Dicas para a gestão do seu novo negócio!

 

Dado o primeiro passo e iniciado o novo negócio é hora de o novo empreendedor estar familiarizado com algumas dicas importantes no que diz respeito à gestão do seu novo negócio:

 

ADMINISTRE O SEU TEMPO COM EFICIÊNCIA

A gestão do tempo pode parecer fácil, mas pode ser uma das tarefas mais desafiadoras para um novo empreendedor dominar. Por mais horas que deseje colocar ao serviço do seu novo projeto de forma a que este tenha sucesso pense que não pode trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma das questões mais importantes e que um novo empreendedor deve ter em atenção é que a constituição da equipa certa afigura-se como uma grande ajuda na gestão do tempo de cada recurso humano. Se o empreendedor possui um restaurante não precisa de ser o proprietário, o chef de cozinha, o chef de sala e o empregado de mesa. Contrate uma boa equipa para apoia-lo de forma a libertar parte do seu tempo para a realização de tarefas que só o empreendedor pode realizar.

 

CONSTRUA UMA EQUIPA FORTE

No seguimento do descrito no ponto anterior é importante que o empreendedor se assegure que constitui uma equipa forte, dinâmica e eficiente.

Quando se trata da gestão de recursos humanos sabemos que por vezes, e dependendo da área de atuação, por vezes se torna difícil garantir um índice baixo de rotação de membros da equipa.

Conseguir atrair e reter talentos é um dos grandes fatores de sucesso de uma organização. Mas esse processo não se deve centrar apenas em retribuições financeiras, como vencimentos mais elevados face à concorrência ou outros benefícios.

Verifica-se a existência de organizações que registam um turnover (índice que mede a entrada e saída de funcionários de determinada organização) acima dos 10%. Trata-se de um índice bastante expressivo e que deverá ser minimizado. A missão de recrutar e selecionar profissionais competentes poderá ser um processo compensador quando se encontram os melhores profissionais.

Cabe ao gestor desenvolver as práticas mais eficientes para garantir, não só a captação de talentos, mas como a sua retenção. Este terá que descobrir quais os fatores que incentivam cada um a fazer parte da organização.

Procurar profissionais adequados às necessidades de uma organização e dentro do perfil desejado pode parecer uma tarefa simples, no entanto, essa busca exige persistência, habilidade e experiência de forma a se definir qual o melhor perfil para a vaga em aberto.

É importante também perceber qual o candidato que apresenta a maior probabilidade de se adaptar à política da empresa.

 

PROCURE AS FORMAS DE FINANCIAMENTO MAIS ADEQUADAS PARA O SEU NEGÓCIO

Todos os dias as empresas portuguesas são confrontadas com a necessidade de financiarem a sua atividade. Estas necessidades de financiamento podem revestir um carater de curto prazo, por exemplo necessidades pontuais de tesouraria, ou revestirem um carater de médio e longo prazo, como é exemplo a necessidade de financiar investimentos em ativos.

Quando resolve iniciar uma atividade ou financiar uma empresa já existente, o empresário tem duas grandes formas de o fazer: capitais próprios e capitais alheios. No caso da opção por capitais próprios, estes não têm qualquer contrapartida fixa de remuneração, isto é, pode ou não ser remunerado em função da rendibilidade gerada pela empresa. Na alternativa de recurso a capitais alheios, estes, logo à partida, têm uma remuneração mínima fixada e, em regra, possuem um esquema de reembolso previamente definido.

O mais importante em ter em atenção quando se procura a melhor forma de financiamento de um novo negócio é não se precipitar na tomada de decisão. A escolha errada pode causar problemas sérios mais tarde. Procure se aconselhar com profissionais capacitados para o ajudar e para lhe apresentar os prós e contras de cada forma de financiamento.

 

Como novo empreendedor a coisa mais importante que deve fazer para gerir o seu novo negócio é encontrar a equipa certa para o ajudar. Investir em pessoas e recursos irá permitir economizar tempo e dinheiro a longo prazo o que irá tornar o seu negócio mais lucrativo. Não tenha receio de investir na construção de uma equipa coesa e eficiente. Um pequeno investimento inicial que será fulcral para o sucesso do seu novo projeto.

 

Está a iniciar o seu negócio? Precisa de ajuda especializada para a realização de um Business Plan inicial pu para o elucidar sobre as melhores e mais eficientes formas de financiamento do seu negócio?

Na Follow Us dispomos de uma equipa especializada que o poderá ajudar. Contacte-nos!

 

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *