Uma informação que é importante reter no mundo dos negócios é a diferença entre demonstrações financeiras (Balanço e Demonstração de Resultados) e o mapa de fluxos de caixa. Se, por um lado, as demonstrações financeiras contêm informações relativas à posição financeira (Balanço), ao desempenho (Demonstração de Resultados) e às alterações na posição financeira de uma empresa, por outro lado, o mapa de fluxos de caixa permite ao empreendedor compreender as entradas e saídas de dinheiro (dando-lhe a perspetiva “real” e ao momento do seu lucro disponível).

O Mapa de cash flow, demonstração dos fluxos de caixa ou mapa de tesouraria complementa a informação do Balanço e da Demonstração de resultados ao ilustrar os fluxos de dinheiro na empresa, segundo uma perspetiva diversa da contabilidade em que regista custos e proveitos quando estes são gerados, e não quando geram movimentos de dinheiro.

 

Com a expansão e crescimento de negócios torna-se fundamental que o empreendedor compreenda e domine o cash flow da sua organização. Deixamos de seguida algumas dicas de como o realizar de forma eficiente:

 

seja e mantenha-se organizado

Saiba onde cada fatura, extrato bancário e recibo podem ser encontrados eletronicamente. Invista em software de contabilidade e em arquivo digital para aceder a contas a receber ou outros documentos de forma rápida e fácil. Utilize os serviços de contabilidade de forma a que consiga manter uma gestão da tesouraria da sua empresa atualizada.

 

defina metas

Determine de forma exata a receita que empresa necessita de gerar de forma a ser possível atingir o equilíbrio financeiro mensal. Alinhe as metas de fluxo de caixa de acordo com as alterações que vão surgindo na gestão diária da sua empresa.

 

estruture os pagamentos das despesas de forma estratégica

Elabore o mapa de fluxos de caixa da sua empresa de forma estratégica colocando os pagamentos de acordo com a política de cada fornecedor. Desta forma conseguirá cumprir todas as obrigações com os seus fornecedores não quebrando a reputação que a sua empresa tem no mercado.

 

CONCENTRE-SE NOS DEPARTAMENTO DE CONTAS A LIQUIDAR DOS SEUS CLIENTES

Disponha de informação sobre os protocolos de processamento de pagamentos dos seus clientes com antecedência, de forma a lhe ser possível contornar potenciais obstáculos na hora do envio da sua fatura.

Tenha sempre a informação do contacto de cada cliente que deverá ser utilizado na gestão de cobranças da sua empresa.

 

SEJA RESPONSÁVEL PELA BOA COBRANÇA

Defina alguém da sua equipa comercial e/ou administrativa que seja responsável pela boa cobrança das faturas em atraso. Defina, de forma clara, a política de recebimento da sua empresa e defina a forma mais eficiente de realizar a cobrança de uma fatura vencida, tendo em atenção as caraterísticas de cada cliente.

 

SAIBA COMO NEGOCIAR CONTRATOS

Defina os contratos de acordo com as especificidades de cada trabalho a realizar. Se estiver presente a realização de um trabalho que terá uma duração longa estipule em contrato uma forma de recebimento faseada, tendo por base as necessidades do cliente e os entregáveis definidos, por exemplo. De forma, irá estipular uma forma de recebimento que não colocará em causa as necessidades de tesouraria da sua empresa.

 

VENDA STOCK OU EQUIPAMENTO OBSOLETO

Se a sua empresa possui stock que está parado há muito tempo, faço um desconto substancial aos clientes e liquide-o. O mesmo se aplica a equipamentos obsoletos. Transforme esses itens em cash flow para a sua empresa.

 

qUANDO POSSÍVEL, FOMENTE PARCERIAS

A realização de parcerias eficientes com agentes económicos das mais diversas áreas de atuação pode trazer para a sua empresa novos clientes, e vice-versa. Potencie a realização de parcerias, remuneradas ou não, que potenciem a realização de novos contratos e subsequente entrada de novos fundos na empresa.

A realização de uma nova despesa deve ser acompanhada de um refletir. Reavalie todas as despesas correntes da sua empresa e valide as que podem efetivamente ser evitadas e/ou reduzidas. Procure novas formas de reduzir custos sem colocar em causa  o bom funcionamento da empresa e da sua equipa.

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