O clima de competitividade é cada vez maior. As empresas confrontam-se com a necessidade de reação imediata aos novos desafios. Isso implica, muitas vezes, alterações na estrutura da própria empresa. Nessa altura, recorrer a um consultor externo pode ser a forma mais rápida e eficiente de melhorar o seu negócio.

Não é fácil pedir ajudar a um estranho, no entanto, em diversas ocasiões o segredo para uma empresa se tornar excelente é a vontade de mudar aliada à contratação de um consultor externo.

“Os consultores externos são uma parte importante da cultura empresarial; se eles abordarem as questões com vontade e expetativas realistas, podem contribuir com a sua experiencia, ajudar a reduzir os custos e aumentar a competitividade das empresas.”

Muitas vezes uma ideia brilhante, que promete converter-se num negocio brilhante fracassa no mudo real quando o empreendedor se vê obrigado a lidar com questões financeiras e com diversas outras questões relacionadas com aspetos como contabilidade, leis comerciais e laborais, planificação, informática etc. é neste ponto que o empreendedor tem que ponderar as vantagens que residem na contratação de consultores externos.. Principais benefícios que as empresas podem obter ao recorrer ao outsoucing.

Independência / visão externa da empresa

Os consultores trazem para a empresa uma visão externa sem vícios nem ideias pré-concebidas da empresa. Para algumas empresas é difícil, depois de certo tempo de vida, definir claramente o seu negocio e os seus objetivos. Um consultor externo, com conhecimentos elevados sobre o mercado, poderá ajudar a empresa a definir as suas forças e a relaciona-las com as oportunidades bem como ajudar na afetação dos recursos necessários para a concretização dos objetivos traçados.

Competência e experiência da equipa de consultores

Os consultores profissionais normalmente dedicam vários anos da sua vida a especializar-se em determinada área. Este facto permite às empresas que os contratam, num curto espaço de tempo, entrar em contacto com especialistas e se contagiarem de profissionalismo e boas práticas, que de outra forma não teriam recursos para contratar internamente

Outra questão fundamental reside nos pequenos detalhes. O segredo do êxito pode residir nos pequenos detalhes, aqueles que resultam de anos de experiencia e que os consultores colocam ao dispor das empresas.

Capacidade de comparação com realidades de outras empresas na mesma área de negócio

Em geral, um consultor trabalha com diversas empresas de diversas áreas de atuação o que lhes permitir conhecer as especificidades de cada área de negócio e desenvolver contactos importantes. Este conhecimento pode ser fundamental para a empresa desenvolver novas oportunidades e contactos.

Rapidez e Resultados

A equipa de consultores contratada compromete-se a apresentar resultados num determinado período de tempo. Alem disso, sente mais pressão devido à relação cliente/fornecedor, ao contrario que aconteceria com uma equipa interna.

A dificuldade em mudar certos hábitos contraproducentes resulta muitas vezes da inercia organizacional, do medo em abandonar o lugar cómodo a estabilidade aparente. Um consultor, ao ser externo à empresa, pode dar opiniões objetivas e ajudar a produzir as mudanças necessárias.

Um agente conciliador

Em ocasiões, especialmente em empresas familiares, verificam-se conflitos enraizados que se interpõem ao êxito do negocio. Estes conflitos podem ser resolvidos por um agente conciliador, extra à empresa, que prima pela neutralidade nas opiniões que emite.

Disponibilidade

Dedicação exclusiva por parte dos consultores a um determinado projeto. O consultor atua com dedicação exclusiva dentro do prazo estipulado nos contratos, enquanto que a equipa interna geralmente está ocupada com diversas tarefas e não consegue despender dedicação exclusiva a um só projeto. Por ser uma pessoa externa à empresa o consultor não presenta os “vícios” da empresa, tornando-se mais fácil e rápido o diagnóstico direto dos problemas.

Alguém de confiança para falar

Muitos empresários confessam que para além de beneficiarem da experiencia de um consultor externo muitas vezes aproveitam o consultor para falarem sobre o negócio e partilhar problemas, medos e ansiedades. Este não é uma vantagem de menor interesse uma vez que é raramente os empresários falam destes temas com os seus colaboradores com receio de verem a sua autoridade colocada em causa ou gerar conflitos dentro da organização.

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