A chegada do novo colaborador é parte crucial do processo de recrutamento. Entretanto, muitas organizações erram ao presumir que o processo de contratação se encerra depois do candidato ser selecionado.

Todos nós já iniciamos num novo trabalho. Todos nós já tivemos que receber um novo colega. Mesmo na nossa vida pessoal todos nós já fomos o colega novo. Uma boa receção e posterior acolhimento ajudava sempre a diminuir a ansiedade e o medo.

No mundo empresarial e fundamental que os responsáveis do departamento de recursos humanos perceba que quanto mais cedo os novos recursos se sentirem bem-vindos e preparados para cumprir seu papel, mais cedo a empresa colherá os frutos de suas habilidades e experiência.

Deixamos de seguida algumas dicas para facilitar a integração do novo membro da equipa

 

Avise

Avise toda a equipa que vai chegar um novo membro para a equipa e que função vai desempenhar. Não faça surpresas.  Avise a receção sobre chegada do novo colaborador para que ele possa ser bem recebido.

 

Defina um plano claro de integração

Ajude o novo funcionário a se preparar para o seu primeiro dia. Transmita detalhes importantes sobre o local de trabalho antes de ele chegar. Certifique que ele tenha conhecimento sobre o dress code, local para estacionar ou opções de transporte público e, claro, o horário em que ele deve chegar no escritório.

 

Crie condições

Antes da chegada do novo funcionário, assegure-se de que o posto de trabalho está pronto, limpo e com todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar.

Deixe algo para o receber (e mais tarde recordar).  Uma chávena de café, uma caneca… Este gesto irá fazer com que os colegas recebam melhor o novo colaborador.

 

Programe o primeiro dia

Apresente o novo colega à equipa, bem como realize um “tour” pelas instalações. Apresente ao novo membro todos os espaços e pessoas. Dê-lhe dicas dos melhores lugares para almoçar ou tomar café.

Realize uma breve reunião de boas vindas e apresente-lhe os projetos onde gostaria que ele estive envolvido nos primeiros dias.

 

 

 

Integração na equipa

A missão, a cultura e valores da empresa devem ser transmitidos ao novo membro é primordial que este se sinta acolhido e seguro na nova organização. Durante o primeiro mês é importante delegar o processo de integração do novo recurso a um funcionário mais experiente.

O novo recurso deverá ser incluído na equipa de trabalho o mais rapidamente possível. Atribua-lhe funções e peça-lhe comentários e feedback (uma excelente forma de começar a conhecer a sua forma de trabalhar).

Incentive-o a criar seu próprio plano pessoal de trabalho. Envolva-o em todas as atividades sociais em torno do trabalho. Em reuniões, peça a sua opinião e ouça atentamente o que eles têm a dizer.

Um novo Colaborador pode ser um excelente meio para inovar e melhorar a qualidade do trabalho de uma equipa.

 

Tempo de integração

Se lhe for possível deixar que o novo Colaborador passe os primeiros dias sem formação intensiva e sem a pressão habitual de apresentar resultados. Esta janela temporal vai permitir que ele se sinta mais à vontade dentro da nova equipa de trabalho.

Quando chegar o momento de realizar formação intensiva ele já estará familiarizado com os procedimentos da empresa, com a sua identidade e com os outros colegas.

Mesmo sendo uma contratação de alguém já experiente no mercado, é preciso fazer com que ele se adapte. Ele precisa conhecer os objetivos principais da sua função e entender que papel pode cumprir para ajudar a empresa e os colegas de equipa.

 

Verifique/Acompanhe

É importante que o novo recurso se sinta acompanhado durante o processo de integração. Reúna com ele, peça-lhe feedback e sugestões para melhorar. Aproveite o tempo de integração para observa-lo, estudar o seu método de trabalho.

 

 

Ter sucesso na contratação de um novo funcionário pode não ser um processo rápido. Lembre-se, não se trata de encontrar o candidato ideal e, sim, mantê-lo. Programe minuciosamente o programa de adaptação do novo recurso, explique-lhe exatamente como funciona a organização (não omita nenhum ponto importante) e faça-o sentir-se como um membro importante da nova equipa.

Facebooktwitterlinkedinmail

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *