No mundo empresarial realizar uma boa apresentação em público, seja na vertente de formação, negociação ou mesmo durante a reunião com a equipa, é fundamental para a empresa e para o próprio executivo que a realiza. No entanto, mesmo conscientes desse facto, muitos profissionais deparam-se com grandes dificuldades devido ao seu medo de falar em público.

 

O dom de bem comunicar não é intrínseco a todos os profissionais. Tal como revelado em diversos estudos estima-se que conseguimos prestar atenção de forma ininterrupta noutra pessoa na exígua janela temporal que vai de 7 a 10 minutos. Mas apenas se o tema nos interessar e se o palestrante for bom.

 

Uma vez que nem todos possuímos o dom de comunicação que possui o Barack Obama, o Nelson Mandela ou Bill Gates iremos apresentar algumas estratégias para captar a atenção do seu publico alvo:

 

  • Sorria

Um sorriso funciona como um íman qua aproxima as pessoas. Um sorriso transmite confiança seja nas relações pessoais seja nas relações comerciais. Os bons negócios podem e devem terminar com um sorriso uma vez que este transmite bem-estar, confiança e satisfação.

O sorriso é uma das muitas ferramentas que devemos usar e é, sem dúvida, a mais económica.

 

  • Elimine as barreiras

Nem todas as barreiras são possíveis de eliminar. Se está a realizar uma palestra num auditório, por exemplo, não consegue eliminar a barreira da distância. No entanto, se estiver numa conference call é ainda mais difícil criar uma proximidade física.

 

Faça o possível para retirar ou diminuir a presença dos elementos perturbadores entre si e os interlocutores.  Se conseguir estar perto deles, fique perto. Eles vão percebê-lo melhor, ouvir melhor e ver melhor.

 

Alguns aspetos que deverá ter em atenção:

 

  1. Evite tiques de linguagem;
  2. Não use roupas coloridas, listadas ou justas;
  3. Olhe para toda a plateia, em W, e não se fixe num ponto ou em alguém;
  4. Não cruze os braços, não coloque as mãos nos bolsos ou atrás das costas;
  5. Para se aproximar do público, se possível, desça até eles;
  6. Transmita confiança.

 

  • Mexa-se

No seguimento do ponto anterior, uma das formas de eliminar as barreiras com o seu publico é movendo-se.

 

Se possível movimente-se lentamente enquanto discursa, o que chamará a atenção do publico, levando-o a segui-lo com os olhos, acompanhando o que está a dizer. No entanto, tenha o cuidado para não se mover de forma abrupta uma vez que pode gerar o efeito contrário no publico, levando-o a distrair-se. Assim, aja de forma natural e sincronize os seus movimentos de acordo com o conteúdo do seu discurso.

 

Lembre-se de que a sua linguagem corporal tem grande influência na hora de transmitir a mensagem.

 

  • Conte histórias

Conte histórias, conte a sua verdade como fosse uma história e vista o papel de ator da mesma (não necessariamente o principal). Desde sempre que os seres humanos adoram narrativas e a Humanidade passa o conhecimento através das mesmas. São fáceis de seguir e de memorizar.

 

As histórias possuem sentimento, criam empatia e geram confiança.  Quem está do outro lado pode até colocar-se no lugar de  ator de uma outra história, muito semelhante, e começar assim a construir a sua própria história, baseada no conhecimento que você lhe transmitiu.

 

Ilustre o seu discurso com histórias curtas, interessantes e, claro, pertinentes ao assunto da sua exposição.

 

 

  • Interação

Aposte na interação com o seu publico. Peça para as pessoas escreverem, desenharem ou participarem de alguma forma ativa na discussão.

 

Questione a plateia de forma a dinamizar a apresentação e de forma a fazer uma pausa eletiva no seu discurso.

 

 

  • Aprenda (e ensine)

Leia, assista a palestras, ensine, participe em workshops, saia da sua zona de conforto, fomente ou pratique a troca regular de lugar de trabalho com os seus colegas, aposte no Brain Storming e grave as suas apresentações.

 

Para falar em público é necessário estruturar as suas ideias, saber quem é o seu publico alvo, o tempo que tem para o fazer, aprimorar a linguagem verbal e não verbal e, em alguns casos, melhorar a dicção.

 

A aplicação destes conselhos podem aumentar o seu grau Confiança e transformar o seu próximo discurso em publico no melhor discurso de sempre.

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