Como manter a sua equipa motivada.

O mundo empresarial tem passado por diversas alterações ao longo dos últimos anos. No entanto, as empresas já se encontram bastante conscientes da importância de possuir uma estrutura organizacional com capital humano qualificado, produtivo e, acima de tudo, motivado.

As pessoas assumiram um papel essencial dentro das empresas. Manter a motivação no trabalho em alta e, com isso, conquistar profissionais mais produtivos, mais competitivos e mais inovadores é o ponto chave de uma gestão mais eficiente.

Deixamos alguns exemplos práticos de como motivar a sua equipa de trabalho.

Compensa-los adequadamente pelo trabalho que fazem

Fazer as equipas felizes não é só uma questão financeira, mas devemos ter em conta que o vencimento é um fator importante.

Uma gestão adequada e equilibrada das remunerações é um dos pilares base da gestão de recursos humanos. Seguir uma politica salarial correta, sem injustiças percetíveis à equipa, com justiça interna e coerência externa, é um pressuposto fundamental a seguir para manter as equipas de trabalho.

Um vencimento justo, adequado às funções e responsabilidades de cada colaborador é um dos pilares da motivação organizacional.

Apesar de importante o vencimento não deve ser considerado como o único meio de as empresas remunerarem de forma justa a sua equipa de trabalho.  Os sistemas de gestão de desempenho apresentam-se como uma poderosa ferramenta dotada de grande versatilidade e capacidade de alinhamento entre os objetivos individuais da empresa e a atribuição de recompensas individuais. Definir objetivos gerais e individuais torna os colaboradores mais motivados uma vez que os colabores motivam-se mais facilmente quando acreditam na recompensa decorrente do esforço. A probabilidade de êxito também se associa ao valor percebido da recompensa, ou seja, o colaborador sente-se mais motivado quando o ganho é maior.

Oferecer um ambiente estimulante para trabalhar 

Colocar à disposição da equipa de trabalho um ambiente limpo e funcional. O local de trabalho é considerado frequentemente pelos colaboradores como a sua segunda casa pelo que deverá apresentar-se como um local do qual a equipa se orgulhe.

Um ambiente visualmente estimulante e agradável, tendo em atenção a temperatura, luminosidade e temperatura apresenta um efeito positivo sobre a motivação e, consequente, produtividade das equipas.

Deixar a equipa desenvolver-se

Fornecer tantos recursos de aprendizagem quanto possível. Procure seminários e conferencias relevantes e incentive os seus funcionários a participar.

Apostar na formação ao longo da vida, colocando ao dispor das equipas ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento pessoal é um dos fatores de maior destaque das empresas competitivas. A formação torna os colaboradores mais qualificados, mais motivados e com maior predisposição para a mudança.

Por vezes as empresas têm receio de que o aumento das capacidades dos colaboradores resultantes da formação obtida, seja um motivo para perder o colaborador para outras empresas num futuro próximo, fazendo com que o investimento em formação seja infrutífero.

Contudo, a questão que deve ser colocada será sempre: é preferível arriscar em formar e qualificar melhor o colaborador ou ficar com ele para sempre, mas completamente desactualizado e desqualificado. A resposta e consequente decisão torna-se assim mais simples de tomar.

Encorajar os inputs como forma de crescimento da empresa

É importante que os colaboradores sintam que os seus inputs são fundamentais para o desenvolvimento da empresa e que são valorizados. É prudente ouvir todas as reclamações e sugestões e, principalmente, transmitir um feedback construtivo sobre as razões pelas quais as mudanças sugeridas podem ou não ser implementadas.

Não pratique microgestão

Deixar os colaboradores tomar decisões, e até mesmo cometer pequenos erros, é um dos pilares para manter a equipa motivada. É fundamental que os colaboradores tenham a oportunidade de aprender as lições valiosas que advêm da execução completa dos trabalhos, ou seja, desde o seu inicio até ao seu término.

Quando todas as tarefas são microgeridas dentro de uma empresa os colaboradores tendem a sentir-se desmotivados e a perder a autonomia. A autonomia é importante na medida em que, é responsável pela aprendizagem dos colaboradores, pelo seu crescimento pessoal e profissional e consequente orgulho pela empresa em que trabalham.

A motivação no trabalho pode ser traduzida como a força, a vontade, a força que impulsiona os profissionais a iniciar ou manter uma conduta que o levará a conquistar as suas motivações. No ambiente de trabalho, a motivação estimula e mantém os recursos humanos determinados a desenvolver as duas atividades, tendo como objetivo final o sucesso pessoal e profissional.

 

Facebooktwitterlinkedinmail
  • 1439
  • 0
  • 4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com *