, tendo de ser igual ou inferior ao compromisso total dos co-investidores.

 

Quais os setores de atividade?

Setores preferenciais: Ciências da Vidas, Biotecnologia, Tecnologias de Informação, Turismo, Engenharia e Atividades referentes à Indústria 4.0.

 

Mais informações disponíveis em www.200m.pt

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 3068
  • 0
  • 7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *