Se está a considerar iniciar o seu negócio já deve ter pensado em qual seria o melhor nome a atribuir.

O processo de criar o nome de uma empresa exige pensamento e criatividade. Afinal, esses será o nome da marca comercial da sua empresa (a não ser que posteriormente deseje proceder à criação de uma marca para a sua empresa que não esteja diretamente relacionada com o nome inicialmente atribuído à empresa constituída).

O nome escolhido será capaz de identificar exclusivamente a sua empresa face à concorrência. Os clientes devem, também, identificar de imediato a sua empresa através do nome escolhido.

Durante o processo de escolha do nome a atribuir a uma empresa por vezes são cometidos erros nomeadamente no que diz respeito à não realização de uma pesquisa prévia da existência de empresas que já possuem essa designação, antes do pedido do certificado de admissibilidade ou, até, à realização de um brainstorming de um nome tão complicado que nem o proprietário sabe como soletrar.

Deixamos de seguida algumas dicas que o poderão auxiliar no momento de escolher o nome para a sua empresa (de forma a que este seja excelente e memorável e que a conduzirá a sua empresa ao sucesso):

 

Mantenha o nome da empresa simples

Muitas empresas, nomeadamente start-ups, acreditam que a melhor maneira de nomear uma empresa é escolher o nome mais exclusivo possível. Foi comprovado efetivamente que essa abordagem funciona para alguma empresas, como é o caso da Google. No entanto, a procura de um nome incomum para a empresa leva a que muitos empreendedores possam cometer alguns erros, como é o caso de escolherem um nome muito longo, ou com algum erro de ortografia estranho.

O melhor mesmo é atribuir à sua empresa um nome simples. Esse nome deve ser fácil de soletrar e pronunciar. É recomendável que os empreendedores escolham um nome com cinco a dez letras e com pelo menos uma consoante na palavra ou frase. Seja criativo na escolha.

 

diga o nome da empresa em voz alta

Depois de pensar no nome comercial que gostaria de atribui à sua empresa, reserve um momento para dizê-lo em voz alta. Faça a si mesmo estas perguntas depois deste exercício:

Como me soa o nome? Sente interesse pelo nome e pronto para aprender mais sobre a empresa ou ri porque o nome lhe soa ridículo?

O nome reflete a sua marca e os serviços/produtos que comercializa? Lembre-se que o nome da sua empresa poderá ser utilizado por diversos meios de comunicação. O nome escolhido deverá ter significado para o público-alvo.

Caso seja necessário peça a um amigo ou familiar para realizar este exercício de dizer o nome escolhido em voz alta e peça-lhe um feedback sincera e fundamentada.

 

realize um pesquisa do nome escolhido

Depois de escolher o nome da sua empresa o próximo passo será o de solicitar um certificado de admissibilidade de forma a o proteger legalmente. Esse certificado concederá ao empreendedor direitos exclusivos sobre a marca e garantir que ninguém infringe esses direitos.

No entanto, antes de começar a preencher toda a informação solicitada para a obtenção do certificado o empreendedor deverá realizar uma pesquisa sobre o nome escolhido. Essa pesquisa poderá ser realizada em https://eportugal.gov.pt/espaco-empresa/empresa-online e permite aferir se o nome é exclusivo e se está disponível para associar à sua empresa. Ainda lhe irá permitir verificar se existem nomes de outras empresas semelhantes ao seu (e que poderão ser confundidas e que levará a que o seu nome não seja aceite). Assim que o nome escolhido seja aceite este poderá ser utilizado pela sua empresa.

 

Caso necessite de ajuda para escolher e proceder ao pedido de registo do nome da sua empresa não hesite em nos contactar.

 

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *