Os benefícios do teletrabalho: a pandemia não é o único motivo para trabalhar remotamente

 

Teletrabalho, também dito trabalho remoto, significa, literalmente, trabalho à distância.

O teletrabalho pode ser considerado um dos assuntos que mais se aborda nos dias de hoje, levando em consideração as grandes e médias empresas. Muitas empresas adotam esse estilo de trabalho com o objetivo de diminuir os custos fixos da mesma, como os de infraestrutura, por exemplo. Mesmo sendo uma opção com vista a solucionar problemas financeiros é importante ressaltar que as empresas devem analisar bastante antes de tomar qualquer tipo de decisão, pelo facto de que muitas delas podem não conseguir adaptar os seus funcionários para esse tipo de trabalho e, com isso, todo o processo produtivo pode ser afetado negativamente.

Teletrabalho não deve ser confundido como uma função específica nem uma atividade, mas como realizamos determinadas atividades remotamente. Este tipo de trabalho aplica-se a um analista, a um engenheiro, a um prestador de serviço exclusivo de uma organização, enfim, qualquer função, porém, faz uso de tecnologia e de comunicação para exercê-la em um local diferente da empresa, que pode ser asua casa, um centro compartilhado ou no próprio cliente.

O que faz essa relação ser teletrabalho é a exclusividade do serviço, do comprometimento com a organização e/ou o contrato de trabalho estabelecido, isto é, há uma relação de trabalho entre a organização e o trabalhador, que através de mecanismos digitais (software), electrónicos (computadores) e de comunicação (telefone, fax, até skype), faz existir este compromisso de ambas as partes. O diferencial da forma tradicional, é que o trabalhador não fica restrito ao espaço da empresa, obrigado a se deslocar para o trabalho diariamente para exercer sua atividade. Ele possui um acordo com a empresa prevendo outras possibilidades para este relacionamento fora do ambiente de trabalho.

Quando a COVID-19 forçou empresas em todo o mundo a enviar os seus funcionários para casa para trabalhar virtualmente, o teletrabalho teve um grande momento.

A urgência em dar acesso aos funcionários a todas as ferramentas essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho a partir de casa foi algo que abalou muitos empregadores. No entanto, rapidamente todos se acomodaram fazendo com que muitas equipas chegassem à conclusão que funcionam eficazmente a partir de casa e que os funcionários podem ser produtivos mesmo quando não estão no escritório e, em muitos casos, até mais produtivos e concentrados nas suas tarefas. Os empregadores de todo o mundo começaram a entender que o teletrabalho efetivamente funciona.

Mas qual será o futuro do teletrabalho no mundo pós-pandemia? As empresas voltarão ao seu modelo tradicional de funcionamento e exigirão que os funcionários regressem ao seu local de trabalho ou, a pandemia é o ponto de viragem que finalmente convence os empregadores de que o trabalho flexível é o caminho a percorrer a longo prazo?

 

Deixamos de seguida alguns benefícios do teletrabalho:

 

Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Muitos trabalhos remotos vêm também com horários flexíveis, o que significa que os trabalhadores podem começar e terminar o dia como quiserem, desde que o trabalho esteja concluído e leve a bons resultados. Esse controle sobre a sua agenda de trabalho pode ser inestimável quando se trata de atender às necessidades da vida pessoal.

Quer seja o balancear de horários escolares, consultas médicas e recados, ou assistir a uma aula de ginástica online pela manhã, ou até mesmo estar em casa para um empreiteiro, tudo pode ser feito um pouco mais facilmente quando se trabalha em casa.

Para muitos funcionários esta possibilidade de trabalhar remotamente afigura-se como uma mais valia tão grande, por diversas vezes equiparada a outros prémios (monetários ou não) atribuídos pela entidade empregadora.

 

menos stress em deslocações

Perder tempo nas deslocações de e para o local de trabalho é apenas uma das desvantagens de ir e voltar do trabalho. Mais de 30 minutos diários de deslocações de e para o trabalho estão associados a níveis mais elevados de stress e ansiedade, e pesquisas demonstram que a deslocação diária de mais de 20 km está associada a problemas de saúde como: Colesterol alto; Açúcar elevado no sangue; Aumento do risco de depressão.

 

Não ter que perder tempo em deslocações para o local de trabalho ajuda a manter a saúde mental e física. A economia de tempo pode permitir que o funcionário se concentre em prioridades extratrabalho, como dormir mais pela manhã, passar mais tempo com a família, fazer exercícios ou tomar um pequeno almoço mais saudável.

 

INDEPENDÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO

Um dos benefícios consideráveis ​​de trabalhar em casa é ter acesso a uma gama mais ampla de oportunidades de trabalho que não são limitadas pela localização geográfica. Isso pode ser especialmente útil para quem procura emprego que vive em comunidades rurais e pequenas cidades, onde pode não existir muitos empregos locais disponíveis.

Não ter um local de trabalho definido significa que, antes da pandemia, os trabalhadores totalmente remotos também podiam viajar e viver como nómadas digitais e, ao mesmo tempo, ter uma carreira significativa. No entanto, este tipo de trabalho será neste momento mais difícil devido às restrições de viagens e à quarentena. Mas trata-se de uma grande vantagem no mundo pós pandemia. Pessoas que necessitam de se mudar a sua residência com frequência, como é o caso de conjugues de militares, podem também beneficiar de trabalhar remotamente, sem ter que procurar um novo emprego em cada mudança.

O teletrabalho é ainda uma ótima maneira de evitar custos extra como rendas altas ou hipotecas, especialmente para cargos que costumavam exigir morar em diversas cidades com, por exemplo, um elevado custo de vida.

 

organizações mais inclusivas

O teletrabalho permite que as empresas adotem a diversidade e a inclusão, procedendo à contratação de pessoas de diferentes contextos socioeconómicos, geográficos e culturais e como diferentes perspetivas, o que pode ser um desafio de realizar quando o recrutamento é restrito a um determinado local específico a que nem todos desejam ou podem pagar para viver perto.

Ao contratar funcionários que possam trabalhar em casa nas comunidades onde se sintam mais confortáveis e apoiados, onde quer que seja, as empresas optam por apoiar a diversidade, a comunidade e a família.

O trabalho remoto também dá às pessoas que podem ter dificuldade em encontrar um emprego estável, como são exemplo as pessoas com alguma deficiência ou cuidadores que precisam de um horário flexível, a oportunidade de seguir os seus objetivos profissionais sem ter que se preocupar com deslocações de ida e volta para o escritório , e com a flexibilidade de ir ao médico e outras consultas de saúde quando necessário.

 

Uma vida profissional mais saudável e feliz

Trabalhadores remotos e flexíveis tendem a ser mais felizes e leais, em parte porque trabalhar em casa reduz o stress, oferece mais tempo para passatempos e interesses e melhora os relacionamentos pessoais, entre outras coisas.

Além da saúde e do bem-estar pessoal, os relacionamentos com colegas de trabalho e gestores tendem a ser mais positivos sem as distrações e a política que os locais de trabalho acarretam.

Trabalhar em casa também pode levar a uma saúde melhor de várias maneiras: mais tempo para atividades físicas, a capacidade de se alimentar de maneira mais saudável, a capacidade de se recuperar de doenças ou cirurgias em casa, menos exposição a doenças, facilidade de cuidar de um problema de saúde ou deficiência, e a opção de criar um espaço de trabalho confortável e ergonômico.

Trabalhar remotamente pode dar aos funcionários o tempo e o ambiente necessários para fazer escolhas saudáveis.

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