Quando pensamos em começar o nosso próprio negócio o primeiro pensamento que nos vem à ideia é a ideia de negócio. Ambicionamos encontrar uma ideia de negócio promissora, boa e relevante (para a sociedade e para a economia), diferenciadora e ao mesmo tempo lucrativa.

 

O grande problema de uma pessoa que quer iniciar o seu próprio negócio é todos os dias vai pensando em diversas ideias e todas elas lhe parecem bem-sucedidas, interessantes e promissoras.

No entanto, tal como demonstra a realidade atual, no que diz respeito ao empreendedorismo, não mais do 5% das start-ups que nascem diariamente são bem-sucedidas. Mas porque tal acontece? Como podemos fazer parte dessa categoria a que pertencem os empreendedores de sucesso? Como escolher uma ideia de negócio que seja boa e lucrativa?

Estas são perguntas pertinentes às quais tentaremos responder. Iremos apresentar alguns sinais que deverá ter em atenção e tentar identificar quando se encontrar a analisar a viabilidade da sua ideia de negócio.

 

 

 Pleno envolvimento

 

A viabilidade de uma ideia de negócio está intrinsecamente relacionada com a disposição do empreendedor para trabalhar, para atingir as metas e objetivos definidos. Se o seu objetivo principal é apenas ganhar dinheiro muito provavelmente que nunca o consiga atingir. Obviamente que a questão financeira é um grande incentivo para trabalhar e desenvolver o seu próprio negócio. No entanto, o lucro deve ser visto como um meio, uma maneira de alcançar objetivos maiores.

Orçamentos diminutos são vistos por diversas vezes como entraves ao sucesso de determinado negócio. Acreditar em si mesmo, no seu trabalho e vontade são fatores que determinam a perspetiva da sua ideia de negócio.

 

 

 Seja transparente e claro

 

Todos os recursos devem saber exatamente o que a organização espera deles e o que o seu trabalho envolve. A definição clara do que a função exige (no que diz respeito a conhecimentos técnicos e académicos bem como a competências pessoais) não pode ser descurada. No entanto, isto não significa que as responsabilidades e obrigações não possam ser alteradas ao longo da sua carreira profissional, mas toda e qualquer mudança deve ser comunicada de forma direta, clara e transparente.

Defina de forma clara os objetivos inerentes a cada função de forma a que cada colaborador tenha pleno conhecimentos sobre o que tem de fazer para alcançar os resultados pretendidos. A satisfação das expectativas profissionais deve ser alcançável.

 

 Uma ideia simples

 

Não procure encontrar logo à partida uma ideia majestosa, enorme, conhecida em todo o mundo. O mundo dos negócios não funciona assim. Procure delinear uma ideia simples, fácil, concretizável e alcançável. Lembre-se que grandes negócios como a Google, Facebook ou Apple começaram por ser ideias simples (o Facebook, por exemplo, começou por ser uma ideia que apenas pretendia interligar os estudantes universitários).

 

 UMA IDEIA FÁCIL DE TRANSMITIR

 

No ponto anterior já indicamos que a ideia de negócio deverá ser simples, no entanto, esta deverá ser tão simples quanto a forma descomplicada com que o empreendedor consegue falar sobre ela. Explicar aos familiares, amigos, potenciais investidores e clientes sobre a sua ideia de negócio é uma excelente forma de verificar a clareza da sua ideia.

 

 

 UMA IDEIA FINANCEIRAMENTE ACESSÍVEL

 

Uma ideia de negócio promissora não tem que, necessariamente, exigir um orçamento elevado. Obviamente que nos referimos apenas ao estágio inicial de desenvolvimento do negócio, do lançamento da versão beta e dos primeiros meses de trabalho.

Se verificar que numa fase inicial a sua ideia de negócio irá necessitar de um orçamento bastante elevado então existe uma probabilidade alta de essa ideia não ser assim tão boa.

Por norma, a versão beta de uma ideia de negócio pode ser executada por conta própria, com um custo mínimo (é claro que se verifica algumas exceções a esta regra nomeadamente quando estamos perante, por exemplo, a implementação de uma unidade hoteleira de luxo ou uma unidade fabril com tecnologia de ponta) e, de seguida, poderá ser apresentada a possíveis investidores (reveja por favor a nossa newsletter “Como apresentar o seu negócio a um investidor”), reforçando todos os aspetos positivos do negócio

 

 UMA IDEIA EXEQUÍVEL

 

O momento em que um empreendedor obtém pela primeira vez lucro com o seu negócio é difícil, numa fase inicial de se prever. No entanto, se depois da realização de um plano de negócios que sustente a sua ideia verificar a existência de muitos patamares até à obtenção do lucro certamente a sua ideia de negócio não será promissora.

Quantas mais etapas, mais recursos adicionais e mais ajuda for necessária para a sua ideia de negócio gere lucro mais tempo vai necessitar para se conseguir concentrar em todas as tarefas diárias que o negócio acarreta.

 

 

Tem uma ideia de negócio e não sabe se a mesma é promissora? Entre em contacto com a nossa equipa. Temos recursos especializados que o poderão ajudar nessa questão.

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