É indiscutível que a nível mundial se vive uma nova era nos negócios, onde o empreendedorismo, a inovação, a cultura das start up´s e os negócios online se têm imposto.

E é nesta nova era que surge uma ferramenta e fundamental e imprescindível para o planeamento de qualquer empresa, constituída ou a construir, e que servirá como guia: o plano de negócios ou business plan.

Um business plan pode ser caracterizado como uma descrição detalhada do futuro de uma empresa, que visa validar, analisar, compilar e estimar todos os parâmetros da futura atividade da empresa de forma a avaliar todos os pressupostos e riscos inerentes ao negócio.

Um Business Plan é um documento que visa dar a conhecer e promover um determinado projeto de investimento, assumindo, assim, uma dupla finalidade, do ponto de vista dos promotores:

  • internamente, fornece o programa de ação para a execução do projeto e os valores para controlo de atividade, na fase de implementação;
  • externamente, serve para apresentar o projeto a investidores (business angels, empresas de capital de risco, banco, entidades públicas promotoras de investimento), ou seja, é utilizado para promover uma ideia, junto de potenciais financiadores.

Os planos de negócios são, assim, essenciais para a estruturação da estratégia da empresa de forma a sustentar e otimizar o seu crescimento. Mas como elaborar um business plan vencedor?

Análise de Mercado

A realização de uma análise exaustiva ao mercado onde se irá inserir a operação a realizar na empresa é fundamental. Esta é a base que dará segurança na hora de definir os fornecedores, clientes-alvo, mercados a atuar bem como se munir de vantagens competitivas face à concorrência instalada.

Uma análise rigorosa do meio social, económico, politico, legal e tecnológico é a base para a implementação de uma estratégia de sucesso.

Análise SWOT

A análise profunda do mercado deverá ser reforçada com uma detalhada análise SWOT. A análise SWOT é uma forma muito difundida de elaborar o diagnostico estratégico da empresa. O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado especifico, da conjuntura económica, das imposições legais, etc.

A ideia é a de avaliar, através de uma reflexão profunda na qual devem participar todos os gestores de topo da empresa, quais são estes elementos chave para a definição da estratégia a implementar.

Rigor e Objetividade

É fundamental que o business plan seja redigido e apresentado de forma rigorosa e objetiva. Todas as premissas inerentes business plan dever ser descritas de forma clara, onde todos os detalhes apresentam valor acrescentado para a análise do business plan.

Análise Financeira

A Análise Financeira é uma parte importante do Business Plan, mas não é o Business Plan. É necessário “resistir à tentação” de publicar Business Plans que se resumem a quadros e gráficos, embora estes também sejam necessários e importantes.

A análise financeira deverá passar por uma identificação clara de todos os pressupostos tendo por objetivo explicitar os planos de investimento, de exploração e de financiamento para um horizonte temporal de 3 a 5 anos. Todos os pressupostos deverão ser rigorosamente definidos tendo por base uma análise comparativa com outras empresas já instaladas no mercado.

Análise de Sensibilidade

O risco não deve ser ignorado. Ele é inevitável, mas pode ser gerido. Assim, um Business Plan deve conter uma previsão de tudo o que pode correr bem ou mal e uma reflecção sobre a forma como a empresa pode responder a esses eventuais acontecimentos.

E se o custo das mercadorias aumentar em 10%? E se os custos fixos da minha empresa também aumentarem em 10%? E se as minhas vendas diminuírem em 20%? Estas são algumas questões que deverão ser analisadas em todas as analises de risco elaboradas.

É importante verificar quais são os fatores críticos e calcular os valores que estes podem atingir para garantir a viabilidade do projeto e efetuar análises de sensibilidade relativamente ao impacto financeiro de variações naqueles fatores críticos.

 

 Erros a não cometer:

Não entender a real finalidade do Business Plan:  o importante é planear, estabelecer objetivos e ferramentas para alcançá-los. O plano é um documento vivo que precisa de ser revisto e atualizado periodicamente uma vez que o mercado não é estanque e se encontra em constante mutação.

Alegar que não tem tempo suficiente para fazer o Plano de Negócios: todo o esforço vale a pena diante da sua utilidade. É essencial que nenhuma estratégia seja implementada de forma precipitada, rápida e impensada.

Não compartilhar com a equipa de recursos humanos os objetivos e prioridades do Business Plan a implementar: por mais que se verifique a existência de informação confidencial na estratégia a implementar, contar com a ajuda da equipa interna é imprescindível para o sucesso da implementação de um Business Plan.

Diluir as prioridades numa lista extensa: é importante entender e focar três ou quatro prioridades para o desenvolvimento do Business Plan.

Toda a informação é importante, mas convém ser realista, não faça previsões absurdas. Um plano de negócios não será levado a sério por potenciais investidores se se apresentar demasiado otimista. As fraquezas do negócio deverão ser apresentadas bem como a estratégia a implementar para colmatar os pontos fracos identificados.

A estratégia a implementar deverá resultar de um planeamento e análise rigoroso das áreas de oportunidade, pontos fortes e pontos fracos específicos do mercado e da oferta de soluções e serviços existente, definindo de forma coerente e realista os objetivos e métricas a atingir para garantir o sucesso do projeto.

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