É indiscutível o facto de o sucesso das organizações se encontrar totalmente relacionado com a excelência da equipa de recursos humanos que a compõe.

 

A captação de talentos é um dos grades fatores de sucesso de uma organização. O processo de recrutamento e a definição das regalias a atribuir (sejam de ordem financeira, de posição a ocupar ou outras regalias) traduz-se num processo complexo e importante para qualquer organização, no entanto, segue-se um segundo momento (talvez mais complexo que o processo de recrutamento), o momento da retenção dos profissionais.

 

O complexo processo de retenção de talentos começa, inevitavelmente, com a satisfação com o trabalho. Nos dias de hoje não basta oferecer um conjunto de condições e regalias para manter e fidelizar os talentos dentro das organizações.

 

Quando nos referimos a talentos não estamos apenas a referir-nos aos recursos que desenvolvem de forma excecional a sua função. Estamos a referir-nos a todos aqueles colaboradores que se identificam com a política de empresa, que contribuem para um harmonioso ambiente de trabalho e que “vestem a camisola” da organização onde se encontram inseridos. Estes são os talentos que devem ser preservados.

 

Deixamos de seguida algumas considerações sobre como reter os talentos dentro das organizações:

 

 Leve a sério o chamado employer branding

 

O employer branding pode ser definido como uma estratégia que visa a construção e a manutenção de uma imagem positiva da empresa. esta estratégia tem como alvo os colaboradores da organização.

 

A definição desta estratégia focada nos colaboradores, e na sua satisfação, acarreta diversas vantagens para a organização. Podemos referir como exemplo a redução dos custos no processo de seleção e contratação bem como, o aumento da reputação da organização no mercado.

 

Quando uma organização consegue reter os seus talentos por diversos anos ela constrói uma boa reputação entre os possíveis candidatos tornando o processo de recrutamento mais competitivo (atraindo os melhores profissionais do mercado). Desta forma, é possível filtrar os recursos mais talentosos, dispostos a trabalhar numa organização que valoriza os seus recursos.

 

Diversas são as organizações que levam este conceito como parta da sua filosofia e estudam constantemente as melhores práticas de retenção de talentos. Um dos exemplos é a gigante Farfetch que recentemente iniciou uma iniciativa única de reconhecimento das pessoas que estão na empresa há mais tempo. Chama-se Boomerang, e é um programa que dá acesso a uma licença sabática, de até 8 semanas, paga pela empresa. Podem beneficiar deste programa todos os colaboradores que estejam na empresa há pelo menos 5 anos (renovando essa possibilidade a cada 5 anos). Dentro das regalias, os colaboradores em Portugal têm direito a três dias extra, além dos 22 de férias obrigatórios por lei, sem prejuízo de puderem ainda também acrescentar mais três dias, por escolha própria, como parte dos seus benefícios flexíveis. Desses benefícios flexíveis fazem também parte regalias em áreas como a saúde, educação/formação e planos PPR.

 

 Seja transparente e claro

 

Todos os recursos devem saber exatamente o que a organização espera deles e o que o seu trabalho envolve. A definição clara do que a função exige (no que diz respeito a conhecimentos técnicos e académicos bem como a competências pessoais) não pode ser descurada. No entanto, isto não significa que as responsabilidades e obrigações não possam ser alteradas ao longo da sua carreira profissional, mas toda e qualquer mudança deve ser comunicada de forma direta, clara e transparente.

 

Defina de forma clara os objetivos inerentes a cada função de forma a que cada colaborador tenha pleno conhecimentos sobre o que tem de fazer para alcançar os resultados pretendidos. A satisfação das expectativas profissionais deve ser alcançável.

 

 Análise de desempenho

 

Diretamente relacionado com o tópico anterior está a realização periódica do desempenho de cada colaborador. Só através da realização de uma criteriosa e transparente análise de desempenho o colaborador terá plena consciência de como o seu trabalho está a ser valorizado, por um lado, de que aspetos poderá melhorar para alcançar os objetivos estabelecidos. É muito importante discutir os objetivos de cada carreira profissional e as aspirações e expectativas a ela associadas, para deixar claro que há oportunidades para crescer e progredir. Este tipo de monitorização de desempenho também é uma ótima oportunidade para analisar a satisfação do colaborador a longo prazo.

 

 Transmita e potencie oportunidades de crescimento

 

No seguimento do que temos mencionado é importante lembrar que os colaboradores realmente talentosos são inquietos por natureza. É intrínseco a estes colaboradores a necessidade de realizar mais, de desempenhar um serviço de elevada qualidade e se serem reconhecidos no mercado.

 

É imprescindível que as organizações estejam atentas às necessidades profissionais e pessoais destes talentos e que coloquem à sua disposição diversas oportunidades de crescimento dentro da organização.

 

A monotonia, a impossibilidade de visualizar oportunidades de crescimento e a necessidade de se adequar a uma rotina sem possibilidade de inovação são formas eficientes de afastar os recursos talentoso da sua organização.

 

Os benefícios monetários são sempre um grande incentivo, mas não é tudo. O respeito e o reconhecimento estão no topo de qualquer consideração para qualquer talento e para que tal esteja presente diariamente os gestores devem valorizar e respeitar os seus colaboradores pela excelência do seu trabalho e transmitir-lhes esse reconhecimento como forma de crescimento dentro da organização.

 

 Crie um ambiente agradável e honesto

 

 Tal como referido na nossa newsletter “Como atrair para a sua empresa os melhores Recursos Humanos”, um bom ambiente de trabalho traduz-se num princípio básico para uma organização que quer atrair e reter talentos

 

Colocar à disposição da equipa de trabalho um ambiente limpo e funcional. O local de trabalho é considerado frequentemente pelos colaboradores como a sua segunda casa pelo que deverá apresentar-se como um local do qual a equipa se orgulhe.

 

Diversas organizações disponibilizam ginásios, salões de beleza, infantários, espaço de refeição (e por diversas vezes a própria refeição) e outras atividades que atraem e retêm os colaborados, as pessoas necessitam de sentir que o ambiente de trabalho é acolhedor.

 

Os colaboradores devem ser incentivados a falar abertamente e honestamente sobre a empresa e os profissionais de recursos humanos devem ouvir as suas ideias, sugestões e preocupações sobre o trabalho. Desta forma, estarão a fomentar um grau de transparência que permitirá que todos saibam que momento da vida da empresa estão todos a viver.

 

 

Reter talentos dentro de uma organização faz parte de um complexo processo em que a valorização dos colaboradores deve ser constantemente alinhada com os objetivos das organizações. A designada nova geração necessita constantemente de ser estimulada, de ter ao seu dispor um ambiente diferenciado de trabalho e que as metas e objetivos estabelecidos possam ser alcançados e recompensados.

 

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