“É preciso gastar dinheiro para ganhar dinheiro” – uma regra sempre muito ouvida no mundo dos negócios. Apesar disso ser, em parte, verdade, não há por que gastar mais do que você pode em marketing e promoção.

Um erro comum entre os CEOs das pequenas empresas é que uma estratégia de marketing de sucesso não pode ser alcançada através de um reduzido orçamento. Considerando que todo o empresário tem uma vocação comercial e pode expandir os seus conhecimentos através de uma pesquisa simples, tal pensamento pode não se aplicar.

De seguida, iremos apresentar algumas soluções para que possa promover o seu negócio com um orçamento limitado:

 

Crie uma Newsletter Poderosa

Criar uma newsletter não só é um dos melhores métodos para manter os visitantes interessados nas suas ofertas, como também é útil para gerar novo tráfego.

Como? Pense assim: um dos seus ótimos emails acaba na caixa de entrada de alguém que antes já visitou o seu website e se registrou para receber a newsletter. Se o conteúdo da newsletter for atraente, o visitante pode facilmente compartilhar a informação com a sua rede de contactos o que poderá gerar novas visitas ao seu website.

O poder do “passa palavra” online, e é definitivamente uma das mais eficientes ferramentas para a promoção do seu negócio.

 

Torne-se ativo online

Sabia que existem mais de 2,3 bilhões de usuários ativos no que diz respeito às redes sociais? Esta é uma quantidade bastante notável tendo em conta que a população mundial total foi registada em pouco mais de 7,4 bilhões de pessoas.

As contas de redres sociais traduzem-se num   dos ativos de media social mais valioso para uma pequena empresa e que exigem apenas investimento em tempo. No entanto, há que apostar numa escolha cuidada da informação que é transmitida através das redes sociais de forma a que a reputação online do seu negócio não seja colocada em causa.

Incentive uma competição

Estamos todos familiarizados com os anúncios que prometem que as primeiras 50 pessoas a visitar determinada página web receberão um (____) grátis.

Quantas vezes a sua atenção foi capturada pela palavra “Grátis”? A sua mente funciona exatamente como a de um cliente, de forma a que oferecer, por exemplo, produtos gratuitos pode atrair novos clientes. Um cliente satisfeito pode realizar novas aquisições.

A execução de uma competição pode aumentar a exposição que a sua marca recebe de acordo com a forma como a comercializa. Se as suas contas das redes sociais já se encontram otimizadas para alcançar novos seguidores, poderia apostar na partilha social como entrada para obter novas oportunidades.

A confiança que as pessoas têm no seu negócio também pode ser aumentada usando esta tática de marketing. Ao usar um software externo para hospedar a pesquisa e escolher um vencedor, você pode provar que sua marca é justa e transparente.

Trata-se de uma técnica que funciona uma vez que está demonstrado que as pessoas adoram receber coisas gratuitas, desde produtos, amostras ou até portes de envio grátis. Além de usar brindes como promoções de negócios, pode também usá-los regularmente como “recompensas” a clientes.

Promova o seu negócio através de um seminário ou apresentação

Como empresário você possui uma experiencia profissional em que outras pessoas estão interessadas. Porque não compartilhar essa experiencia e promover o seu negócio ao mesmo tempo?

Se não for possível realizar o seminário no seu escritório, porque o seu negócio é baseado em casa ou simplesmente não possui as facilidades que você necessita, organize o seminário noutro local de interesse estratégico. Muitas organizações patrocinadas pelo governo, como Centros de serviços empresariais, Centros de desenvolvimento económico e organizações sem fins lucrativos, estão sempre à procura de empresários experientes que dispostos a fazer apresentações e a partilhar experiências.

Promova o seu negócio num Talk Show

A sua estação de rádio ou de televisão local pode ter programas que procuram convidados, o que se pode traduzir numa forma de promover o seu negócio a custo reduzido. Uma forma interessante de promoção é aparecer como especialista convidado em determinado programa (seja de rádio ou de televisão).

No entanto, é importante que tenha a sua proposta claramente trabalhada antes de entrar em contacto com os responsáveis do programa em questão. Certifique-se que os parâmetros da sua apresentação estão claramente definidos.

Promova o seu negócio através das suas atividades de networking

Já apresentamos anteriormente a importância do networking para os negócios. Voltamos a referir este tópico e a sua importância para a promoção do seu negócio.

Investir tempo a cultivar as relações profissionais e pessoais é uma excelente ferramenta de promoção do seu negócio.  Não se trata, apenas, do numero de pessoas que você conhece, mas quem você conhece. A importância do Networking está diretamente relacionada em conhecer a pessoa certa e nutrir com ela uma boa relação que pode, futuramente, abrir um numero de portas inimaginável. A sua rede de networking irá permitir-lhe trocar contactos e criar oportunidades de negócio, com um custo reduzido.

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