Se já pensou em trabalhar a partir de casa, seja por preferência seja por imposição legal como está a acontecer neste momento devido à pandemia CIVID-19, pode estar efetivamente preocupado com a possibilidade de dispersar muito do seu tempo em algo não relacionado com o trabalho (sonhar acordado ou realizar tarefas domésticas em detrimento de terminar um projeto pode facilmente acontecer).

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e a introdução das telecomunicações nas relações de trabalho, o teletrabalho ganha cada vez mais espaço, transformando as tradicionais relações laborais. Nesse contexto, as formas de vida e trabalho ganham novos contornos, impondo um novo ritmo de desenvolvimento das atividades humanas.

Quando estamos perante o teletrabalho surge alguns conceitos relevantes, nomeadamente o Home Office. Estamos perante home office quando o trabalho é desenvolvido na própria residência do trabalhador. Trata-se da modalidade mais recorrente no que diz respeito ao teletrabalho.

Ser capaz de trabalhar em casa (home office) com eficiência envolve, em parte, rotinas e disciplina e, principalmente, a implementação de um eficaz layout de ambiente de escritório em casa.

Deixamos de seguida alguma dicas e ideias que o poderão ajudar a ser produtivo em contexto de trabalho em casa:

 

 

 CRIE O SEU ESPAÇO DE TRABALHO

 

Em casa estamos confortáveis, no nosso espaço, e a tentação para distrações pode ser maior. Para aumentar a produtividade em teletrabalho, crie o seu próprio escritório. Escolha uma divisão (se tiver uma boa exposição solar, melhor) e monte o escritório ao seu gosto com as coisas essenciais para o seu dia de trabalho.

Trabalhar na cama, embora possa parecer tentador, não é o mais recomendado, pois é um espaço associado ao descanso e pode reduzir a produtividade.

Antes de tomar decisões sobre o espaço do escritório, é necessário decidir como irá utilizar esse espaço. Se é a única pessoa a usufruir desse espaço pode torna-lo o mais confortável e aconchegante que desejar. No entanto, se reunir com clientes e/ou fornecedores e colegas de trabalho através de videoconferências, o seu espaço de trabalho terá que parecer o mais profissional possível. Antes de decidir sobre o equipamento e a configuração, deverá considerar o quão formal será o espaço.

Quando as pessoas começam a trabalhar em casa, cometem muitos erros. Por exemplo, as pessoas pensam que podem trabalhar com a televisão ligada ou o rádio estridente. Separar diversão em casa e relaxamento do seu espaço de trabalho irá torna-lo mais eficiente.

 

defina um horário e faça pausas

 

Uma das vantagens do teletrabalho é a flexibilidade de horário dos trabalhadores. No entanto, lembre-se que todos os trabalhos têm um prazo de entrega e que este deve ser cumprido. Um exemplo: se precisa de uma manhã para tratar de assuntos pessoais e tem um prazo a concluir, dedique ao projeto algum tempo na tarde e noite anteriores. Desta forma, pode aproveitar o tempo livre de forma tranquila.

Embora esteja em casa sozinho, não se esqueça de fazer pausas para descansar e recuperar energia e concentração. Quem trabalha num escritório tem motivações específicas, como o apelo de um colega, para fazer “pausas táticas” para beber café ou comer alguma coisa. Quando está em regime de teletrabalho pode fazer o mesmo, aproveitando para ir apanhar um pouco ar à varanda ou ao jardim.

 

DEFINA OBJETIVOS

 

Estabelecer objetivos diários vai ajudar a que se foque no seu trabalho. Procure que esses objetivos sejam realistas e não se coíba de os anotar num documento digital ou físico. Assim que os concluir, assinale-os de forma generosa.

De forma a que os objetivos traçados sejam mais facilmente cumpridos é necessário ter em atenção as distrações. Tente abstrair-se das notificações dos grupos de Whatsapp e messenger, e se possui ferramentas de chat entre colegas como o Skype tente não estar sempre atento a tudo, crie momentos para ir consultando estes espaços de conversa e respondendo aos seus colegas, de forma a conseguir ter tempo para terminares as suas tarefas o mais rapidamente possível.

No entanto, não se esqueça de algo tão importante como ir mantendo contacto com os colegas de trabalho. O teletrabalho e o isolamento implicam com frequência um sentimento de desmotivação; o facto de marcar calls com os seus colegas permite-lhe trocar pontos de vista com eles, avançar e até desbloquear algum problema. Quer seja por mail, telefone, skype, ou outra ferramenta de comunicação interna da empresa, guardar este elo de ligação é essencial sobretudo quando o teletrabalho é necessário por longos períodos de tempo.

 

 

Para que o processo de trabalhar em casa seja o mais eficiente possível tenha em atenção os seguintes pontos:

  • Decida como usará o seu espaço de trabalho e adquira o essencial;
  • Mantenha a sua vida pessoas e sua vida profissional separadas (na medida que tal lhe for possível);
  • Encontre maneiras de tornar a sua vida o mais profissional possível, projetando-a para ser um pouco mais formal e afastar algumas distrações do dia a dia;
  • Estabeleça rotinas de trabalho;
  • Defina um horário de trabalho a cumprir.
Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *